A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marcos Aurelio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dumont, Lígia Maria Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929
Resumo: Apresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho.
id USP-15_6e47fde667aaccc5e3b7f987fd444ac1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/89929
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológicoThe notion of information literacy and the sociology of education and labor: epistemological struggleCompetence. Information literacy. Education. Labor.CompetênciaCompetência em informaçãoEducaçãoTrabalhoApresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho.It presents the social and scientific dimension that the competency notion in contemporary takes to draw connections with the meaning and implications of qualification established through the relationship between education and labor and the restructuring of the means of production. Seeks to understand and collaborate with the reflection of the social and scientific uses of the term competence and interrelation with information literacy. Descriptive study, with qualitative analyzes from the literature of Library Science, Information Science and Sociology. The information literacy is displayed as a result of social changes, mainly educational thereby impacting traditional areas of accumulation and dissemination of information, such as libraries.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2015-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/8992910.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 84-1052178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929/103960Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marcos AurelioDumont, Lígia Maria Moreira2015-10-02T18:38:25ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
The notion of information literacy and the sociology of education and labor: epistemological struggle
title A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
spellingShingle A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
Gomes, Marcos Aurelio
Competence. Information literacy. Education. Labor.
Competência
Competência em informação
Educação
Trabalho
title_short A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
title_full A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
title_fullStr A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
title_full_unstemmed A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
title_sort A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico
author Gomes, Marcos Aurelio
author_facet Gomes, Marcos Aurelio
Dumont, Lígia Maria Moreira
author_role author
author2 Dumont, Lígia Maria Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marcos Aurelio
Dumont, Lígia Maria Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Competence. Information literacy. Education. Labor.
Competência
Competência em informação
Educação
Trabalho
topic Competence. Information literacy. Education. Labor.
Competência
Competência em informação
Educação
Trabalho
description Apresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929
10.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89929/103960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 6 n. 2 (2015); 84-105
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713838733328384