O cinema e a captura tecnológica do tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashi, Silvia Okumura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147840
Resumo: O objetivo deste trabalho é a análise do tempo cinematográfico pelo viés da arqueologia da mídia e dos estudos de mídia comparada. As origens tecnológicas do registro e visualização do tempo empreendidas a partir da modernidade industrial são o ponto de partida para uma investigação não cronológica de dispositivos que empreendem a visualização, captura, armazenamento e manipulação do tempo cinematográfico.
id USP-12_b6cef318de46ba3eb953cbef6c8cbeb7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/147840
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling O cinema e a captura tecnológica do tempoCinema and the technological capture of timecinematempotecnologiaindústria cinematográficaarqueologia da mídiacinematimetechnologyfilm industrymedia archeologyO objetivo deste trabalho é a análise do tempo cinematográfico pelo viés da arqueologia da mídia e dos estudos de mídia comparada. As origens tecnológicas do registro e visualização do tempo empreendidas a partir da modernidade industrial são o ponto de partida para uma investigação não cronológica de dispositivos que empreendem a visualização, captura, armazenamento e manipulação do tempo cinematográfico.This paper examines cinematographic time in accordance with media archeology and comparative media studies. The technological origin of time register and visualization undertaken from industrial modernity are the starting point to a non-chronological investigation of devices devoted to visualizing, capturing, storaging and manipulating cinematographic time.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/14784010.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147840Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e AudiovisualSignificação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual2316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147840/154297Copyright (c) 2019 Silvia Okumura Hayashihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHayashi, Silvia Okumura2020-06-26T20:43:10Zoai:revistas.usp.br:article/147840Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:43:10Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema e a captura tecnológica do tempo
Cinema and the technological capture of time
title O cinema e a captura tecnológica do tempo
spellingShingle O cinema e a captura tecnológica do tempo
Hayashi, Silvia Okumura
cinema
tempo
tecnologia
indústria cinematográfica
arqueologia da mídia
cinema
time
technology
film industry
media archeology
title_short O cinema e a captura tecnológica do tempo
title_full O cinema e a captura tecnológica do tempo
title_fullStr O cinema e a captura tecnológica do tempo
title_full_unstemmed O cinema e a captura tecnológica do tempo
title_sort O cinema e a captura tecnológica do tempo
author Hayashi, Silvia Okumura
author_facet Hayashi, Silvia Okumura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hayashi, Silvia Okumura
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
tempo
tecnologia
indústria cinematográfica
arqueologia da mídia
cinema
time
technology
film industry
media archeology
topic cinema
tempo
tecnologia
indústria cinematográfica
arqueologia da mídia
cinema
time
technology
film industry
media archeology
description O objetivo deste trabalho é a análise do tempo cinematográfico pelo viés da arqueologia da mídia e dos estudos de mídia comparada. As origens tecnológicas do registro e visualização do tempo empreendidas a partir da modernidade industrial são o ponto de partida para uma investigação não cronológica de dispositivos que empreendem a visualização, captura, armazenamento e manipulação do tempo cinematográfico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147840
10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147840
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147840
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/147840/154297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Silvia Okumura Hayashi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Silvia Okumura Hayashi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 46 No. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 46 n. 52 (2019): Dossiê: História e Audiovisual
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713787961278464