Family films, amateur cinema and memory of the world
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254 |
Resumo: | A retomada de imagens amadoras e de registros familiares em filmes documentários se intensificou no decorrer das últimas duas décadas. Esse artigo discute as noções de cinema amador e familiar propostas pelo pesquisador Roger Odin, o gesto de apropriação e de deslocamento dessas imagens, bem como sua recontextualização, no cinema contemporâneo. Concentraremo-nos na obra do artista húngaro Péter Forgács, que desde os anos 1980 realiza instalações e documentários com imagens amadoras produzidas, em grande parte, por cinegrafistas judeus da Europa Central. Forgács cria nesses filmes uma trama complexa, em que a vida dos personagens e os rumos tomados por eles se confundem com o destino do mundo. |
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Family films, amateur cinema and memory of the worldFilmes de família, cinema amador e a memória do mundoFilme de famíliaapropriaçãodocumentário.Home moviesappropriationdocumentaryA retomada de imagens amadoras e de registros familiares em filmes documentários se intensificou no decorrer das últimas duas décadas. Esse artigo discute as noções de cinema amador e familiar propostas pelo pesquisador Roger Odin, o gesto de apropriação e de deslocamento dessas imagens, bem como sua recontextualização, no cinema contemporâneo. Concentraremo-nos na obra do artista húngaro Péter Forgács, que desde os anos 1980 realiza instalações e documentários com imagens amadoras produzidas, em grande parte, por cinegrafistas judeus da Europa Central. Forgács cria nesses filmes uma trama complexa, em que a vida dos personagens e os rumos tomados por eles se confundem com o destino do mundo.The resumption of amateur images and home movies in documentaries has intensified over the past two decades. This article discusses the notions of amateur and family movies proposed by the theorist Roger Odin and the gesture of appropriation and displacement of these images, as well their recontextualization, in contemporary cinema. We focus our analysis on the work of the Hungarian artist Péter Forgács, who since 1980 makes installations and documentary films with amateur images, largely produced by Jews cameramen from Central. Forgács creates complex plots in his films, where the characters’ life, the directions taken by them and the fate of the world entwine.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7125410.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71254Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 39 No. 37 (2012); 52-74Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 39 n. 37 (2012); 52-742316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254/74252Copyright (c) 2012 Consuelo Lins, Thais Blankhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, ConsueloBlank, Thais2019-04-01T19:47:57Zoai:revistas.usp.br:article/71254Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:47:57Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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