Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800 |
Resumo: | No presente artigo procuramos, tendo em mente as imperfeições de mercado apontadas pela literatura e pela experiência internacional, e com base em dados originais da indústria farmacêutica, relacionar empiricamente o preço de medicamentos no Brasil com algumas variáveis explicativas. Encontramos que, consoante com estimações anteriores da experiência norte-americana, os medicamentos líderes no Brasil, antes da lei que instituiu o medicamento genérico, acomodavam o avanço de produtos similares (do mesmo princípio ativo, porém sem o teste de bioequivalência) e se recolhiam a segmentos inelásticos do mercado, elevando seus preços. Os similares, ao contrário, ao perderem mercado, reduziam seus preços em relação ao líder, de modo que uma redução no índice de concentração do mercado total de um princípio ativo tem efeitos ambíguos sobre seus preços, dependendo se a causa é uma queda da participação do líder ou um rearranjo dentre os seguidores. |
id |
USP-14_a43d63c884a60d3fe9ccf48050034c91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/35800 |
network_acronym_str |
USP-14 |
network_name_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industryCredence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industrymedicamentos genéricosindústria farmacêuticabens credenciaisgeneric drugspharmaceutical industrycredence goodsNo presente artigo procuramos, tendo em mente as imperfeições de mercado apontadas pela literatura e pela experiência internacional, e com base em dados originais da indústria farmacêutica, relacionar empiricamente o preço de medicamentos no Brasil com algumas variáveis explicativas. Encontramos que, consoante com estimações anteriores da experiência norte-americana, os medicamentos líderes no Brasil, antes da lei que instituiu o medicamento genérico, acomodavam o avanço de produtos similares (do mesmo princípio ativo, porém sem o teste de bioequivalência) e se recolhiam a segmentos inelásticos do mercado, elevando seus preços. Os similares, ao contrário, ao perderem mercado, reduziam seus preços em relação ao líder, de modo que uma redução no índice de concentração do mercado total de um princípio ativo tem efeitos ambíguos sobre seus preços, dependendo se a causa é uma queda da participação do líder ou um rearranjo dentre os seguidores.Bearing in mind the market failures pointed out by the economic literature and following the international empirical evidence, and based on original micro data of the Brazilian pharmaceutical industry in the late 1990s, this article attempts to relate empirically drug prices in Brazil to some explaining variables. We find that, similarly to previous U.S. estimations, leading branded drugs accommodated share growth of the followers, turning towards a more inelastic market segment and raising their prices. On followers, in turn, a fall of the concentration index in a market had ambiguous effects: if due to reduced leader power, followers raised their relative prices; if due to a tougher competition within the fringe, their relative prices tended to go down.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/3580010.1590/S0101-41612003000400001Estudos Econômicos (São Paulo); v. 33 n. 4 (2003); 601-638 1980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800/38516Copyright (c) 2003 Eduardo P. S. Fiuza, Marcos de B. Lisboahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFiuza, Eduardo P. S.Lisboa, Marcos de B.2021-01-28T17:07:39Zoai:revistas.usp.br:article/35800Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-01-28T17:07:39Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry |
title |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry |
spellingShingle |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry Fiuza, Eduardo P. S. medicamentos genéricos indústria farmacêutica bens credenciais generic drugs pharmaceutical industry credence goods |
title_short |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry |
title_full |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry |
title_fullStr |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry |
title_full_unstemmed |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry |
title_sort |
Credence goods and market power: an econometric study on the Brazilian pharmaceutical industry |
author |
Fiuza, Eduardo P. S. |
author_facet |
Fiuza, Eduardo P. S. Lisboa, Marcos de B. |
author_role |
author |
author2 |
Lisboa, Marcos de B. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiuza, Eduardo P. S. Lisboa, Marcos de B. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
medicamentos genéricos indústria farmacêutica bens credenciais generic drugs pharmaceutical industry credence goods |
topic |
medicamentos genéricos indústria farmacêutica bens credenciais generic drugs pharmaceutical industry credence goods |
description |
No presente artigo procuramos, tendo em mente as imperfeições de mercado apontadas pela literatura e pela experiência internacional, e com base em dados originais da indústria farmacêutica, relacionar empiricamente o preço de medicamentos no Brasil com algumas variáveis explicativas. Encontramos que, consoante com estimações anteriores da experiência norte-americana, os medicamentos líderes no Brasil, antes da lei que instituiu o medicamento genérico, acomodavam o avanço de produtos similares (do mesmo princípio ativo, porém sem o teste de bioequivalência) e se recolhiam a segmentos inelásticos do mercado, elevando seus preços. Os similares, ao contrário, ao perderem mercado, reduziam seus preços em relação ao líder, de modo que uma redução no índice de concentração do mercado total de um princípio ativo tem efeitos ambíguos sobre seus preços, dependendo se a causa é uma queda da participação do líder ou um rearranjo dentre os seguidores. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800 10.1590/S0101-41612003000400001 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0101-41612003000400001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/35800/38516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2003 Eduardo P. S. Fiuza, Marcos de B. Lisboa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2003 Eduardo P. S. Fiuza, Marcos de B. Lisboa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo); v. 33 n. 4 (2003); 601-638 1980-5357 0101-4161 reponame:Estudos Econômicos (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
collection |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br |
_version_ |
1787713828574724096 |