A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curi, Andréa Zaitune
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636
https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005
Resumo: Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.
id INSP_896b466fe7b1c433793dc025ac839246
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/4636
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no BrasilCrechePré-escolaCiclos escolaresProficiência escolarSaláriosDay carePre-schoolEducationSchool performanceWageNeste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.This paper examines the relations between daycare and pre-school, wages, education and school performance in Brazil using a survey with detailed information on education and earnings trajectories. We find that pre-school attendance has a positive relationship with primary, middle school, high school and college conclusion, even when we condition on parental education. Pre-schooling is associated with increases of 1.5 year in schooling and about 27% in wages. Pre-schooling is also associated with increases in standardized test scores in the 4th, 8th and 11th grades.Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo2022-11-04T20:00:48Z2022-11-04T20:00:48Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 811-850Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005439Estudos Econômicos (São Paulo)BrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Andréa ZaituneCuri, Andréa ZaituneNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-12T03:01:11Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-12T03:01:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
title A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
spellingShingle A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
Curi, Andréa Zaitune
Creche
Pré-escola
Ciclos escolares
Proficiência escolar
Salários
Day care
Pre-school
Education
School performance
Wage
title_short A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
title_full A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
title_fullStr A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
title_full_unstemmed A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
title_sort A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
author Curi, Andréa Zaitune
author_facet Curi, Andréa Zaitune
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author_role author
author2 NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Andréa Zaitune
Curi, Andréa Zaitune
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Pré-escola
Ciclos escolares
Proficiência escolar
Salários
Day care
Pre-school
Education
School performance
Wage
topic Creche
Pré-escola
Ciclos escolares
Proficiência escolar
Salários
Day care
Pre-school
Education
School performance
Wage
description Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2022-11-04T20:00:48Z
2022-11-04T20:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636
https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005
4
39
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636
https://doi.org/10.1590/S0101-41612009000400005
identifier_str_mv 4
39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 811-850
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986268051767296