Informative accessibility for people with visual disabilities in a university library
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/178690 |
Resumo: | Procura verificar se há acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em uma biblioteca universitária, levando-se em consideração tipos de acessibilidade como a arquitetônica, comunicacional e instrumental. A pesquisa é um estudo de caso, complementado por revisão bibliográfica. Como instrumento de levantamento de dados, utilizou-se de checklist, que contempla itens referentes às normas e legislações inerentes à acessibilidade para pessoas com deficiência. É uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritivo. A abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Com o estudo, a discussão sobre o tema chama atenção para práticas mais efetivas de acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em bibliotecas universitárias e aspectos intrínsecos à função fim de disseminar a informação para um público específico. Conclui-se que a acessibilidade informacional na biblioteca pesquisada se dá de forma parcial, visto que o acesso efetivo à informação no espaço físico apresenta ausência de requisitos elencados nas normas e recomendações de acessibilidade, embora haja instrumentos adequados e convenientes para prestação de serviços e produtos informacionais adaptados para este público. |
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Informative accessibility for people with visual disabilities in a university libraryAcessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em uma biblioteca universitáriaInformational acessibilityVisually impaired personUniversity libraryAcessibilidade informacionalPessoa com deficiência visualBiblioteca universitáriaProcura verificar se há acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em uma biblioteca universitária, levando-se em consideração tipos de acessibilidade como a arquitetônica, comunicacional e instrumental. A pesquisa é um estudo de caso, complementado por revisão bibliográfica. Como instrumento de levantamento de dados, utilizou-se de checklist, que contempla itens referentes às normas e legislações inerentes à acessibilidade para pessoas com deficiência. É uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritivo. A abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Com o estudo, a discussão sobre o tema chama atenção para práticas mais efetivas de acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em bibliotecas universitárias e aspectos intrínsecos à função fim de disseminar a informação para um público específico. Conclui-se que a acessibilidade informacional na biblioteca pesquisada se dá de forma parcial, visto que o acesso efetivo à informação no espaço físico apresenta ausência de requisitos elencados nas normas e recomendações de acessibilidade, embora haja instrumentos adequados e convenientes para prestação de serviços e produtos informacionais adaptados para este público.It seeks to verify if there is informational accessibility for people with visual impairments in a university library, taking into account types of accessibility such as architectural, communicational and instrumental. The research is a case study, complemented by a bibliographic review. As a data collection instrument, a checklist was used, which includes items related to the rules and legislation inherent to accessibility for people with disabilities. It is an applied research, exploratory and descriptive. The data approach is qualitative in nature. With the study, the discussion on the theme calls attention to more effective practices of informational accessibility for people with visual impairments in university libraries and aspects intrinsic to the function in order to disseminate information to a specific audience. It is concluded that the informational accessibility in the researched library occurs in a partial way, since the effective access to information in the physical space presents the absence of requirements listed in the accessibility standards and recommendations, although there are adequate and convenient instruments to provide services and products information adapted for this audience. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/17869010.11606/issn.2178-2075.v12i1p104-124InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 1 (2021); 104-1242178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/178690/172368Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Maria José Rodrigues de Brasil, Marcus Vinicius de Oliveira2021-06-16T14:25:46ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
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