O atraso de Duchamp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514 |
Resumo: | “Não creio na palavra ser. O conceito ser é uma invenção humana” (CABANNE, 1987- 145), diz Marcel Duchamp (1887-1968). Não crer no conceito ser. O que a palavra crer deixa serl, já que anteriormente a essas duas frases Duchamp havia dito: “A palavra ‘crença’ é um erro também” Podemos divisar dois sentidos na palavra crer em Duchamp: a) crer como representação; b) crer enquanto dérive, como passagem subjetiva ao vazio. |
id |
USP-12_966e04e776eb75c53e95dff6c9b9d992 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/90514 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O atraso de DuchampO atraso de DuchampDelayRetardNowBelief“Não creio na palavra ser. O conceito ser é uma invenção humana” (CABANNE, 1987- 145), diz Marcel Duchamp (1887-1968). Não crer no conceito ser. O que a palavra crer deixa serl, já que anteriormente a essas duas frases Duchamp havia dito: “A palavra ‘crença’ é um erro também” Podemos divisar dois sentidos na palavra crer em Duchamp: a) crer como representação; b) crer enquanto dérive, como passagem subjetiva ao vazio.From a synchronical perspective, Marcel Duchamp’s readymades, produced temporal deformations that nowadays, within its diachronic, are already codified. The determinant point of those deformations was a kind of “estheticism of perception” seen as a sceptical effect paradigm achieved from a parody of photography.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1996-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/9051410.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90514Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-90Significação: Journal of Audiovisual Culture; No. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-902316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514/93282Copyright (c) 1996 Gelson Santanahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Gelson2024-03-21T13:29:03Zoai:revistas.usp.br:article/90514Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:03Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atraso de Duchamp O atraso de Duchamp |
title |
O atraso de Duchamp |
spellingShingle |
O atraso de Duchamp Santana, Gelson Delay Retard Now Belief |
title_short |
O atraso de Duchamp |
title_full |
O atraso de Duchamp |
title_fullStr |
O atraso de Duchamp |
title_full_unstemmed |
O atraso de Duchamp |
title_sort |
O atraso de Duchamp |
author |
Santana, Gelson |
author_facet |
Santana, Gelson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Gelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Delay Retard Now Belief |
topic |
Delay Retard Now Belief |
description |
“Não creio na palavra ser. O conceito ser é uma invenção humana” (CABANNE, 1987- 145), diz Marcel Duchamp (1887-1968). Não crer no conceito ser. O que a palavra crer deixa serl, já que anteriormente a essas duas frases Duchamp havia dito: “A palavra ‘crença’ é um erro também” Podemos divisar dois sentidos na palavra crer em Duchamp: a) crer como representação; b) crer enquanto dérive, como passagem subjetiva ao vazio. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514 10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90514 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90514/93282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1996 Gelson Santana http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1996 Gelson Santana http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; n. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-90 Significação: Journal of Audiovisual Culture; No. 11-12 (1996): Dossiê: Cinema; 77-90 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526294724608 |