O atraso pede passagem: a longa espera de Paulo Emílio Salles Gomes
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/188599 |
Resumo: | O artigo a seguir trata de um pequeno conjunto de críticas escritas entre 1957 e 1959 por Paulo Emílio Salles Gomes. O objetivo é discutir, a partir desse material, uma primeira formulação mais sistemática para o sentimento de frustração do autor diante do cinema nacional. Esse problema seria retomado em seus ensaios mais conhecidos, produzidos no início dos anos 1960, e revela uma trajetória pouco conhecida de hesitações e reflexões em torno do par “expectativa-frustração”. O estudo desses artigos conclui que o atraso emergia então como categoria central para abordar não apenas a produção nacional, mas a própria postura do intelectual diante dela. |
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O atraso pede passagem: a longa espera de Paulo Emílio Salles GomesThe backwardness is passing through: Paulo Emílio Salles Gomes’s long waitPaulo Emílio Salles GomesTemporalityWaitExpectationBackwardnessPaulo Emílio Salles GomesTemporalidadeEsperaExpectativaAtrasoO artigo a seguir trata de um pequeno conjunto de críticas escritas entre 1957 e 1959 por Paulo Emílio Salles Gomes. O objetivo é discutir, a partir desse material, uma primeira formulação mais sistemática para o sentimento de frustração do autor diante do cinema nacional. Esse problema seria retomado em seus ensaios mais conhecidos, produzidos no início dos anos 1960, e revela uma trajetória pouco conhecida de hesitações e reflexões em torno do par “expectativa-frustração”. O estudo desses artigos conclui que o atraso emergia então como categoria central para abordar não apenas a produção nacional, mas a própria postura do intelectual diante dela.The following article focuses on a small set of film reviews written between 1957 and 1959 by Paulo Emílio Salles Gomes. The objective is to discuss, based on this material, a first more systematic formulation for the author’s feeling of frustration in the face of the national cinema. This problem would be taken up again in his best-known essays, produced in the early 1960s, and reveals a little-known trajectory of hesitations and reflections around the pair “expectation-frustration”. The study of these articles concludes that the backwardness then emerged as a central category to address not only the national production, but the intellectual’s own attitude towards it.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/18859910.11606/issn.2316-7114.sig.2022.188599Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 49 No. 58 (2022); 188599Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 49 n. 58 (2022); 1885992316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/188599/185519https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/188599/186315Copyright (c) 2022 Victor Santos Vigneronhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVigneron, Victor Santos2022-09-02T18:04:15Zoai:revistas.usp.br:article/188599Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2022-09-02T18:04:15Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O artigo a seguir trata de um pequeno conjunto de críticas escritas entre 1957 e 1959 por Paulo Emílio Salles Gomes. O objetivo é discutir, a partir desse material, uma primeira formulação mais sistemática para o sentimento de frustração do autor diante do cinema nacional. Esse problema seria retomado em seus ensaios mais conhecidos, produzidos no início dos anos 1960, e revela uma trajetória pouco conhecida de hesitações e reflexões em torno do par “expectativa-frustração”. O estudo desses artigos conclui que o atraso emergia então como categoria central para abordar não apenas a produção nacional, mas a própria postura do intelectual diante dela. |
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