Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682 |
Resumo: | O artigo argumenta que certo cinema brasileiro independente (2014-2021) investe na mediação somática da experiência histórico-social. Observa-se que filmes realizados ou protagonizados por sujeitos alvos de desigualdades de raça, classe e gênero mobilizam o corpo em duas frentes. De um lado, como signo cumulativo de processos de determinação dos sujeitos. De outro, como matriz de resistências produzidas por experiências performadas, seja nas epistemes que transmitem, seja nas identidades que deslocam. O duplo atributo político é discutido a partir das análises de O verbo se fez carne (2019), de Ziel Karapotó, e Vaga carne (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. |
id |
USP-12_fc2c9c741e7cc6337b7cf283a696b0b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/212682 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)Corpo e experiência histórico-social no cinema brasileiro (2014-2021)Contemporary Brazilian cinemaBodyRacialityAccumulationAgencyCinema brasileiro contemporâneoCorpoRacialidadeAcumulaçãoAgênciaO artigo argumenta que certo cinema brasileiro independente (2014-2021) investe na mediação somática da experiência histórico-social. Observa-se que filmes realizados ou protagonizados por sujeitos alvos de desigualdades de raça, classe e gênero mobilizam o corpo em duas frentes. De um lado, como signo cumulativo de processos de determinação dos sujeitos. De outro, como matriz de resistências produzidas por experiências performadas, seja nas epistemes que transmitem, seja nas identidades que deslocam. O duplo atributo político é discutido a partir das análises de O verbo se fez carne (2019), de Ziel Karapotó, e Vaga carne (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.The article argues that a certain independent Brazilian cinema (2014-2021) invests in the somatic mediation of historical-social experience. It is observed that films made by or starring individuals targeted by inequalities of race, class, and gender mobilize the body on two fronts. On one hand, as a cumulative sign of subject determination processes. On the other hand, as a matrix of resistances produced by performed experiences, both in the epistemes they transmit and the identities they displace. The dual political attribute is discussed through the analysis of O verbo se fez carne (2019), by Ziel Karapotó, and Vaga carne (2019), by Grace Passô and Ricardo Alves Jr.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/21268210.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212682Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1-21Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 1-212316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/203246https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/204820Copyright (c) 2023 Edson Pereira da Costa Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Costa Júnior, Edson Pereira da2024-05-21T16:02:58Zoai:revistas.usp.br:article/212682Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-05-21T16:02:58Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) Corpo e experiência histórico-social no cinema brasileiro (2014-2021) |
title |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) |
spellingShingle |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) Costa Júnior, Edson Pereira da Contemporary Brazilian cinema Body Raciality Accumulation Agency Cinema brasileiro contemporâneo Corpo Racialidade Acumulação Agência |
title_short |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) |
title_full |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) |
title_fullStr |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) |
title_full_unstemmed |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) |
title_sort |
Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021) |
author |
Costa Júnior, Edson Pereira da |
author_facet |
Costa Júnior, Edson Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Júnior, Edson Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contemporary Brazilian cinema Body Raciality Accumulation Agency Cinema brasileiro contemporâneo Corpo Racialidade Acumulação Agência |
topic |
Contemporary Brazilian cinema Body Raciality Accumulation Agency Cinema brasileiro contemporâneo Corpo Racialidade Acumulação Agência |
description |
O artigo argumenta que certo cinema brasileiro independente (2014-2021) investe na mediação somática da experiência histórico-social. Observa-se que filmes realizados ou protagonizados por sujeitos alvos de desigualdades de raça, classe e gênero mobilizam o corpo em duas frentes. De um lado, como signo cumulativo de processos de determinação dos sujeitos. De outro, como matriz de resistências produzidas por experiências performadas, seja nas epistemes que transmitem, seja nas identidades que deslocam. O duplo atributo político é discutido a partir das análises de O verbo se fez carne (2019), de Ziel Karapotó, e Vaga carne (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682 10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212682 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/203246 https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/204820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Edson Pereira da Costa Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Edson Pereira da Costa Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1-21 Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 1-21 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1800237526862004224 |