Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aimaretti, María Gabriela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103790
Resumo: A revelação das diferentes expressões da violência política —institucional, económica, social e simbólica–, e a problematización do exercício da força “desde abaixo” em pos de uma mudança revolucionária, têm sido tópicos recorrentes na produção de Jorge Sanjinés e o Grupo Ukamau (GU). Este trabalho analisa em dois de seus filmes, Revolução (Jorge Sanjinés, 1963) e Yawar mallku (Jorge Sanjinés, 1969), o tratamento de sua representação e as modalidades de denúncia e impugnación da ordem hegemónico. Ambas produções põem em crises as formas e relatos da História e repõem o não dito-não visto da violência contra os corpos e as identidades culturais dos sectores indígenas e populares.
id USP-12_a287ad077fda3138c8f3087f4b8ad9ea
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103790
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo UkamauUn ojo responsable frente al dolor de los demás: imágenes de la violencia en dos films del Grupo UkamauAn responsible eye to the pain of others: images of violence in two films of Ukamau GroupGrupo UkamaurevoluçãoviolênciapolíticaGrupo UkamaurevoluciónviolenciapolíticaUkamau GrouprevolutionviolencepoliticsA revelação das diferentes expressões da violência política —institucional, económica, social e simbólica–, e a problematización do exercício da força “desde abaixo” em pos de uma mudança revolucionária, têm sido tópicos recorrentes na produção de Jorge Sanjinés e o Grupo Ukamau (GU). Este trabalho analisa em dois de seus filmes, Revolução (Jorge Sanjinés, 1963) e Yawar mallku (Jorge Sanjinés, 1969), o tratamento de sua representação e as modalidades de denúncia e impugnación da ordem hegemónico. Ambas produções põem em crises as formas e relatos da História e repõem o não dito-não visto da violência contra os corpos e as identidades culturais dos sectores indígenas e populares.La revelación de las distintas expresiones de la violencia política —institucional, económica, social y simbólica–, y la problematización del ejercicio de la fuerza “desde abajo” en pos de un cambio revolucionario, han sido tópicos recurrentes en la producción de Jorge Sanjinés y el Grupo Ukamau (GU). Este trabajo analiza en dos de sus films, Revolución (Jorge Sanjinés, 1963) y Yawar mallku (Jorge Sanjinés, 1969), el tratamiento de su representación y las modalidades de denuncia e impugnación del orden hegemónico. Ambas producciones ponen en crisis las formas y relatos de la Historia y reponen lo no dicho-no visto de la violencia contra los cuerpos y las identidades culturales de los sectores indígenas y populares.The revelation of the different expressions of political violence —institutional, economic, social and symbolic–, and the problematization the use of force "from below" towards a revolutionary change, have been recurring topics in production of Jorge Sanjinés the Ukamau Group (GU). This paper analyzes in two of his films, Revolution (Jorge Sanjinés, 1963) and Blood of the Condor (Jorge Sanjinés, 1969 ), treatment of representation and modalities of reporting and challenge the hegemonic order. This work analyzes in two of his films, Revolution (Jorge Sanjinés, 1963) and Blood of the Condor (Jorge Sanjinés, 1969), the treatment of his representation and the modalities of complaint and appeal of the hegemonic order. Both productions put in crisis forms and stories of History and replenish unsaid–not views of violence against bodies and cultural identities of indigenous and popular sectors.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10379010.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103790Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 82-99Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 82-992316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103790/106893Copyright (c) 2015 María Gabriela Aimarettihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAimaretti, María Gabriela2024-03-21T13:30:20Zoai:revistas.usp.br:article/103790Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:20Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
Un ojo responsable frente al dolor de los demás: imágenes de la violencia en dos films del Grupo Ukamau
An responsible eye to the pain of others: images of violence in two films of Ukamau Group
title Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
spellingShingle Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
Aimaretti, María Gabriela
Grupo Ukamau
revolução
violência
política
Grupo Ukamau
revolución
violencia
política
Ukamau Group
revolution
violence
politics
title_short Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
title_full Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
title_fullStr Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
title_full_unstemmed Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
title_sort Um olho responsável perante a dor dos outros : imagens de violência em dois filmes de Grupo Ukamau
author Aimaretti, María Gabriela
author_facet Aimaretti, María Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aimaretti, María Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo Ukamau
revolução
violência
política
Grupo Ukamau
revolución
violencia
política
Ukamau Group
revolution
violence
politics
topic Grupo Ukamau
revolução
violência
política
Grupo Ukamau
revolución
violencia
política
Ukamau Group
revolution
violence
politics
description A revelação das diferentes expressões da violência política —institucional, económica, social e simbólica–, e a problematización do exercício da força “desde abaixo” em pos de uma mudança revolucionária, têm sido tópicos recorrentes na produção de Jorge Sanjinés e o Grupo Ukamau (GU). Este trabalho analisa em dois de seus filmes, Revolução (Jorge Sanjinés, 1963) e Yawar mallku (Jorge Sanjinés, 1969), o tratamento de sua representação e as modalidades de denúncia e impugnación da ordem hegemónico. Ambas produções põem em crises as formas e relatos da História e repõem o não dito-não visto da violência contra os corpos e as identidades culturais dos sectores indígenas e populares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103790
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103790
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103790
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.103790
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/103790/106893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 María Gabriela Aimaretti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 María Gabriela Aimaretti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 82-99
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 82-99
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526348201984