A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35992 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. |
id |
USP-14_99e427e63c7e3239296ee163fcb79a1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/35992 |
network_acronym_str |
USP-14 |
network_name_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil Crechepré-escolaciclos escolaresproficiência escolarsaláriosDaycarepre-schooleducationschool performancewages Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. This paper examines the relations between daycare and pre-school, wages, education and school performance in Brazil using a survey with detailed information on education and earnings trajectories. We find that pre-school attendance has a positive relationship with primary, middle school, high school and college conclusion, even when we condition on parental education. Pre-schooling is associated with increases of 1.5 year in schooling and about 27% in wages. Pre-schooling is also associated with increases in standardized test scores in the 4th, 8th and 11th grades. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/3599210.1590/S0101-41612009000400005Estudos Econômicos (São Paulo); v. 39 n. 4 (2009); 811-850 1980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35992/38709Copyright (c) 2009 Andréa Zaitune Curi, Naércio Aquino Menezes-Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Andréa ZaituneMenezes-Filho, Naércio Aquino2020-12-21T07:32:16Zoai:revistas.usp.br:article/35992Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-21T07:32:16Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
spellingShingle |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil Curi, Andréa Zaitune Creche pré-escola ciclos escolares proficiência escolar salários Daycare pre-school education school performance wages |
title_short |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_full |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_fullStr |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_full_unstemmed |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
title_sort |
A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil |
author |
Curi, Andréa Zaitune |
author_facet |
Curi, Andréa Zaitune Menezes-Filho, Naércio Aquino |
author_role |
author |
author2 |
Menezes-Filho, Naércio Aquino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Andréa Zaitune Menezes-Filho, Naércio Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche pré-escola ciclos escolares proficiência escolar salários Daycare pre-school education school performance wages |
topic |
Creche pré-escola ciclos escolares proficiência escolar salários Daycare pre-school education school performance wages |
description |
Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35992 10.1590/S0101-41612009000400005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35992 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-41612009000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35992/38709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Andréa Zaitune Curi, Naércio Aquino Menezes-Filho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Andréa Zaitune Curi, Naércio Aquino Menezes-Filho http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo); v. 39 n. 4 (2009); 811-850 1980-5357 0101-4161 reponame:Estudos Econômicos (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
collection |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br |
_version_ |
1787713828631347200 |