Políticas fiscais para estabilização da dívida pública: uma abordagem de equilíbrio geral aplicada ao Brasil
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/143805 |
Resumo: | Usamos um modelo de equilíbrio geral aplicado dinâmico e determinístico com um agente representativo para avaliar alternativas de política fiscal para o Brasil. As alterações do mix fiscal que mais aumentam o produto per capita de longo prazo (em cerca de 2%) são: a redução do consumo do governo acompanhada pela redução da alíquota do imposto de renda sobre o capital e o aumento do investimento do governo financiado pela redução das transferências. A primeira delas também é a que produz o maior aumento do bem-estar. As estratégias de consolidação da dívida pública consideradas usaram apenas um instrumento fiscal e visaram reduzir a dívida pública em 10% em dez anos e sua estabilização subsequente. Sob o ponto de vista do nível de consumo e do nível do estoque de capital no longo prazo, e do fluxo descontado de bem-estar, o melhor instrumento foi na alíquota do imposto de renda sobre o capital. Sob a ótica do produto no longo prazo, o melhor instrumento foi o investimento do governo, seguido pela alíquota do imposto sobre a renda do capital. |
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Políticas fiscais para estabilização da dívida pública: uma abordagem de equilíbrio geral aplicada ao BrasilFiscal policies for public debt stabilization: a general equilibrium approach applied to Brazilpolítica fiscaldívida públicaequilíbrio geral dinâmicomodelos de crescimentofiscal policypublic debtdynamic general equilibriumgrowth modelsUsamos um modelo de equilíbrio geral aplicado dinâmico e determinístico com um agente representativo para avaliar alternativas de política fiscal para o Brasil. As alterações do mix fiscal que mais aumentam o produto per capita de longo prazo (em cerca de 2%) são: a redução do consumo do governo acompanhada pela redução da alíquota do imposto de renda sobre o capital e o aumento do investimento do governo financiado pela redução das transferências. A primeira delas também é a que produz o maior aumento do bem-estar. As estratégias de consolidação da dívida pública consideradas usaram apenas um instrumento fiscal e visaram reduzir a dívida pública em 10% em dez anos e sua estabilização subsequente. Sob o ponto de vista do nível de consumo e do nível do estoque de capital no longo prazo, e do fluxo descontado de bem-estar, o melhor instrumento foi na alíquota do imposto de renda sobre o capital. Sob a ótica do produto no longo prazo, o melhor instrumento foi o investimento do governo, seguido pela alíquota do imposto sobre a renda do capital.We used a deterministic dynamic applied general equilibrium model with a representative agentto evaluate fiscal policy alternatives for Brazil. The changes in the fiscal mix that mostly increasethe long-run per-capita output (by about 2%) are: the reduction of government consumptionaccompanied by the decrease of the capital income tax rate, and the increase of governmentinvestment financed by the reduction of transfers. The former is also the one the producesthe largest increase in welfare. The public debt consolidation strategies considered used onlyone fiscal instrument and aimed to reduce public debt by 10% in 10 years and its subsequentstabilization. From the point of view of the level of consumption and of the level of capitalstock in the long run, and of the discounted flow of welfare, the best instrument was the taxrate on capital income. From the point of view of output in the long-run, the best instrumentwas government investment, followed by the tax rate on capital income.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/14380510.1590/0101-41615011otaEstudos Econômicos (São Paulo); v. 50 n. 1 (2020); 5-421980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/143805/159964Copyright (c) 2020 Octavio Augusto Fontes Tourinho, Angelica Freire de Oliveira Brumhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTourinho, Octavio Augusto FontesBrum, Angelica Freire de Oliveira2021-01-04T15:03:54Zoai:revistas.usp.br:article/143805Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2021-01-04T15:03:54Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Usamos um modelo de equilíbrio geral aplicado dinâmico e determinístico com um agente representativo para avaliar alternativas de política fiscal para o Brasil. As alterações do mix fiscal que mais aumentam o produto per capita de longo prazo (em cerca de 2%) são: a redução do consumo do governo acompanhada pela redução da alíquota do imposto de renda sobre o capital e o aumento do investimento do governo financiado pela redução das transferências. A primeira delas também é a que produz o maior aumento do bem-estar. As estratégias de consolidação da dívida pública consideradas usaram apenas um instrumento fiscal e visaram reduzir a dívida pública em 10% em dez anos e sua estabilização subsequente. Sob o ponto de vista do nível de consumo e do nível do estoque de capital no longo prazo, e do fluxo descontado de bem-estar, o melhor instrumento foi na alíquota do imposto de renda sobre o capital. Sob a ótica do produto no longo prazo, o melhor instrumento foi o investimento do governo, seguido pela alíquota do imposto sobre a renda do capital. |
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