O atraso de Duchamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Gelson
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514
Resumo: “Não creio na palavra ser. O conceito ser é uma invenção humana” (CABANNE, 1987- 145), diz Marcel Duchamp (1887-1968). Não crer no conceito ser. O que a palavra crer deixa serl, já que anteriormente a essas duas frases Duchamp havia dito: “A palavra ‘crença’ é um erro também” Podemos divisar dois sentidos na palavra crer em Duchamp: a) crer como representação; b) crer enquanto dérive, como passagem subjetiva ao vazio.
id USP-12_966e04e776eb75c53e95dff6c9b9d992
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/90514
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling O atraso de DuchampO atraso de DuchampDelayRetardNowBelief“Não creio na palavra ser. O conceito ser é uma invenção humana” (CABANNE, 1987- 145), diz Marcel Duchamp (1887-1968). Não crer no conceito ser. O que a palavra crer deixa serl, já que anteriormente a essas duas frases Duchamp havia dito: “A palavra ‘crença’ é um erro também” Podemos divisar dois sentidos na palavra crer em Duchamp: a) crer como representação; b) crer enquanto dérive, como passagem subjetiva ao vazio.From a synchronical perspective, Marcel Duchamp’s readymades, produced temporal deformations that nowadays, within its diachronic, are already codified. The determinant point of those deformations was a kind of “estheticism of perception” seen as a sceptical effect paradigm achieved from a parody of photography.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1996-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/9051410.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90514Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-90Significação: Journal of Audiovisual Culture; No. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-902316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514/93282Copyright (c) 1996 Gelson Santanahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Gelson2024-03-21T13:29:03Zoai:revistas.usp.br:article/90514Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:03Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O atraso de Duchamp
O atraso de Duchamp
title O atraso de Duchamp
spellingShingle O atraso de Duchamp
Santana, Gelson
Delay
Retard
Now
Belief
title_short O atraso de Duchamp
title_full O atraso de Duchamp
title_fullStr O atraso de Duchamp
title_full_unstemmed O atraso de Duchamp
title_sort O atraso de Duchamp
author Santana, Gelson
author_facet Santana, Gelson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Gelson
dc.subject.por.fl_str_mv Delay
Retard
Now
Belief
topic Delay
Retard
Now
Belief
description “Não creio na palavra ser. O conceito ser é uma invenção humana” (CABANNE, 1987- 145), diz Marcel Duchamp (1887-1968). Não crer no conceito ser. O que a palavra crer deixa serl, já que anteriormente a essas duas frases Duchamp havia dito: “A palavra ‘crença’ é um erro também” Podemos divisar dois sentidos na palavra crer em Duchamp: a) crer como representação; b) crer enquanto dérive, como passagem subjetiva ao vazio.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514
10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90514
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514/93282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1996 Gelson Santana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1996 Gelson Santana
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-90
Significação: Journal of Audiovisual Culture; No. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-90
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526294724608