Desnaturalizar a técnica: contribuições feministas para pensar a direção de fotografia cinematográfica
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/83423 |
Resumo: | A direção de fotografia cinematográfica é entendida, geralmente, como uma área técnica, o que para muitos é sinônimo de neutra. Talvez por isso ainda não tenha merecido muita atenção dentro dos estudos sobre cinema e audiovisual. Porém, como toda técnica, ela foi desenvolvida a partir de determinados pressupostos e para atingir objetivos específicos. Neste estudo, pretendemos analisá-la a partir de uma perspectiva feminista a fim de identificarmos as visões de gênero que contribuíram para conformá-la, e que passaram a ser por ela impactadas. Faremos isso através do estudo de diversos manuais de cinematografia produzidos desde os anos 1930 e da confrontação de suas prescrições com filmes emblemáticos do cinema mexicano clássico industrial. |
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Desnaturalizar a técnica: contribuições feministas para pensar a direção de fotografia cinematográficaDenaturalizing the technique: feminists contributions to think the cinematographyCinematographygendertechnique.Direção de fotografiagênerotécnica.A direção de fotografia cinematográfica é entendida, geralmente, como uma área técnica, o que para muitos é sinônimo de neutra. Talvez por isso ainda não tenha merecido muita atenção dentro dos estudos sobre cinema e audiovisual. Porém, como toda técnica, ela foi desenvolvida a partir de determinados pressupostos e para atingir objetivos específicos. Neste estudo, pretendemos analisá-la a partir de uma perspectiva feminista a fim de identificarmos as visões de gênero que contribuíram para conformá-la, e que passaram a ser por ela impactadas. Faremos isso através do estudo de diversos manuais de cinematografia produzidos desde os anos 1930 e da confrontação de suas prescrições com filmes emblemáticos do cinema mexicano clássico industrial.Cinematography is generally understood as a technological area, which means neutral for many people. This may account for not deserving the due attention into the cinema and the audiovisual studies. However, as any technique, it was developed starting from some hypotheses to reach specific objectives. In this study, we aim to analyze it with a feministic perspective to identify the gender views that contributed to its expression, which were influenced by it. We ́ll do that by the sudy of some cinematographic manuals edited since the years 1930, comparing their guidelines with some important classic/industrial Mexican films.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/8342310.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83423Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 41 n. 41 (2014): Dossiê: Crítica Audiovisual; 117-139Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 41 No. 41 (2014): Dossiê: Crítica Audiovisual; 117-1392316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/83423/86410Copyright (c) 2014 Marina Cavalcanti Tedescohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTedesco, Marina Cavalcanti2024-03-21T13:29:57Zoai:revistas.usp.br:article/83423Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:29:57Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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