A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Valeria Ayres
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Crivellari, Helena Maria Tarchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712
Resumo: O artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.
id USP-15_47dd2b28dbd6a087c6abf883d33822a5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157712
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de modaThe information web and its challenges to fashion retail managersBusca de informaçõesGestão do conhecimentoALI SEBRAEVarejo de modaMicro e Pequena Empresa (MPE)Knowledge managementInformation seekingALI SEBRAEFashion retailMicro and Small BusinessO artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.This article analyses the process of information seeking by managers of fashion retail stores. Based on results of a master´s research, which studied micro and small companies in Belo Horizonte, the article aims to focus on the difficulties faced by owners and managers. The study was based on Choo's proposal of the Three Arenas, elaborated from models of information seeking, namely: Sense-Making, Information Seeking Process - ISP and Situational Model. The methodology of the empirical study included a quantitative / qualitative process, with questionnaires, followed by semi-structured interviews whith the managers. The conclusions indicate to the existence of several difficulties arising from the routine of these fashion retailers; in addition, it has been observerd that some relevante obstacles are the outcome of a specificity of the fashion field: the excess of information, produced by diverse sources and agents, forming a complex web of data and information.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/15771210.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 11 n. 1 (2020); 114-1342178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712/163504Copyright (c) 2020 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Valeria AyresCrivellari, Helena Maria Tarchi2021-02-03T16:27:34ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
The information web and its challenges to fashion retail managers
title A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
spellingShingle A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
Magalhães, Valeria Ayres
Busca de informações
Gestão do conhecimento
ALI SEBRAE
Varejo de moda
Micro e Pequena Empresa (MPE)
Knowledge management
Information seeking
ALI SEBRAE
Fashion retail
Micro and Small Business
title_short A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
title_full A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
title_fullStr A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
title_full_unstemmed A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
title_sort A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
author Magalhães, Valeria Ayres
author_facet Magalhães, Valeria Ayres
Crivellari, Helena Maria Tarchi
author_role author
author2 Crivellari, Helena Maria Tarchi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Valeria Ayres
Crivellari, Helena Maria Tarchi
dc.subject.por.fl_str_mv Busca de informações
Gestão do conhecimento
ALI SEBRAE
Varejo de moda
Micro e Pequena Empresa (MPE)
Knowledge management
Information seeking
ALI SEBRAE
Fashion retail
Micro and Small Business
topic Busca de informações
Gestão do conhecimento
ALI SEBRAE
Varejo de moda
Micro e Pequena Empresa (MPE)
Knowledge management
Information seeking
ALI SEBRAE
Fashion retail
Micro and Small Business
description O artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712
10.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712/163504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 11 n. 1 (2020); 114-134
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839504031744