The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312 |
Resumo: | Este trabalho estima os efeitos da implementação da lei da meia entrada sobre o consumo de bens e serviços culturais dos estudantes brasileiros, utilizando as amostras coletadas para todas as regiões metropolitanas pelas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), realizadas em 1987/88, 1995/96, 2002/03 e 2008/09. Avaliam-se os efeitos da lei tanto sobre a proporção de estudantes consumidores de cultura, quanto sobre os gastos dos estudantes com esse tipo de bem. Para estimar uma relação causal, explora-se as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando-se as metodologias de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem. |
id |
USP-14_90c0847513fa3ec912080b37deee4c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/90312 |
network_acronym_str |
USP-14 |
network_name_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in BrazilOs efeitos da criação da lei da meia entrada para estudantes sobre o consumo de bens e serviços culturais no BrasilCultural economicsHalf price lawsEvaluation of public policyeconomia da culturalei da meia entradaavaliação de política públicaEste trabalho estima os efeitos da implementação da lei da meia entrada sobre o consumo de bens e serviços culturais dos estudantes brasileiros, utilizando as amostras coletadas para todas as regiões metropolitanas pelas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), realizadas em 1987/88, 1995/96, 2002/03 e 2008/09. Avaliam-se os efeitos da lei tanto sobre a proporção de estudantes consumidores de cultura, quanto sobre os gastos dos estudantes com esse tipo de bem. Para estimar uma relação causal, explora-se as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando-se as metodologias de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem.This paper estimates the effects of the laws of half price tickets on the consumptionof cultural goods and services of Brazilian students using samples collected for all metropolitanregions from the Household Budget Surveys (HBS), carried out in 1987/88,1995 / 96, 2002/03 and 2008/09. We evaluate the effects of the laws on the proportionof students that consume cultural services and changes in their expenses with thoseservices. We explore the time differences of the creation of those laws among Brazilianstates to estimate a causal relationship using the Difference-in-differences (DD) andTriple differences (DDD) methodology. We found that the laws of half price tickets hadpositive effects on increasing the likelihood that students consume cultural goods andservices and on raising their spending with those goods and services.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/9031210.1590/0101-416146471mfspEstudos Econômicos (São Paulo); v. 46 n. 4 (2016); 745-7811980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312/120036https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312/168630Copyright (c) 2016 Marcos Vinicio Wink Junior, Felipe Garcia Ribeiro, Stefano Florissi, Pedro Tonon Zuanazzi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWink Junior, Marcos VinicioRibeiro, Felipe GarciaFlorissi, StefanoZuanazzi, Pedro Tonon2021-02-09T15:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/90312Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-02-09T15:26:57Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil Os efeitos da criação da lei da meia entrada para estudantes sobre o consumo de bens e serviços culturais no Brasil |
title |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil |
spellingShingle |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil Wink Junior, Marcos Vinicio Cultural economics Half price laws Evaluation of public policy economia da cultura lei da meia entrada avaliação de política pública |
title_short |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil |
title_full |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil |
title_fullStr |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil |
title_full_unstemmed |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil |
title_sort |
The effects of the laws of half price tickets for students on the consumption of cultural goods and services in Brazil |
author |
Wink Junior, Marcos Vinicio |
author_facet |
Wink Junior, Marcos Vinicio Ribeiro, Felipe Garcia Florissi, Stefano Zuanazzi, Pedro Tonon |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Felipe Garcia Florissi, Stefano Zuanazzi, Pedro Tonon |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wink Junior, Marcos Vinicio Ribeiro, Felipe Garcia Florissi, Stefano Zuanazzi, Pedro Tonon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultural economics Half price laws Evaluation of public policy economia da cultura lei da meia entrada avaliação de política pública |
topic |
Cultural economics Half price laws Evaluation of public policy economia da cultura lei da meia entrada avaliação de política pública |
description |
Este trabalho estima os efeitos da implementação da lei da meia entrada sobre o consumo de bens e serviços culturais dos estudantes brasileiros, utilizando as amostras coletadas para todas as regiões metropolitanas pelas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF), realizadas em 1987/88, 1995/96, 2002/03 e 2008/09. Avaliam-se os efeitos da lei tanto sobre a proporção de estudantes consumidores de cultura, quanto sobre os gastos dos estudantes com esse tipo de bem. Para estimar uma relação causal, explora-se as diferentes datas de criação das leis da meia entrada entre os estados brasileiros utilizando-se as metodologias de Diferenças-em-Diferenças (DD) e Diferenças Triplas (DDD). Os resultados encontrados no presente trabalho sugerem que a criação da lei da meia entrada teve efeitos positivos tanto em termos de aumento na probabilidade dos estudantes consumirem bens e serviços culturais como em elevar seus gastos com esse tipo de bem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312 10.1590/0101-416146471mfsp |
url |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312 |
identifier_str_mv |
10.1590/0101-416146471mfsp |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312/120036 https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/90312/168630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo); v. 46 n. 4 (2016); 745-781 1980-5357 0101-4161 reponame:Estudos Econômicos (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
collection |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br |
_version_ |
1787713829909561344 |