Heterogeneity of demand and product innovation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliari, Thiago
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ruiz, Ricardo Machado, Valente, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435
Resumo: Este paper discute o relacionamento entre a heterogeneidade da demanda em relação a critérios de escolha e à inovaçao de produto. É proposto um modelo evolucionário que apresenta como consumidores com informação imperfeita escolhem e selecionam bens diferenciados. O modelo conecta a informação e os critérios de escolha e sua relação com o processo inovativo das empresas. Como resultados, pode-se verificar que o preço apresenta uma importante função, mas a qualidade da informação, os erros de tolerância dos agentes e critérios para ordenação de preferência são importantes determinantes do desempenho das firmas em uma indústria com inovação de produtos.  
id USP-14_b0a833385d17c72f25a5b68fe5cccbbb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/107435
network_acronym_str USP-14
network_name_str Estudos Econômicos (São Paulo)
repository_id_str
spelling Heterogeneity of demand and product innovationHeterogeneity of demand and product innovationDemandaInformaçãoHeterogeneidadeInovaçãoModelo evolucionáriodemandinformationheterogeneityinnovationevolutionary modelEste paper discute o relacionamento entre a heterogeneidade da demanda em relação a critérios de escolha e à inovaçao de produto. É proposto um modelo evolucionário que apresenta como consumidores com informação imperfeita escolhem e selecionam bens diferenciados. O modelo conecta a informação e os critérios de escolha e sua relação com o processo inovativo das empresas. Como resultados, pode-se verificar que o preço apresenta uma importante função, mas a qualidade da informação, os erros de tolerância dos agentes e critérios para ordenação de preferência são importantes determinantes do desempenho das firmas em uma indústria com inovação de produtos.  This paper discusses the relationship between heterogeneity of demand regarding choice procedures and product innovation. We propose an evolutionary model showing how consumers with imperfect information chose and select differentiated goods. The model shows the role of information and choice procedures and its relation with the innovative process. The price plays an important role, but the quality of information, error tolerance and criteria for preference ordering are important determinants of the performance of firms in an industry with product innovation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2017-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/10743510.1590/0101-416147115trmEstudos Econômicos (São Paulo); v. 47 n. 1 (2017); 5-371980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435/124722https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435/168648Copyright (c) 2017 Thiago Caliari, Ricardo Machado Ruiz, Marco Valentehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaliari, ThiagoRuiz, Ricardo MachadoValente, Marco2021-02-09T15:49:00Zoai:revistas.usp.br:article/107435Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-02-09T15:49Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Heterogeneity of demand and product innovation
Heterogeneity of demand and product innovation
title Heterogeneity of demand and product innovation
spellingShingle Heterogeneity of demand and product innovation
Caliari, Thiago
Demanda
Informação
Heterogeneidade
Inovação
Modelo evolucionário
demand
information
heterogeneity
innovation
evolutionary model
title_short Heterogeneity of demand and product innovation
title_full Heterogeneity of demand and product innovation
title_fullStr Heterogeneity of demand and product innovation
title_full_unstemmed Heterogeneity of demand and product innovation
title_sort Heterogeneity of demand and product innovation
author Caliari, Thiago
author_facet Caliari, Thiago
Ruiz, Ricardo Machado
Valente, Marco
author_role author
author2 Ruiz, Ricardo Machado
Valente, Marco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliari, Thiago
Ruiz, Ricardo Machado
Valente, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Demanda
Informação
Heterogeneidade
Inovação
Modelo evolucionário
demand
information
heterogeneity
innovation
evolutionary model
topic Demanda
Informação
Heterogeneidade
Inovação
Modelo evolucionário
demand
information
heterogeneity
innovation
evolutionary model
description Este paper discute o relacionamento entre a heterogeneidade da demanda em relação a critérios de escolha e à inovaçao de produto. É proposto um modelo evolucionário que apresenta como consumidores com informação imperfeita escolhem e selecionam bens diferenciados. O modelo conecta a informação e os critérios de escolha e sua relação com o processo inovativo das empresas. Como resultados, pode-se verificar que o preço apresenta uma importante função, mas a qualidade da informação, os erros de tolerância dos agentes e critérios para ordenação de preferência são importantes determinantes do desempenho das firmas em uma indústria com inovação de produtos.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435
10.1590/0101-416147115trm
url https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435
identifier_str_mv 10.1590/0101-416147115trm
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435/124722
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435/168648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Thiago Caliari, Ricardo Machado Ruiz, Marco Valente
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Thiago Caliari, Ricardo Machado Ruiz, Marco Valente
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo); v. 47 n. 1 (2017); 5-37
1980-5357
0101-4161
reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estudos Econômicos (São Paulo)
collection Estudos Econômicos (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br
_version_ 1787713829945212928