Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Mauricio de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/99889
Resumo: Nos anos 1990, surgiu uma narrativa literária na Colômbia que trazia como protagonista o matador de aluguel, conhecido como sicário na América Hispânica. Centradas nos crimes relacionados ao narcotráfico que tomavam conta do país, estas narrativas reivindicavam uma apropriação literária da realidade social, política e econômica, ao abordar o mundo do crime decorrente do tráfico de drogas. Neste artigo, discutiremos os personagens dos matadores de aluguel a partir dos filmes La virgen de los sicarios (Barbet Schroeder, Col/Fra/Esp, 2000) e Rosario Tijeras (Emilio Maillé, Col/Mex/Esp/Bra, 2005). O sicario problematiza o esgotamento dos horizontes morais e legais ao tratar do tema da violência, abrindo a possibilidade de se pensar o mundo do crime por uma perspectiva cultural, a partir de um narcoimaginário e de políticas de reconhecimento coletivo no âmbito social.
id USP-12_b72a306c235fb40f11fcd5659c639b39
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/99889
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombianoProfessional Killers: the sicaresca in the Colombian cinemaSicarescaColombiaProfessional killerNarcoSicarescaColômbiaMatador de aluguelNarcotráficoNos anos 1990, surgiu uma narrativa literária na Colômbia que trazia como protagonista o matador de aluguel, conhecido como sicário na América Hispânica. Centradas nos crimes relacionados ao narcotráfico que tomavam conta do país, estas narrativas reivindicavam uma apropriação literária da realidade social, política e econômica, ao abordar o mundo do crime decorrente do tráfico de drogas. Neste artigo, discutiremos os personagens dos matadores de aluguel a partir dos filmes La virgen de los sicarios (Barbet Schroeder, Col/Fra/Esp, 2000) e Rosario Tijeras (Emilio Maillé, Col/Mex/Esp/Bra, 2005). O sicario problematiza o esgotamento dos horizontes morais e legais ao tratar do tema da violência, abrindo a possibilidade de se pensar o mundo do crime por uma perspectiva cultural, a partir de um narcoimaginário e de políticas de reconhecimento coletivo no âmbito social.In this article we will discuss the character of the professional killer from the movies La virgen de los sicarios (Barbet Schroeder, Col/Fra/Esp, 2000) and Rosario Tijeras (Emilio Maillé, Col/Mex/Esp/Bra, 2005). Focused on crimes related to drug trafficking that take over the country, the narconarratives point an appropriation of the social, political and economic reality. The professional killer, known as sicario in Spanish America, points to the crisis of a moral and legal horizon, presenting the issue of violence, opening up the possibility of thinking about the world of crime by a cultural perspective, from a narco imaginary. Violence is presented in a globalized dimension of production of meaningsUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/9988910.11606/issn.2316-7114.sig.2015.99889Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 176-192Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 176-1922316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/99889/106902Copyright (c) 2015 Mauricio de Bragançahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBragança, Mauricio de2024-03-21T13:30:20Zoai:revistas.usp.br:article/99889Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:20Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
Professional Killers: the sicaresca in the Colombian cinema
title Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
spellingShingle Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
Bragança, Mauricio de
Sicaresca
Colombia
Professional killer
Narco
Sicaresca
Colômbia
Matador de aluguel
Narcotráfico
title_short Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
title_full Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
title_fullStr Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
title_full_unstemmed Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
title_sort Assassinatos por encomenda: a sicaresca no cinema colombiano
author Bragança, Mauricio de
author_facet Bragança, Mauricio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragança, Mauricio de
dc.subject.por.fl_str_mv Sicaresca
Colombia
Professional killer
Narco
Sicaresca
Colômbia
Matador de aluguel
Narcotráfico
topic Sicaresca
Colombia
Professional killer
Narco
Sicaresca
Colômbia
Matador de aluguel
Narcotráfico
description Nos anos 1990, surgiu uma narrativa literária na Colômbia que trazia como protagonista o matador de aluguel, conhecido como sicário na América Hispânica. Centradas nos crimes relacionados ao narcotráfico que tomavam conta do país, estas narrativas reivindicavam uma apropriação literária da realidade social, política e econômica, ao abordar o mundo do crime decorrente do tráfico de drogas. Neste artigo, discutiremos os personagens dos matadores de aluguel a partir dos filmes La virgen de los sicarios (Barbet Schroeder, Col/Fra/Esp, 2000) e Rosario Tijeras (Emilio Maillé, Col/Mex/Esp/Bra, 2005). O sicario problematiza o esgotamento dos horizontes morais e legais ao tratar do tema da violência, abrindo a possibilidade de se pensar o mundo do crime por uma perspectiva cultural, a partir de um narcoimaginário e de políticas de reconhecimento coletivo no âmbito social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/99889
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.99889
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/99889
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.99889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/99889/106902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Mauricio de Bragança
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Mauricio de Bragança
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 42 n. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 176-192
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 42 No. 44 (2015): Dossiê: Estudos sobre o cinema latino-americano; 176-192
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526306258944