É atrativo tornar-se professor do ensino médio no Brasil? evidências com base em decomposições paramétricas e não paramétricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Ariana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Waltenberg, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/42400
Resumo: Neste artigo avalia-se a atratividade da ocupação de professor do Ensino Médio, talcomo expressa por diferenciais salariais entre essa categoria de professores e três gruposde comparação. Os dados provêm da PNAD, anos de 2006 e 2009, e as metodologiasempregadas são a tradicional decomposição de Oaxaca-Blinder e uma alternativa nãoparamétrica proposta por Ñopo (2008), que decompõe em quatro termos o diferencialtotal, destacando o diferencial dentro de um suporte comum de características observáveis.Os resultados indicam que professores do Ensino Médio possuem diferencialde remuneração favorável, porém decrescente, quando comparados a funcionáriospúblicos e empregados do setor privado. Além disso, e de modo mais preocupante, emcomparação a profissionais com qualificação semelhante, a situação é desfavorável aosprofessores, e mostra deterioração de 2006 para 2009. Resultados obtidos utilizandoambas as metodologias indicam que este último diferencial em grande medida não éatribuível às diferenças nas distribuições de características individuais, mas muito maisà parcela não explicada, o que pode representar baixa valorização social de professoresou diferenciais de produtividade pré-escolha ocupacional ou pós-escolha ocupacional.Qualquer que seja a razão, o déficit de remuneração no mercado de trabalho docentepode ser um dos fatores explicativos do baixo interesse de jovens talentosos pelaslicenciaturas com potenciais impactos negativos sobre a qualidade do aprendizadodos futuros alunos.
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