Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/155349 |
Resumo: | Desde fins do século XIX e durante as primeiras décadas do século XX, mulheres e fotografias são figuras-chave em uma cultura em que as fronteiras entre público e privado, visível e invisível, revelado e oculto estão sendo borradas ou rapidamente modificadas. Este ensaio procura desenvolver essa premissa, discutindo trajetórias de fotógrafas e explorando imagens, provenientes dos mais diferentes campos, que colocam em cena essa correlação. |
id |
USP-12_e2e94ba2ed33383f9bab0f4c9c5f9d30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/155349 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible picturesA Fotografia e seus duplos: mulheres invisíveis e retratos impossíveisFotografía y sus dobles: Mujeres invisibles, cosas ocultas y retratos impossiblesfotografia femininafotografia científicacultura visualwomen’s photographyscientific photographyvisual cultureDesde fins do século XIX e durante as primeiras décadas do século XX, mulheres e fotografias são figuras-chave em uma cultura em que as fronteiras entre público e privado, visível e invisível, revelado e oculto estão sendo borradas ou rapidamente modificadas. Este ensaio procura desenvolver essa premissa, discutindo trajetórias de fotógrafas e explorando imagens, provenientes dos mais diferentes campos, que colocam em cena essa correlação.Since the end of the 19th century and during the first decades of the 20th century, women and photographs are key figures in a culture in which the boundaries between public and private, visible and invisible, revealed and hidden are being blurred or rapidly modified. This essay aims to develop this premise by discussing trajectories of women photographers and exploring pictures from different fields that stage this correlation in the picture.since the end of the 19th century and during the first decades of the 20th century, women and photographs are key figures in a culture in which the boundaries between public and private, visible and invisible, revealed and hidden are being blurred or rapidly modified. This essay aims to develop this premise by discussing trajectories of women photographers and exploring pictures from different fields that stage this correlation in the picture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/15534910.11606/issn.2316-7114.sig.2020.155349Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 297-322Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 297-3222316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/155349/160507https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/155349/161054Copyright (c) 2020 Maurício Lissovskyhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLissovsky, Maurício2020-06-26T20:42:49Zoai:revistas.usp.br:article/155349Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2020-06-26T20:42:49Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures A Fotografia e seus duplos: mulheres invisíveis e retratos impossíveis Fotografía y sus dobles: Mujeres invisibles, cosas ocultas y retratos impossibles |
title |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures |
spellingShingle |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures Lissovsky, Maurício fotografia feminina fotografia científica cultura visual women’s photography scientific photography visual culture |
title_short |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures |
title_full |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures |
title_fullStr |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures |
title_full_unstemmed |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures |
title_sort |
Photography and its doubles: invisible women, hidden things and impossible pictures |
author |
Lissovsky, Maurício |
author_facet |
Lissovsky, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lissovsky, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia feminina fotografia científica cultura visual women’s photography scientific photography visual culture |
topic |
fotografia feminina fotografia científica cultura visual women’s photography scientific photography visual culture |
description |
Desde fins do século XIX e durante as primeiras décadas do século XX, mulheres e fotografias são figuras-chave em uma cultura em que as fronteiras entre público e privado, visível e invisível, revelado e oculto estão sendo borradas ou rapidamente modificadas. Este ensaio procura desenvolver essa premissa, discutindo trajetórias de fotógrafas e explorando imagens, provenientes dos mais diferentes campos, que colocam em cena essa correlação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/155349 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.155349 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/155349 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.155349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/155349/160507 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/155349/161054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maurício Lissovsky http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maurício Lissovsky http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 47 No. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção (I); 297-322 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 47 n. 53 (2020): Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção; 297-322 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713788261171200 |