Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Significação (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/100398 |
Summary: | As estratégias publicitárias objetivam persuadir o consumidor sobre um produto ou serviço; o cinema visa o entretenimento, mas também informa e pode defender uma ideia ou conceito. A constante mudança do perfil dos consumidores, mais críticos e munidos de diferentes tecnologias que alteram suas práticas sociais – para a publicidade e o cinema – faz com que as mensagens persuasivas sejam reformuladas diante do público, incluindo o universo fílmico como um campo a ser, cada vez mais, valorizado. Dito isso, o trabalho pretende investigar a construção diegética de marcas inseridas em filmes, observando de que forma os elementos referentes ao produto ou serviço são utilizados nas tramas. Para atingir tal objetivo, analisa-se um roteiro fílmico visando dissecar trechos e estabelecer conexões com as teorias referenciadas. |
id |
USP-12_e3ad5568bb44ed25fa26e57552dd74eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100398 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme JobsCommunication, consumption and entertainment: the diegetic construction of the Apple brand in the movie JobsComunicaçãoConsumoEntretenimentoPublicidadeCinema.CommunicationConsumptionEntertainmentAdvertisingCinemaAs estratégias publicitárias objetivam persuadir o consumidor sobre um produto ou serviço; o cinema visa o entretenimento, mas também informa e pode defender uma ideia ou conceito. A constante mudança do perfil dos consumidores, mais críticos e munidos de diferentes tecnologias que alteram suas práticas sociais – para a publicidade e o cinema – faz com que as mensagens persuasivas sejam reformuladas diante do público, incluindo o universo fílmico como um campo a ser, cada vez mais, valorizado. Dito isso, o trabalho pretende investigar a construção diegética de marcas inseridas em filmes, observando de que forma os elementos referentes ao produto ou serviço são utilizados nas tramas. Para atingir tal objetivo, analisa-se um roteiro fílmico visando dissecar trechos e estabelecer conexões com as teorias referenciadas.Advertising strategies aim to persuade consumers about a product or service; the film is premised entertainment, but also informs and can defend an idea or concept. The changing profile of consumers, increasingly critical and having different technologies that change their social practices – for advertising and film – makes the persuasive messages are reset before the public and its requirements, including the film universe as a filed to be increasingly enhanced. That said, the work aims to investigate the diegetic construction inserted brands in movies, watching how the information concerning the product or service are used in the plots. To achieve this goal, we analyze the movie Jobs (2013) directed by Joshua Michael Stern, aiming to dissect parts and establish connections with the referenced theories.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/10039810.11606/issn.2316-7114.sig.2016.100398Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 325-339Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 325-3392316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/100398/116786Copyright (c) 2016 Beatriz Braga Bezerrahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Beatriz Braga2024-03-21T13:30:30Zoai:revistas.usp.br:article/100398Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-03-21T13:30:30Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs Communication, consumption and entertainment: the diegetic construction of the Apple brand in the movie Jobs |
title |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs |
spellingShingle |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs Bezerra, Beatriz Braga Comunicação Consumo Entretenimento Publicidade Cinema. Communication Consumption Entertainment Advertising Cinema |
title_short |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs |
title_full |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs |
title_fullStr |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs |
title_full_unstemmed |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs |
title_sort |
Comunicação, consumo e entretenimento: a construção diegética da marca Apple no filme Jobs |
author |
Bezerra, Beatriz Braga |
author_facet |
Bezerra, Beatriz Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Beatriz Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Consumo Entretenimento Publicidade Cinema. Communication Consumption Entertainment Advertising Cinema |
topic |
Comunicação Consumo Entretenimento Publicidade Cinema. Communication Consumption Entertainment Advertising Cinema |
description |
As estratégias publicitárias objetivam persuadir o consumidor sobre um produto ou serviço; o cinema visa o entretenimento, mas também informa e pode defender uma ideia ou conceito. A constante mudança do perfil dos consumidores, mais críticos e munidos de diferentes tecnologias que alteram suas práticas sociais – para a publicidade e o cinema – faz com que as mensagens persuasivas sejam reformuladas diante do público, incluindo o universo fílmico como um campo a ser, cada vez mais, valorizado. Dito isso, o trabalho pretende investigar a construção diegética de marcas inseridas em filmes, observando de que forma os elementos referentes ao produto ou serviço são utilizados nas tramas. Para atingir tal objetivo, analisa-se um roteiro fílmico visando dissecar trechos e estabelecer conexões com as teorias referenciadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/100398 10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.100398 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/100398 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.100398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/100398/116786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Beatriz Braga Bezerra http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Beatriz Braga Bezerra http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 43 n. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 325-339 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 43 No. 45 (2016): Dossiê: A pesquisa em cultura audiovisual: novos desafios e aportes teóricos; 325-339 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526310453248 |