A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712 |
Resumo: | O artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações. |
id |
USP-15_47dd2b28dbd6a087c6abf883d33822a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/157712 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de modaThe information web and its challenges to fashion retail managersBusca de informaçõesGestão do conhecimentoALI SEBRAEVarejo de modaMicro e Pequena Empresa (MPE)Knowledge managementInformation seekingALI SEBRAEFashion retailMicro and Small BusinessO artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações.This article analyses the process of information seeking by managers of fashion retail stores. Based on results of a master´s research, which studied micro and small companies in Belo Horizonte, the article aims to focus on the difficulties faced by owners and managers. The study was based on Choo's proposal of the Three Arenas, elaborated from models of information seeking, namely: Sense-Making, Information Seeking Process - ISP and Situational Model. The methodology of the empirical study included a quantitative / qualitative process, with questionnaires, followed by semi-structured interviews whith the managers. The conclusions indicate to the existence of several difficulties arising from the routine of these fashion retailers; in addition, it has been observerd that some relevante obstacles are the outcome of a specificity of the fashion field: the excess of information, produced by diverse sources and agents, forming a complex web of data and information.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/15771210.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 11 n. 1 (2020); 114-1342178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712/163504Copyright (c) 2020 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Valeria AyresCrivellari, Helena Maria Tarchi2021-02-03T16:27:34ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda The information web and its challenges to fashion retail managers |
title |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda |
spellingShingle |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda Magalhães, Valeria Ayres Busca de informações Gestão do conhecimento ALI SEBRAE Varejo de moda Micro e Pequena Empresa (MPE) Knowledge management Information seeking ALI SEBRAE Fashion retail Micro and Small Business |
title_short |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda |
title_full |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda |
title_fullStr |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda |
title_full_unstemmed |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda |
title_sort |
A teia da informação e os desafios dos gestores do varejo de moda |
author |
Magalhães, Valeria Ayres |
author_facet |
Magalhães, Valeria Ayres Crivellari, Helena Maria Tarchi |
author_role |
author |
author2 |
Crivellari, Helena Maria Tarchi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Valeria Ayres Crivellari, Helena Maria Tarchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Busca de informações Gestão do conhecimento ALI SEBRAE Varejo de moda Micro e Pequena Empresa (MPE) Knowledge management Information seeking ALI SEBRAE Fashion retail Micro and Small Business |
topic |
Busca de informações Gestão do conhecimento ALI SEBRAE Varejo de moda Micro e Pequena Empresa (MPE) Knowledge management Information seeking ALI SEBRAE Fashion retail Micro and Small Business |
description |
O artigo aborda o processo de busca de informações de gestores de lojas de varejo de moda. Baseado em resultados de pesquisa de mestrado, que estudou empresas de micro e pequeno porte de Belo Horizonte, o artigo tem como objetivo focalizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores. Do ponto de vista teórico, centrou-se em elementos da sociologia da moda e na proposta das três arenas de Choo, elaborada a partir de modelos de busca de informação, a saber: Sense-Making, Information Seeking Process – ISP e Modelo Situacional. A metodologia do estudo empírico englobou um processo quanti/qualitativo, com aplicação de questionários, seguido de entrevistas semi-estruturadas com os gestores. As conclusões apontam a existência de diversas dificuldades decorrentes da rotina desses lojistas de moda; além disso, observou-se que alguns entraves relevantes são fruto de uma especificidade do campo da moda: o excesso de informações, produzidas por diversas fontes e agentes, formando uma teia complexa de dados e informações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712 10.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v11i1p114-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/157712/163504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 11 n. 1 (2020); 114-134 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713839504031744 |