Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casonato, Lucas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Angeli, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017
Resumo: Este artigo discute como Kirzner moldou sua argumentação acerca da publicidade na teoria econômica em diferentes momentos da carreira, embora suas ideias sobre o tema tenham permanecido as mesmas. Explica-se que esta diferenciação argumentativa resultou da existência de dois públicos consecutivos a que Kirzner se dirigiu, a Escola Neoclássica e o Subjetivismo Radical. A existência desses dois grupos fez com que o autor alterasse sua defesa da teoria misesiana para a propaganda enquanto ferramenta de concorrência empresarial no processo de mercado. Conclui-se que Kirzner se direcionou a suas audiências na tentativa de influenciá-las, mas sem ter buscado se incluir entre tais grupos, usando termos comuns a esses auditórios para demarcar sua posição diferenciada com relação a eles.
id USP-14_bdddc25b5e79f6693eaef52be7f86024
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170017
network_acronym_str USP-14
network_name_str Estudos Econômicos (São Paulo)
repository_id_str
spelling Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivismA argumentação de Kirzner sobre publicidade diante de dois auditórios: escola neoclássica e subjetivismo radicalIsrael KirznerAustrian schoolAdvertisingIsrael KirznerEscola AustríacaPublicidadeEste artigo discute como Kirzner moldou sua argumentação acerca da publicidade na teoria econômica em diferentes momentos da carreira, embora suas ideias sobre o tema tenham permanecido as mesmas. Explica-se que esta diferenciação argumentativa resultou da existência de dois públicos consecutivos a que Kirzner se dirigiu, a Escola Neoclássica e o Subjetivismo Radical. A existência desses dois grupos fez com que o autor alterasse sua defesa da teoria misesiana para a propaganda enquanto ferramenta de concorrência empresarial no processo de mercado. Conclui-se que Kirzner se direcionou a suas audiências na tentativa de influenciá-las, mas sem ter buscado se incluir entre tais grupos, usando termos comuns a esses auditórios para demarcar sua posição diferenciada com relação a eles.This article discusses how Kirzner shaped his argument about advertising in economic theory at different times in his career, although his ideas on the topic have remained the same. It is explained that this argumentative differentiation resulted from the existence of two consecutive audiences that Kirzner addressed, the Neoclassical School and Radical Subjectivism. The existence of these two groups made the author change his defense of the Misesian theory of advertising as a tool for entrepreneurial competition in the market process. It is concluded that Kirzner addressed his audiences in an attempt to influence them, but without having sought to be included among such groups because he uses terms common to these audiences as a way of demarcating his different position to them.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2021-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/17001710.1590/1980-53575144lceaEstudos Econômicos (São Paulo); v. 51 n. 4 (2021); 733-7581980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178890https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178891Copyright (c) 2021 Eduardo Angeli, Lucas Casonatohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasonato, LucasAngeli, Eduardo2022-04-28T10:00:41Zoai:revistas.usp.br:article/170017Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2022-04-28T10:00:41Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
A argumentação de Kirzner sobre publicidade diante de dois auditórios: escola neoclássica e subjetivismo radical
title Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
spellingShingle Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
Casonato, Lucas
Israel Kirzner
Austrian school
Advertising
Israel Kirzner
Escola Austríaca
Publicidade
title_short Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
title_full Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
title_fullStr Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
title_full_unstemmed Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
title_sort Kirzner's argumentation about advertising in the presence of two auditoriums: neoclassical school and radical subjetivism
author Casonato, Lucas
author_facet Casonato, Lucas
Angeli, Eduardo
author_role author
author2 Angeli, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casonato, Lucas
Angeli, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Israel Kirzner
Austrian school
Advertising
Israel Kirzner
Escola Austríaca
Publicidade
topic Israel Kirzner
Austrian school
Advertising
Israel Kirzner
Escola Austríaca
Publicidade
description Este artigo discute como Kirzner moldou sua argumentação acerca da publicidade na teoria econômica em diferentes momentos da carreira, embora suas ideias sobre o tema tenham permanecido as mesmas. Explica-se que esta diferenciação argumentativa resultou da existência de dois públicos consecutivos a que Kirzner se dirigiu, a Escola Neoclássica e o Subjetivismo Radical. A existência desses dois grupos fez com que o autor alterasse sua defesa da teoria misesiana para a propaganda enquanto ferramenta de concorrência empresarial no processo de mercado. Conclui-se que Kirzner se direcionou a suas audiências na tentativa de influenciá-las, mas sem ter buscado se incluir entre tais grupos, usando termos comuns a esses auditórios para demarcar sua posição diferenciada com relação a eles.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017
10.1590/1980-53575144lcea
url https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017
identifier_str_mv 10.1590/1980-53575144lcea
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178890
https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/170017/178891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Eduardo Angeli, Lucas Casonato
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Eduardo Angeli, Lucas Casonato
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo); v. 51 n. 4 (2021); 733-758
1980-5357
0101-4161
reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estudos Econômicos (São Paulo)
collection Estudos Econômicos (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br
_version_ 1787713833090940928