The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wink Junior, Marcos Vinicio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Felipe Garcia, Florissi, Stefano, Zuanazzi, Pedro Tonon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312
Resumo: Este trabalho estima os efeitos da implementação da lei da meia entrada sobre o consumo de bens e serviços culturais dos estudantes brasileiros, utilizando as amostras coletadas para todas as regiões metropolitanas pelas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), realizadas em 1987/88, 1995/96, 2002/03 e 2008/09. Avaliam-se os efeitos da lei tanto sobre a proporção de estudantes consumidores de cultura, quanto sobre os gastos dos estudantes com esse tipo de bem. Para estimar uma relação causal, explora-se as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando-se as metodologias de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem.
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spelling The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in BrazilOs efeitos da criação da lei da meia entrada para estudantes sobre o consumo de bens e serviços culturais no BrasilCultural economicsHalf price lawsEvaluation of public policyeconomia da culturalei da meia entradaavaliação de política públicaEste trabalho estima os efeitos da implementação da lei da meia entrada sobre o consumo de bens e serviços culturais dos estudantes brasileiros, utilizando as amostras coletadas para todas as regiões metropolitanas pelas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), realizadas em 1987/88, 1995/96, 2002/03 e 2008/09. Avaliam-se os efeitos da lei tanto sobre a proporção de estudantes consumidores de cultura, quanto sobre os gastos dos estudantes com esse tipo de bem. Para estimar uma relação causal, explora-se as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando-se as metodologias de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem.This paper estimates the effects of the laws of half price tickets on the consumptionof cultural goods and services of Brazilian students using samples collected for all metropolitanregions from the Household Budget Surveys (HBS), carried out in 1987/88,1995 / 96, 2002/03 and 2008/09. We evaluate the effects of the laws on the proportionof students that consume cultural services and changes in their expenses with thoseservices. We explore the time differences of the creation of those laws among Brazilianstates to estimate a causal relationship using the Difference-in-differences (DD) andTriple differences (DDD) methodology. We found that the laws of half price tickets hadpositive effects on increasing the likelihood that students consume cultural goods andservices and on raising their spending with those goods and services.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/9031210.1590/0101-416146471mfspEstudos Econômicos (São Paulo); v. 46 n. 4 (2016); 745-7811980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312/120036https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312/168630Copyright (c) 2016 Marcos Vinicio Wink Junior, Felipe Garcia Ribeiro, Stefano Florissi, Pedro Tonon Zuanazzi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWink Junior, Marcos VinicioRibeiro, Felipe GarciaFlorissi, StefanoZuanazzi, Pedro Tonon2021-02-09T15:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/90312Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-02-09T15:26:57Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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