Heterogeneity of demand and product innovation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435 |
Resumo: | Este paper discute o relacionamento entre a heterogeneidade da demanda em relação a critérios de escolha e à inovaçao de produto. É proposto um modelo evolucionário que apresenta como consumidores com informação imperfeita escolhem e selecionam bens diferenciados. O modelo conecta a informação e os critérios de escolha e sua relação com o processo inovativo das empresas. Como resultados, pode-se verificar que o preço apresenta uma importante função, mas a qualidade da informação, os erros de tolerância dos agentes e critérios para ordenação de preferência são importantes determinantes do desempenho das firmas em uma indústria com inovação de produtos. |
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Heterogeneity of demand and product innovationHeterogeneity of demand and product innovationDemandaInformaçãoHeterogeneidadeInovaçãoModelo evolucionáriodemandinformationheterogeneityinnovationevolutionary modelEste paper discute o relacionamento entre a heterogeneidade da demanda em relação a critérios de escolha e à inovaçao de produto. É proposto um modelo evolucionário que apresenta como consumidores com informação imperfeita escolhem e selecionam bens diferenciados. O modelo conecta a informação e os critérios de escolha e sua relação com o processo inovativo das empresas. Como resultados, pode-se verificar que o preço apresenta uma importante função, mas a qualidade da informação, os erros de tolerância dos agentes e critérios para ordenação de preferência são importantes determinantes do desempenho das firmas em uma indústria com inovação de produtos. This paper discusses the relationship between heterogeneity of demand regarding choice procedures and product innovation. We propose an evolutionary model showing how consumers with imperfect information chose and select differentiated goods. The model shows the role of information and choice procedures and its relation with the innovative process. The price plays an important role, but the quality of information, error tolerance and criteria for preference ordering are important determinants of the performance of firms in an industry with product innovation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2017-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/10743510.1590/0101-416147115trmEstudos Econômicos (São Paulo); v. 47 n. 1 (2017); 5-371980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435/124722https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/107435/168648Copyright (c) 2017 Thiago Caliari, Ricardo Machado Ruiz, Marco Valentehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaliari, ThiagoRuiz, Ricardo MachadoValente, Marco2021-02-09T15:49:00Zoai:revistas.usp.br:article/107435Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-02-09T15:49Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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