Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza, Eduardo P. S.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lisboa, Marcos de B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800
Resumo: No presente artigo procuramos, tendo em mente as imperfeições de mercado apontadas pela literatura e pela experiência internacional, e com base em dados originais da indústria farmacêutica, relacionar empiricamente o preço de medicamentos no Brasil com algumas variáveis explicativas. Encontramos que, consoante com estimações anteriores da experiência norte-americana, os medicamentos líderes no Brasil, antes da lei que instituiu o medicamento genérico, acomodavam o avanço de produtos similares (do mesmo princípio ativo, porém sem o teste de bioequivalência) e se recolhiam a segmentos inelásticos do mercado, elevando seus preços. Os similares, ao contrário, ao perderem mercado, reduziam seus preços em relação ao líder, de modo que uma redução no índice de concentração do mercado total de um princípio ativo tem efeitos ambíguos sobre seus preços, dependendo se a causa é uma queda da participação do líder ou um rearranjo dentre os seguidores.
id USP-14_a43d63c884a60d3fe9ccf48050034c91
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/35800
network_acronym_str USP-14
network_name_str Estudos Econômicos (São Paulo)
repository_id_str
spelling Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industryCredence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industrymedicamentos genéricosindústria farmacêuticabens credenciaisgeneric drugspharmaceutical industrycredence goodsNo presente artigo procuramos, tendo em mente as imperfeições de mercado apontadas pela literatura e pela experiência internacional, e com base em dados originais da indústria farmacêutica, relacionar empiricamente o preço de medicamentos no Brasil com algumas variáveis explicativas. Encontramos que, consoante com estimações anteriores da experiência norte-americana, os medicamentos líderes no Brasil, antes da lei que instituiu o medicamento genérico, acomodavam o avanço de produtos similares (do mesmo princípio ativo, porém sem o teste de bioequivalência) e se recolhiam a segmentos inelásticos do mercado, elevando seus preços. Os similares, ao contrário, ao perderem mercado, reduziam seus preços em relação ao líder, de modo que uma redução no índice de concentração do mercado total de um princípio ativo tem efeitos ambíguos sobre seus preços, dependendo se a causa é uma queda da participação do líder ou um rearranjo dentre os seguidores.Bearing in mind the market failures pointed out by the economic literature and following the international empirical evidence, and based on original micro data of the Brazilian pharmaceutical industry in the late 1990s, this article attempts to relate empirically drug prices in Brazil to some explaining variables. We find that, similarly to previous U.S. estimations, leading branded drugs accommodated share growth of the followers, turning towards a more inelastic market segment and raising their prices. On followers, in turn, a fall of the concentration index in a market had ambiguous effects: if due to reduced leader power, followers raised their relative prices; if due to a tougher competition within the fringe, their relative prices tended to go down.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/3580010.1590/S0101-41612003000400001Estudos Econômicos (São Paulo); v. 33 n. 4 (2003); 601-638 1980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800/38516Copyright (c) 2003 Eduardo P. S. Fiuza, Marcos de B. Lisboahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFiuza, Eduardo P. S.Lisboa, Marcos de B.2021-01-28T17:07:39Zoai:revistas.usp.br:article/35800Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-01-28T17:07:39Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
title Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
spellingShingle Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
Fiuza, Eduardo P. S.
medicamentos genéricos
indústria farmacêutica
bens credenciais
generic drugs
pharmaceutical industry
credence goods
title_short Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
title_full Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
title_fullStr Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
title_full_unstemmed Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
title_sort Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
author Fiuza, Eduardo P. S.
author_facet Fiuza, Eduardo P. S.
Lisboa, Marcos de B.
author_role author
author2 Lisboa, Marcos de B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiuza, Eduardo P. S.
Lisboa, Marcos de B.
dc.subject.por.fl_str_mv medicamentos genéricos
indústria farmacêutica
bens credenciais
generic drugs
pharmaceutical industry
credence goods
topic medicamentos genéricos
indústria farmacêutica
bens credenciais
generic drugs
pharmaceutical industry
credence goods
description No presente artigo procuramos, tendo em mente as imperfeições de mercado apontadas pela literatura e pela experiência internacional, e com base em dados originais da indústria farmacêutica, relacionar empiricamente o preço de medicamentos no Brasil com algumas variáveis explicativas. Encontramos que, consoante com estimações anteriores da experiência norte-americana, os medicamentos líderes no Brasil, antes da lei que instituiu o medicamento genérico, acomodavam o avanço de produtos similares (do mesmo princípio ativo, porém sem o teste de bioequivalência) e se recolhiam a segmentos inelásticos do mercado, elevando seus preços. Os similares, ao contrário, ao perderem mercado, reduziam seus preços em relação ao líder, de modo que uma redução no índice de concentração do mercado total de um princípio ativo tem efeitos ambíguos sobre seus preços, dependendo se a causa é uma queda da participação do líder ou um rearranjo dentre os seguidores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800
10.1590/S0101-41612003000400001
url https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800
identifier_str_mv 10.1590/S0101-41612003000400001
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800/38516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2003 Eduardo P. S. Fiuza, Marcos de B. Lisboa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2003 Eduardo P. S. Fiuza, Marcos de B. Lisboa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo); v. 33 n. 4 (2003); 601-638
1980-5357
0101-4161
reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estudos Econômicos (São Paulo)
collection Estudos Econômicos (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br
_version_ 1787713828574724096