Crises, paradigms, and Information Science: reflections from the scientific community concept
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/208795 |
Resumo: | O paradigma entendido como um consenso, um padrão a ser adotado que inclui um conjunto de teorias, crenças, valores e técnicas partilhadas por uma comunidade científica é problemático quando analisado de um ponto de vista que leva em consideração as nuances da atividade científica em geral e os paradigmas informacionais da Ciência da Informação. Como hipótese, parte-se da ideia de que a compreensão das revoluções científicas e das crises como inerentes aos próprios paradigmas da informação contribuem para o desenvolvimento e o fortalecimento do conceito de comunidades científicas na área. Esta pesquisa visa realizar uma reflexão acerca da crise paradigmática do conhecimento científico e de suas implicações no âmbito da Ciência da Informação, apresentando aspectos relativos ao contexto da comunidade científica, dos paradigmas da informação e das ocorrências de crises paradigmáticas em informação. Com base na técnica de pesquisa documental indireta, foram utilizadas fontes bibliográficas, selecionadas de acordo com a abordagem escolhida para o tema. Dessa forma, a pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada traça um quadro geral para uma análise específica do entendimento da crise paradigmática na comunidade científica da Ciência da Informação. Os resultados evidenciam, além da viabilidade de paradigmas múltiplos na Ciência da Informação, que rupturas, crises, problemas, descontinuidades, dúvidas, erros e acasos deveriam ser incorporados aos estudos epistemológicos e paradigmáticos do campo. A discussão realça a crítica às limitações de um paradigma na Ciência da Informação, evidenciando que os diversos paradigmas coexistem devido a um princípio ético em torno da coletividade e interdisciplinaridade enquanto características predominantes do conceito de comunidade científica da área. Em conclusão, este trabalho reafirma que o consenso paradigmático e a harmonia conceitual são formas ideais da ciência, mas o que move a pesquisa na comunidade científica da Ciência da Informação são os processos contínuos, as investigações e as tentativas de relacionar semelhanças e diferenças. Assim, o artigo contribui para o avanço nas discussões sobre a noção de crises paradigmáticas e sua relação com os efeitos no conceito de comunidade científica e informação nos três paradigmas escolhidos para a análise na Ciência da Informação. |
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Crises, paradigms, and Information Science: reflections from the scientific community conceptCrises, paradigmas e a Ciência da Informação: reflexões a partir do conceito de comunidade científicaCiência da InformaçãoComunidade CientíficaParadigmasCrise paradigmáticaInformation ScienceScientific communityParadigmsParadigmatic crisisO paradigma entendido como um consenso, um padrão a ser adotado que inclui um conjunto de teorias, crenças, valores e técnicas partilhadas por uma comunidade científica é problemático quando analisado de um ponto de vista que leva em consideração as nuances da atividade científica em geral e os paradigmas informacionais da Ciência da Informação. Como hipótese, parte-se da ideia de que a compreensão das revoluções científicas e das crises como inerentes aos próprios paradigmas da informação contribuem para o desenvolvimento e o fortalecimento do conceito de comunidades científicas na área. Esta pesquisa visa realizar uma reflexão acerca da crise paradigmática do conhecimento científico e de suas implicações no âmbito da Ciência da Informação, apresentando aspectos relativos ao contexto da comunidade científica, dos paradigmas da informação e das ocorrências de crises paradigmáticas em informação. Com base na técnica de pesquisa documental indireta, foram utilizadas fontes bibliográficas, selecionadas de acordo com a abordagem escolhida para o tema. Dessa forma, a pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada traça um quadro geral para uma análise específica do entendimento da crise paradigmática na comunidade científica da Ciência da Informação. Os resultados evidenciam, além da viabilidade de paradigmas múltiplos na Ciência da Informação, que rupturas, crises, problemas, descontinuidades, dúvidas, erros e acasos deveriam ser incorporados aos estudos epistemológicos e paradigmáticos do campo. A discussão realça a crítica às limitações de um paradigma na Ciência da Informação, evidenciando que os diversos paradigmas coexistem devido a um princípio ético em torno da coletividade e interdisciplinaridade enquanto características predominantes do conceito de comunidade científica da área. Em conclusão, este trabalho reafirma que o consenso paradigmático e a harmonia conceitual são formas ideais da ciência, mas o que move a pesquisa na comunidade científica da Ciência da Informação são os processos contínuos, as investigações e as tentativas de relacionar semelhanças e diferenças. Assim, o artigo contribui para o avanço nas discussões sobre a noção de crises paradigmáticas e sua relação com os efeitos no conceito de comunidade científica e informação nos três paradigmas escolhidos para a análise na Ciência da Informação.The paradigm understood as a consensus, a standard to be adopted that includes a set of theories, beliefs, values, and techniques shared by a scientific community is problematic when analyzed from a point of view that considers the nuances of scientific activity in general and informational paradigms of Information Science. As hypothesis, we work from the idea that understanding scientific revolutions and crises as inherent to the information paradigms in Information Science contributes to the development and strengthening of the concept of scientific communities in the area. This research aims to reflect on the paradigmatic crisis of scientific knowledge and its implications within the scope of Information Science, presenting aspects related to the context of the scientific community, the information paradigms, and the occurrence of paradigmatic crises in information. Based on the indirect documentary research technique, bibliographic sources were used, selected according to the approach chosen for the topic. Therefore, the research is qualitative, and the methodology used outlines a general framework for a specific analysis of the understanding of the paradigmatic crisis in the scientific community of Information Science. The results show, in addition to the viability of multiple paradigms in Information Science, that ruptures, crises, problems, discontinuities, doubts, errors, and accidents should be incorporated into epistemological and paradigmatic studies in the field. The discussion highlights the criticism to the limitations of a paradigm in Information Science, showing that the different paradigms coexist due to an ethical principle around collectivity and interdisciplinarity as predominant characteristics of the concept of scientific community in the area. In conclusion, this work reaffirms that paradigmatic consensus and conceptual harmony are ideal forms of science, but what moves research in the scientific community of Information Science are the continuous processes, investigations, and attempts to relate similarities and differences. This us, the article contributes to advancing discussions on the notion of paradigmatic crises and their relationship with the effects on the concept of scientific community and information in the three paradigms chosen for analysis in Information Science.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2024-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/20879510.11606/issn.2178-2075.incid.2024.208795InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 15 n. 1 (2024); e-2087952178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/208795/204508Copyright (c) 2024 Sonia Oliveira Matos Moutinho, Marivalde Moacir Francelin, Carlos Cândido de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoutinho, Sonia Oliveira MatosFrancelin, Marivalde MoacirAlmeida, Carlos Cândido de2024-05-09T18:45:52Zoai:revistas.usp.br:article/208795Revistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUBhttp://www.revistas.usp.br/incid/oaiclaudiomarcondes@ffclrp.usp.br||santarem@usp.br|| sumeire@ffclrp.usp.br2178-20752178-2075opendoar:2024-05-09T18:45:52InCID - Universidade de São Paulo (USP)false |
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