Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Júnior, Edson Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682
Resumo: O artigo argumenta que certo cinema brasileiro independente (2014-2021) investe na mediação somática da experiência histórico-social. Observa-se que filmes realizados ou protagonizados por sujeitos alvos de desigualdades de raça, classe e gênero mobilizam o corpo em duas frentes. De um lado, como signo cumulativo de processos de determinação dos sujeitos. De outro, como matriz de resistências produzidas por experiências performadas, seja nas epistemes que transmitem, seja nas identidades que deslocam. O duplo atributo político é discutido a partir das análises de O verbo se fez carne (2019), de Ziel Karapotó, e Vaga carne (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
id USP-12_fc2c9c741e7cc6337b7cf283a696b0b5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212682
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)Corpo e experiência histórico-social no cinema brasileiro (2014-2021)Contemporary Brazilian cinemaBodyRacialityAccumulationAgencyCinema brasileiro contemporâneoCorpoRacialidadeAcumulaçãoAgênciaO artigo argumenta que certo cinema brasileiro independente (2014-2021) investe na mediação somática da experiência histórico-social. Observa-se que filmes realizados ou protagonizados por sujeitos alvos de desigualdades de raça, classe e gênero mobilizam o corpo em duas frentes. De um lado, como signo cumulativo de processos de determinação dos sujeitos. De outro, como matriz de resistências produzidas por experiências performadas, seja nas epistemes que transmitem, seja nas identidades que deslocam. O duplo atributo político é discutido a partir das análises de O verbo se fez carne (2019), de Ziel Karapotó, e Vaga carne (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.The article argues that a certain independent Brazilian cinema (2014-2021) invests in the somatic mediation of historical-social experience. It is observed that films made by or starring individuals targeted by inequalities of race, class, and gender mobilize the body on two fronts. On one hand, as a cumulative sign of subject determination processes. On the other hand, as a matrix of resistances produced by performed experiences, both in the epistemes they transmit and the identities they displace. The dual political attribute is discussed through the analysis of O verbo se fez carne (2019), by Ziel Karapotó, and Vaga carne (2019), by Grace Passô and Ricardo Alves Jr.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/21268210.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212682Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1-21Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 1-212316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/203246https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/204820Copyright (c) 2023 Edson Pereira da Costa Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Costa Júnior, Edson Pereira da2024-05-21T16:02:58Zoai:revistas.usp.br:article/212682Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2024-05-21T16:02:58Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
Corpo e experiência histórico-social no cinema brasileiro (2014-2021)
title Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
spellingShingle Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
Costa Júnior, Edson Pereira da
Contemporary Brazilian cinema
Body
Raciality
Accumulation
Agency
Cinema brasileiro contemporâneo
Corpo
Racialidade
Acumulação
Agência
title_short Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
title_full Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
title_fullStr Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
title_full_unstemmed Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
title_sort Body and historical-social experience in the Brazilian cinema (2014-2021)
author Costa Júnior, Edson Pereira da
author_facet Costa Júnior, Edson Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Júnior, Edson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary Brazilian cinema
Body
Raciality
Accumulation
Agency
Cinema brasileiro contemporâneo
Corpo
Racialidade
Acumulação
Agência
topic Contemporary Brazilian cinema
Body
Raciality
Accumulation
Agency
Cinema brasileiro contemporâneo
Corpo
Racialidade
Acumulação
Agência
description O artigo argumenta que certo cinema brasileiro independente (2014-2021) investe na mediação somática da experiência histórico-social. Observa-se que filmes realizados ou protagonizados por sujeitos alvos de desigualdades de raça, classe e gênero mobilizam o corpo em duas frentes. De um lado, como signo cumulativo de processos de determinação dos sujeitos. De outro, como matriz de resistências produzidas por experiências performadas, seja nas epistemes que transmitem, seja nas identidades que deslocam. O duplo atributo político é discutido a partir das análises de O verbo se fez carne (2019), de Ziel Karapotó, e Vaga carne (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682
10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212682
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.212682
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/203246
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/212682/204820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Edson Pereira da Costa Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Edson Pereira da Costa Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 50 (2023); 1-21
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 50 (2023); 1-21
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1800237526862004224