É atrativo tornar-se professor do ensino médio no Brasil? evidências com base em decomposições paramétricas e não paramétricas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/42400 |
Resumo: | Neste artigo avalia-se a atratividade da ocupação de professor do Ensino Médio, talcomo expressa por diferenciais salariais entre essa categoria de professores e três gruposde comparação. Os dados provêm da PNAD, anos de 2006 e 2009, e as metodologiasempregadas são a tradicional decomposição de Oaxaca-Blinder e uma alternativa nãoparamétrica proposta por Ñopo (2008), que decompõe em quatro termos o diferencialtotal, destacando o diferencial dentro de um suporte comum de características observáveis.Os resultados indicam que professores do Ensino Médio possuem diferencialde remuneração favorável, porém decrescente, quando comparados a funcionáriospúblicos e empregados do setor privado. Além disso, e de modo mais preocupante, emcomparação a profissionais com qualificação semelhante, a situação é desfavorável aosprofessores, e mostra deterioração de 2006 para 2009. Resultados obtidos utilizandoambas as metodologias indicam que este último diferencial em grande medida não éatribuível às diferenças nas distribuições de características individuais, mas muito maisà parcela não explicada, o que pode representar baixa valorização social de professoresou diferenciais de produtividade pré-escolha ocupacional ou pós-escolha ocupacional.Qualquer que seja a razão, o déficit de remuneração no mercado de trabalho docentepode ser um dos fatores explicativos do baixo interesse de jovens talentosos pelaslicenciaturas com potenciais impactos negativos sobre a qualidade do aprendizadodos futuros alunos. |
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É atrativo tornar-se professor do ensino médio no Brasil? evidências com base em decomposições paramétricas e não paramétricasWage differentialsTeachers' labor marketHigh school teachersAttractiveness of teacher's occupationÑopo decompositiondiferencial de saláriosprofessoresensino médioatratividade da carreira docenteNeste artigo avalia-se a atratividade da ocupação de professor do Ensino Médio, talcomo expressa por diferenciais salariais entre essa categoria de professores e três gruposde comparação. Os dados provêm da PNAD, anos de 2006 e 2009, e as metodologiasempregadas são a tradicional decomposição de Oaxaca-Blinder e uma alternativa nãoparamétrica proposta por Ñopo (2008), que decompõe em quatro termos o diferencialtotal, destacando o diferencial dentro de um suporte comum de características observáveis.Os resultados indicam que professores do Ensino Médio possuem diferencialde remuneração favorável, porém decrescente, quando comparados a funcionáriospúblicos e empregados do setor privado. Além disso, e de modo mais preocupante, emcomparação a profissionais com qualificação semelhante, a situação é desfavorável aosprofessores, e mostra deterioração de 2006 para 2009. Resultados obtidos utilizandoambas as metodologias indicam que este último diferencial em grande medida não éatribuível às diferenças nas distribuições de características individuais, mas muito maisà parcela não explicada, o que pode representar baixa valorização social de professoresou diferenciais de produtividade pré-escolha ocupacional ou pós-escolha ocupacional.Qualquer que seja a razão, o déficit de remuneração no mercado de trabalho docentepode ser um dos fatores explicativos do baixo interesse de jovens talentosos pelaslicenciaturas com potenciais impactos negativos sobre a qualidade do aprendizadodos futuros alunos.The article aims at evaluating the attractiveness of the teaching occupation at the secondaryeducation level, as reflected by wage gaps between this category of teachers andother professional categories, based on PNAD data for 2006 and 2009. The methodologiesemployed in the paper include the traditional Oaxaca-Blinder´s decomposition,as well as a non-parametric alternative proposed by Ñopo (2008), which decomposes agiven gap in four terms, emphasizing the gap within a common support of observablecharacteristics. Main results indicate that secondary school teachers have a favorable,albeit decreasing, pay gap when compared to civil servants and private sector workers.Furthermore, and more disturbing, compared with similarly-skilled professionals, thesituation becomes detrimental to teachers and it shows a decline from 2006 to 2009.Results obtained using both methodologies indicate that to a great extent the latter gapcannot be attributed to differences in the distributions of individuals’ characteristics,but rather to the unexplained fraction, which could translate a low social valuation ofthe teachers’ occupation, or a pre- or post-occupational choice productivity gap. Inany case, the low pay for teachers might be one of the factors explaining the lack ofinterest of young talented individuals for pursuing careers in education and teaching.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/42400Estudos Econômicos (São Paulo); v. 44 n. 1 (2014); 5-441980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/42400/81235Copyright (c) 2014 Ariana Britto, Fábio Waltenberghttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBritto, ArianaWaltenberg, Fábio2020-12-08T19:24:36Zoai:revistas.usp.br:article/42400Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-08T19:24:36Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste artigo avalia-se a atratividade da ocupação de professor do Ensino Médio, talcomo expressa por diferenciais salariais entre essa categoria de professores e três gruposde comparação. Os dados provêm da PNAD, anos de 2006 e 2009, e as metodologiasempregadas são a tradicional decomposição de Oaxaca-Blinder e uma alternativa nãoparamétrica proposta por Ñopo (2008), que decompõe em quatro termos o diferencialtotal, destacando o diferencial dentro de um suporte comum de características observáveis.Os resultados indicam que professores do Ensino Médio possuem diferencialde remuneração favorável, porém decrescente, quando comparados a funcionáriospúblicos e empregados do setor privado. Além disso, e de modo mais preocupante, emcomparação a profissionais com qualificação semelhante, a situação é desfavorável aosprofessores, e mostra deterioração de 2006 para 2009. Resultados obtidos utilizandoambas as metodologias indicam que este último diferencial em grande medida não éatribuível às diferenças nas distribuições de características individuais, mas muito maisà parcela não explicada, o que pode representar baixa valorização social de professoresou diferenciais de produtividade pré-escolha ocupacional ou pós-escolha ocupacional.Qualquer que seja a razão, o déficit de remuneração no mercado de trabalho docentepode ser um dos fatores explicativos do baixo interesse de jovens talentosos pelaslicenciaturas com potenciais impactos negativos sobre a qualidade do aprendizadodos futuros alunos. |
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