Family films, amateur cinema and memory of the world

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Consuelo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Blank, Thais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254
Resumo: A retomada de imagens amadoras e de registros familiares em filmes documentários se intensificou no decorrer das últimas duas décadas. Esse artigo discute as noções de cinema amador e familiar propostas pelo pesquisador Roger Odin, o gesto de apropriação e de deslocamento dessas imagens, bem como sua recontextualização, no cinema contemporâneo. Concentraremo-nos na obra do artista húngaro Péter Forgács, que desde os anos 1980 realiza instalações e documentários com imagens amadoras produzidas, em grande parte, por cinegrafistas judeus da Europa Central. Forgács cria nesses filmes uma trama complexa, em que a vida dos personagens e os rumos tomados por eles se confundem com o destino do mundo.
id USP-12_a2578b753042e097c7882c116d2bb57f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/71254
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Family films, amateur cinema and memory of the worldFilmes de família, cinema amador e a memória do mundoFilme de famíliaapropriaçãodocumentário.Home moviesappropriationdocumentaryA retomada de imagens amadoras e de registros familiares em filmes documentários se intensificou no decorrer das últimas duas décadas. Esse artigo discute as noções de cinema amador e familiar propostas pelo pesquisador Roger Odin, o gesto de apropriação e de deslocamento dessas imagens, bem como sua recontextualização, no cinema contemporâneo. Concentraremo-nos na obra do artista húngaro Péter Forgács, que desde os anos 1980 realiza instalações e documentários com imagens amadoras produzidas, em grande parte, por cinegrafistas judeus da Europa Central. Forgács cria nesses filmes uma trama complexa, em que a vida dos personagens e os rumos tomados por eles se confundem com o destino do mundo.The resumption of amateur images and home movies in documentaries has intensified over the past two decades. This article discusses the notions of amateur and family movies proposed by the theorist Roger Odin and the gesture of appropriation and displacement of these images, as well their recontextualization, in contemporary cinema. We focus our analysis on the work of the Hungarian artist Péter Forgács, who since 1980 makes installations and documentary films with amateur images, largely produced by Jews cameramen from Central. Forgács creates complex plots in his films, where the characters’ life, the directions taken by them and the fate of the world entwine.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7125410.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71254Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 37 (2012); 52-74Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 37 (2012); 52-742316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254/74252Copyright (c) 2012 Consuelo Lins, Thais Blankhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, ConsueloBlank, Thais2019-04-01T19:47:57Zoai:revistas.usp.br:article/71254Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:47:57Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Family films, amateur cinema and memory of the world
Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo
title Family films, amateur cinema and memory of the world
spellingShingle Family films, amateur cinema and memory of the world
Lins, Consuelo
Filme de família
apropriação
documentário.
Home movies
appropriation
documentary
title_short Family films, amateur cinema and memory of the world
title_full Family films, amateur cinema and memory of the world
title_fullStr Family films, amateur cinema and memory of the world
title_full_unstemmed Family films, amateur cinema and memory of the world
title_sort Family films, amateur cinema and memory of the world
author Lins, Consuelo
author_facet Lins, Consuelo
Blank, Thais
author_role author
author2 Blank, Thais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Consuelo
Blank, Thais
dc.subject.por.fl_str_mv Filme de família
apropriação
documentário.
Home movies
appropriation
documentary
topic Filme de família
apropriação
documentário.
Home movies
appropriation
documentary
description A retomada de imagens amadoras e de registros familiares em filmes documentários se intensificou no decorrer das últimas duas décadas. Esse artigo discute as noções de cinema amador e familiar propostas pelo pesquisador Roger Odin, o gesto de apropriação e de deslocamento dessas imagens, bem como sua recontextualização, no cinema contemporâneo. Concentraremo-nos na obra do artista húngaro Péter Forgács, que desde os anos 1980 realiza instalações e documentários com imagens amadoras produzidas, em grande parte, por cinegrafistas judeus da Europa Central. Forgács cria nesses filmes uma trama complexa, em que a vida dos personagens e os rumos tomados por eles se confundem com o destino do mundo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254
10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71254
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254/74252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Consuelo Lins, Thais Blank
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Consuelo Lins, Thais Blank
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 37 (2012); 52-74
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 37 (2012); 52-74
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786738638848