A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929 |
Resumo: | Apresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho. |
id |
USP-15_6e47fde667aaccc5e3b7f987fd444ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/89929 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológicoThe notion of information literacy and the sociology of education and labor: epistemological struggleCompetence. Information literacy. Education. Labor.CompetênciaCompetência em informaçãoEducaçãoTrabalhoApresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho.It presents the social and scientific dimension that the competency notion in contemporary takes to draw connections with the meaning and implications of qualification established through the relationship between education and labor and the restructuring of the means of production. Seeks to understand and collaborate with the reflection of the social and scientific uses of the term competence and interrelation with information literacy. Descriptive study, with qualitative analyzes from the literature of Library Science, Information Science and Sociology. The information literacy is displayed as a result of social changes, mainly educational thereby impacting traditional areas of accumulation and dissemination of information, such as libraries.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/8992910.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 84-1052178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929/103960Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marcos AurelioDumont, Lígia Maria Moreira2015-10-02T18:38:25ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico The notion of information literacy and the sociology of education and labor: epistemological struggle |
title |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico |
spellingShingle |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico Gomes, Marcos Aurelio Competence. Information literacy. Education. Labor. Competência Competência em informação Educação Trabalho |
title_short |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico |
title_full |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico |
title_fullStr |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico |
title_full_unstemmed |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico |
title_sort |
A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico |
author |
Gomes, Marcos Aurelio |
author_facet |
Gomes, Marcos Aurelio Dumont, Lígia Maria Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Dumont, Lígia Maria Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marcos Aurelio Dumont, Lígia Maria Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competence. Information literacy. Education. Labor. Competência Competência em informação Educação Trabalho |
topic |
Competence. Information literacy. Education. Labor. Competência Competência em informação Educação Trabalho |
description |
Apresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929/103960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 84-105 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713838733328384 |