Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017 |
Resumo: | Este artigo discute como Kirzner moldou sua argumentação acerca da publicidade na teoria econômica em diferentes momentos da carreira, embora suas ideias sobre o tema tenham permanecido as mesmas. Explica-se que esta diferenciação argumentativa resultou da existência de dois públicos consecutivos a que Kirzner se dirigiu, a Escola Neoclássica e o Subjetivismo Radical. A existência desses dois grupos fez com que o autor alterasse sua defesa da teoria misesiana para a propaganda enquanto ferramenta de concorrência empresarial no processo de mercado. Conclui-se que Kirzner se direcionou a suas audiências na tentativa de influenciá-las, mas sem ter buscado se incluir entre tais grupos, usando termos comuns a esses auditórios para demarcar sua posição diferenciada com relação a eles. |
id |
USP-14_bdddc25b5e79f6693eaef52be7f86024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170017 |
network_acronym_str |
USP-14 |
network_name_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivismA argumentação de Kirzner sobre publicidade diante de dois auditórios: escola neoclássica e subjetivismo radicalIsrael KirznerAustrian schoolAdvertisingIsrael KirznerEscola AustríacaPublicidadeEste artigo discute como Kirzner moldou sua argumentação acerca da publicidade na teoria econômica em diferentes momentos da carreira, embora suas ideias sobre o tema tenham permanecido as mesmas. Explica-se que esta diferenciação argumentativa resultou da existência de dois públicos consecutivos a que Kirzner se dirigiu, a Escola Neoclássica e o Subjetivismo Radical. A existência desses dois grupos fez com que o autor alterasse sua defesa da teoria misesiana para a propaganda enquanto ferramenta de concorrência empresarial no processo de mercado. Conclui-se que Kirzner se direcionou a suas audiências na tentativa de influenciá-las, mas sem ter buscado se incluir entre tais grupos, usando termos comuns a esses auditórios para demarcar sua posição diferenciada com relação a eles.This article discusses how Kirzner shaped his argument about advertising in economic theory at different times in his career, although his ideas on the topic have remained the same. It is explained that this argumentative differentiation resulted from the existence of two consecutive audiences that Kirzner addressed, the Neoclassical School and Radical Subjectivism. The existence of these two groups made the author change his defense of the Misesian theory of advertising as a tool for entrepreneurial competition in the market process. It is concluded that Kirzner addressed his audiences in an attempt to influence them, but without having sought to be included among such groups because he uses terms common to these audiences as a way of demarcating his different position to them.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/17001710.1590/1980-53575144lceaEstudos Econômicos (São Paulo); v. 51 n. 4 (2021); 733-7581980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178890https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178891Copyright (c) 2021 Eduardo Angeli, Lucas Casonatohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasonato, LucasAngeli, Eduardo2022-04-28T10:00:41Zoai:revistas.usp.br:article/170017Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2022-04-28T10:00:41Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism A argumentação de Kirzner sobre publicidade diante de dois auditórios: escola neoclássica e subjetivismo radical |
title |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism |
spellingShingle |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism Casonato, Lucas Israel Kirzner Austrian school Advertising Israel Kirzner Escola Austríaca Publicidade |
title_short |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism |
title_full |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism |
title_fullStr |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism |
title_full_unstemmed |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism |
title_sort |
Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism |
author |
Casonato, Lucas |
author_facet |
Casonato, Lucas Angeli, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Angeli, Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casonato, Lucas Angeli, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Israel Kirzner Austrian school Advertising Israel Kirzner Escola Austríaca Publicidade |
topic |
Israel Kirzner Austrian school Advertising Israel Kirzner Escola Austríaca Publicidade |
description |
Este artigo discute como Kirzner moldou sua argumentação acerca da publicidade na teoria econômica em diferentes momentos da carreira, embora suas ideias sobre o tema tenham permanecido as mesmas. Explica-se que esta diferenciação argumentativa resultou da existência de dois públicos consecutivos a que Kirzner se dirigiu, a Escola Neoclássica e o Subjetivismo Radical. A existência desses dois grupos fez com que o autor alterasse sua defesa da teoria misesiana para a propaganda enquanto ferramenta de concorrência empresarial no processo de mercado. Conclui-se que Kirzner se direcionou a suas audiências na tentativa de influenciá-las, mas sem ter buscado se incluir entre tais grupos, usando termos comuns a esses auditórios para demarcar sua posição diferenciada com relação a eles. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017 10.1590/1980-53575144lcea |
url |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017 |
identifier_str_mv |
10.1590/1980-53575144lcea |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178890 https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Eduardo Angeli, Lucas Casonato http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Eduardo Angeli, Lucas Casonato http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo); v. 51 n. 4 (2021); 733-758 1980-5357 0101-4161 reponame:Estudos Econômicos (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
collection |
Estudos Econômicos (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br |
_version_ |
1787713833090940928 |