Affection-image in the film “The Revenant”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/178364 |
Resumo: | A geração de significados de imagens cinematográficas é o contexto deste artigo, que tem como objetivos contribuir para a compreensão do conceito de imagem-afeção – uma modalidade de imagemmovimento – e sugerir estratégias de análise fílmica. Para tanto, apresentamos reflexões sobre imagem-movimento e imagem-afeção, na perspectiva de Deleuze, na confluência com as categorias fenomenológicas propostas por Peirce, tratamos de análise fílmica e, por fim, realizamos análises de planos-sequência do filme The revenant (O regresso, 2015), de Alejandro G. Iñárritu. Este artigo é relevante por contribuir para redimensionar a análise fílmica tendo como base parte da taxonomia para as imagens cinematográficas proposta por Deleuze. |
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Affection-image in the film “The Revenant”Imagem-afeção no filme “O Regresso”DeleuzePeirceCinematographic imageMovement-imageAffection-imageDeleuzePeirceImagem cinematográficaImagem-movimentoImagem-afeçãoA geração de significados de imagens cinematográficas é o contexto deste artigo, que tem como objetivos contribuir para a compreensão do conceito de imagem-afeção – uma modalidade de imagemmovimento – e sugerir estratégias de análise fílmica. Para tanto, apresentamos reflexões sobre imagem-movimento e imagem-afeção, na perspectiva de Deleuze, na confluência com as categorias fenomenológicas propostas por Peirce, tratamos de análise fílmica e, por fim, realizamos análises de planos-sequência do filme The revenant (O regresso, 2015), de Alejandro G. Iñárritu. Este artigo é relevante por contribuir para redimensionar a análise fílmica tendo como base parte da taxonomia para as imagens cinematográficas proposta por Deleuze.The generation of meanings in cinematographic images is the context of this paper that has the objective of contributing to the understanding of the concept of affection-image – one modality of movement-image – and to suggest strategies of film analysis. Therefore, we present reflections about the movement image and affection image, based on Deleuze’s perspective, in confluence with the phenomenological categories proposed by Peirce, we write about the film analysis and we analyze long-takes of the movie “The Revenant” (2015), de Alejandro G. Iñárritu. This paper is relevant due to its contribution to resize the film analysis having its foundations on part of the taxonomy of cinematographic images proposed by Deleuze.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/17836410.11606/issn.2316-7114.sig.2021.178364Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 48 No. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 248-267Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 48 n. 56 (2021): Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes (I); 248-2672316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/178364/174264Copyright (c) 2021 Maria Ogécia Drigohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDrigo, Maria Ogécia2021-11-01T14:52:16Zoai:revistas.usp.br:article/178364Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2021-11-01T14:52:16Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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