O chiaroscuro e a cinematografia de Cabra Marcado Para Morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Besen, André Fonseca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-22072019-174516/
Resumo: O cinema e em decorrência disso a direção de fotografia, operam, em síntese, desenvolvendo imagens produzidas e projetadas em sequência, construídas a partir de desenvolvimentos conceituais e técnicos, particulares desse estilo de expressão artística. Essa dissertação se propõe a demonstrar como funcionam esses processos de desenvolvimentos conceituais e técnicos, através da análise de um dos elementos fundamentais na construção de uma imagem, a relação entre os signos gráficos claro e escuro, chiaroscuro. A direção de fotografia, área do cinema responsável pela cinematografia, fundamenta seu desenvolvimento criativo e artístico através da manipulação de todos elementos presentes na imagem. Esses elementos são essenciais para a compreensão e a relação estética do espectador com o filme. A manipulação desses elementos, entretanto, não é um recurso original da realização cinematográfica, é uma interpretação, por parte da cinematografia, de métodos e propostas estéticas que localizam suas gêneses nas artes visuais. Para analisar especificamente o fenômeno estético resultante da manipulação entre claro e escuro, esse estudo se ergue a partir do período do Renascimento e avança até o período Barroco, na Europa. Como objeto específico de estudo cinematográfico, para endossar o desenvolvimento realizado, destaca-se um exemplo de aplicação da cinematografia brasileira. Por meio do exercício de análise fílmica da obra Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho, 1984, essa dissertação revelará a importância do elemento chiaroscuro na relação estética decorrente da conexão entre o filme e seus espectadores.
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