O pampa vai virar mar
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159047 |
Resumo: | Houve uma Vez Dois Verdes, o longa-metragem de estreia de Jorge Furtado (2002), atualiza a recorrente associa^ao tematica litoral/adolescencia ou juventude no cinema urbano gaiicho. Esta associagao, em filmes como Deu Pra Ti Anos 70 (Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, 1981) e Inverno (Carlos Gerbase, 1982), atraves da representagao do litoral como um espa^o transicional tipico da adolescencia, conjugada a adesao do cinema urbano gaiicho a um projeto de autonomizagao da identidade gaiicha urbana, constroi um sentido de "fuga ao pampa" ou a identidade gaiicha rural entao dominante. O filme de Furtado reelabora a associagao tematica ao relatar a experiencia de uma nova gera^ao adolescente. Para tanto, procede a ado^ao, caracterizada pela atenuagao ideologica, de convengdes subgenericas do beach party movie e do nostalgic teen film. |
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O pampa vai virar marJorge Furtadocinema urbano gaúchobeach party movienostalgic teen filmJorge Furtadogaúcho urban cinemabeach party movienostalgic teen filmHouve uma Vez Dois Verdes, o longa-metragem de estreia de Jorge Furtado (2002), atualiza a recorrente associa^ao tematica litoral/adolescencia ou juventude no cinema urbano gaiicho. Esta associagao, em filmes como Deu Pra Ti Anos 70 (Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, 1981) e Inverno (Carlos Gerbase, 1982), atraves da representagao do litoral como um espa^o transicional tipico da adolescencia, conjugada a adesao do cinema urbano gaiicho a um projeto de autonomizagao da identidade gaiicha urbana, constroi um sentido de "fuga ao pampa" ou a identidade gaiicha rural entao dominante. O filme de Furtado reelabora a associagao tematica ao relatar a experiencia de uma nova gera^ao adolescente. Para tanto, procede a ado^ao, caracterizada pela atenuagao ideologica, de convengdes subgenericas do beach party movie e do nostalgic teen film.Houve uma Vez Dois Verdes (2002), Jorge Furtado's first feature film, updates the recurrent thematic association seaside/adolescence or youth in the urban cinema ofRio Grande do Sul. In films like Deu Pra Ti Anos 70 (Nelson Nadotti and Giba Assis Brasil, 1981) and Inverno (Carlos Gerbase, 1982), such association builds up, through the representation of seaside as a transitional space typical of adolescence, allied to the adherence of gaucho urban cinema to a project of autonomization of the gaucho urban identity, meanings of "escape from the pampa" or from the gaucho rural identity then dominant. Furtado's film reworks the thematic association narrating the experience of a new adolescent generation. To do that, it adopts, while simultaneously ideologically weakening them, the subgeneric conventions of the beach party movie and the nostalgic teen filmUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2003-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/15904710.11606/issn.2316-7114.sig.2003.159047Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 30 No. 20 (2003); 221-242Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 30 n. 20 (2003); 221-2422316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/159047/153981Copyright (c) 2003 Fernando Mascarellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMascarello, Fernando2019-07-05T17:32:00Zoai:revistas.usp.br:article/159047Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-07-05T17:32Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Houve uma Vez Dois Verdes, o longa-metragem de estreia de Jorge Furtado (2002), atualiza a recorrente associa^ao tematica litoral/adolescencia ou juventude no cinema urbano gaiicho. Esta associagao, em filmes como Deu Pra Ti Anos 70 (Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil, 1981) e Inverno (Carlos Gerbase, 1982), atraves da representagao do litoral como um espa^o transicional tipico da adolescencia, conjugada a adesao do cinema urbano gaiicho a um projeto de autonomizagao da identidade gaiicha urbana, constroi um sentido de "fuga ao pampa" ou a identidade gaiicha rural entao dominante. O filme de Furtado reelabora a associagao tematica ao relatar a experiencia de uma nova gera^ao adolescente. Para tanto, procede a ado^ao, caracterizada pela atenuagao ideologica, de convengdes subgenericas do beach party movie e do nostalgic teen film. |
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