Quantas salas de cinema existiram no Brasil? Reflexões sobre a dimensão e características do circuito exibidor brasileiro
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/135195 |
Resumo: | Diante da escassez de estudos sobre a história da exibição cinematográfica no Brasil, permanece uma lacuna relacionada às mudanças na dimensão do circuito exibidor brasileiro ao longo de grande parte do século XX. Este artigo tem como objetivo suprir essa lacuna, buscando construir um panorama mais concreto desse circuito através de dados que permitem criar uma estimativa do número de salas de cinema que já estiveram em funcionamento no Brasil. Buscando fontes inéditas ou pouco utilizadas pelos estudiosos do cinema brasileiro, foram alinhados dados diversos e, muitas vezes, conflitantes, que conduziram uma reflexão sobre suas origens, seu contexto, sua confiabilidade e suas limitações. |
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Quantas salas de cinema existiram no Brasil? Reflexões sobre a dimensão e características do circuito exibidor brasileiroHow many movie theaters were there in Brazil? Reflections on the dimension and characteristics of the Brazilian exhibition circuitmovie theatersBrazilian exhibition circuitcinema historystatistics.salas de cinemacircuito exibidor brasileirohistória do cinemaestatística.Diante da escassez de estudos sobre a história da exibição cinematográfica no Brasil, permanece uma lacuna relacionada às mudanças na dimensão do circuito exibidor brasileiro ao longo de grande parte do século XX. Este artigo tem como objetivo suprir essa lacuna, buscando construir um panorama mais concreto desse circuito através de dados que permitem criar uma estimativa do número de salas de cinema que já estiveram em funcionamento no Brasil. Buscando fontes inéditas ou pouco utilizadas pelos estudiosos do cinema brasileiro, foram alinhados dados diversos e, muitas vezes, conflitantes, que conduziram uma reflexão sobre suas origens, seu contexto, sua confiabilidade e suas limitações.In face of the scarcity of studies on the history of film exhibition in Brazil, there remains a gap related to the changes in the size of the Brazilian exhibition circuit throughout much of the 20th century. This article aims to fill this gap, seeking to build a more concrete panorama of this circuit, through data that allowed us to estimate the number of cinemas that have already been in operation in Brazil. In search of sources that were not published or were not often used by the Brazilian film scholars, diverse and often conflicting data were aligned, which led to a reflection on its origins, its context, its reliability and its limitations.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/13519510.11606/issn.2316-7114.sig.2017.135195Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 44 n. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 176-201Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 44 No. 48 (2017): Dossiê: 100 anos de Greimas: Perspectivas no Audiovisual; 176-2012316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/135195/136941Copyright (c) 2017 Rafael de Luna Freire, Natasha Hernandez Almeida Zapatahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Rafael de LunaZapata, Natasha Hernandez Almeida2024-03-21T13:30:54Zoai:revistas.usp.br:article/135195Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:54Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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