Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66865 |
Resumo: | This essay focuses on Valéria Costa Pinto’s photographic “perceptos” in order to discuss how certain problems addressed by the avant-garde photographers of the 1920’s are appropriated by contemporary artists. The cinematic properties of the “perceptos” allow us to suggest na ur-topic dimension of photography – one that invites us to experience the presence and the origin of the places. |
id |
USP-12_aa9190a699e6803dbb656bf9b26457c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/66865 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa PintoQuando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa PintoContemporary brazilian photographySmall perceptionsPhotography theory.Fotografia brasileira contemporâneaPequenas percepçõesTeoria da fotografia.This essay focuses on Valéria Costa Pinto’s photographic “perceptos” in order to discuss how certain problems addressed by the avant-garde photographers of the 1920’s are appropriated by contemporary artists. The cinematic properties of the “perceptos” allow us to suggest na ur-topic dimension of photography – one that invites us to experience the presence and the origin of the places.A partir dos” perceptos” fotográficos de Valéria Costa Pinto discute-se o modo como problemas colocados pelas vanguardas fotográficas dos anos 1920 são retomados por artistas contemporâneos. As propriedades cinemáticas dos ‘perceptos” permitem ainda ensaiar a proposição de uma dimensão ur-tópica da fotografia, isto é, aquela em que ela nos faculta a experiência da presença e da origem dos lugares.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/6686510.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66865Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 31 (2009); 43-61Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 31 (2009); 43-612316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66865/69475Copyright (c) 2009 Mauricio Lissovskyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLissovsky, Mauricio2019-04-01T19:56:43Zoai:revistas.usp.br:article/66865Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:56:43Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto |
title |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto |
spellingShingle |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto Lissovsky, Mauricio Contemporary brazilian photography Small perceptions Photography theory. Fotografia brasileira contemporânea Pequenas percepções Teoria da fotografia. |
title_short |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto |
title_full |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto |
title_fullStr |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto |
title_full_unstemmed |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto |
title_sort |
Quando a fotografia se diz-dobra. A propósito dos Perceptos de Valéria Costa Pinto |
author |
Lissovsky, Mauricio |
author_facet |
Lissovsky, Mauricio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lissovsky, Mauricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporary brazilian photography Small perceptions Photography theory. Fotografia brasileira contemporânea Pequenas percepções Teoria da fotografia. |
topic |
Contemporary brazilian photography Small perceptions Photography theory. Fotografia brasileira contemporânea Pequenas percepções Teoria da fotografia. |
description |
This essay focuses on Valéria Costa Pinto’s photographic “perceptos” in order to discuss how certain problems addressed by the avant-garde photographers of the 1920’s are appropriated by contemporary artists. The cinematic properties of the “perceptos” allow us to suggest na ur-topic dimension of photography – one that invites us to experience the presence and the origin of the places. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66865 10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66865 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66865 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/66865/69475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Mauricio Lissovsky http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Mauricio Lissovsky http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 36 No. 31 (2009); 43-61 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 36 n. 31 (2009); 43-61 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786239516672 |