Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brisola, Anna Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sampaio, Denise Braga, Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/188364
Resumo: Based on the literature on Competence in Information (Coinfo) and Critical Information Literacy (CCI), the article aims, through an exploratory research, qualitative approach and bibliographic procedure based on academic productions and books, to outline the main concepts of these two themes to analyze them comparatively. In this sense, by representing these concepts and their interrelationships through the elaboration of concept maps (using the CmapTools software), it was possible to identify differences, intersections and possible complementarities between these themes.
id USP-15_8e1b78ee790ebb669e7338d2ca470ee3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188364
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma propostaConceptual outlines information literacy and critical information literacy: a proposalCompetência em InformaçãoCompetência Crítica em InformaçãoMapa conceitualInformation LiteracyCritical Information LiteracyConcept MapsBased on the literature on Competence in Information (Coinfo) and Critical Information Literacy (CCI), the article aims, through an exploratory research, qualitative approach and bibliographic procedure based on academic productions and books, to outline the main concepts of these two themes to analyze them comparatively. In this sense, by representing these concepts and their interrelationships through the elaboration of concept maps (using the CmapTools software), it was possible to identify differences, intersections and possible complementarities between these themes.A partir de uma revisão de literatura sobre Competência em Informação (Coinfo) e Competência Crítica em Informação (CCI), esta pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico buscou delinear os principais conceitos destas temáticas para compreendê-las. Neste intuito, representando as interrelações destes conceitos mediante mapas conceituais (utilizando o software CmapTools), foi possível identificar as aproximações e distinções entre elas.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18836410.11606/issn.2178-2075.v13i1p6-26InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 6-262178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/188364/183680Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrisola, Anna Cristina Sampaio, Denise BragaRamos Junior, Maurício Augusto Cabral2022-07-01T18:48:56ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
Conceptual outlines information literacy and critical information literacy: a proposal
title Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
spellingShingle Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
Brisola, Anna Cristina
Competência em Informação
Competência Crítica em Informação
Mapa conceitual
Information Literacy
Critical Information Literacy
Concept Maps
title_short Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
title_full Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
title_fullStr Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
title_full_unstemmed Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
title_sort Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta
author Brisola, Anna Cristina
author_facet Brisola, Anna Cristina
Sampaio, Denise Braga
Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
author_role author
author2 Sampaio, Denise Braga
Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brisola, Anna Cristina
Sampaio, Denise Braga
Ramos Junior, Maurício Augusto Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em Informação
Competência Crítica em Informação
Mapa conceitual
Information Literacy
Critical Information Literacy
Concept Maps
topic Competência em Informação
Competência Crítica em Informação
Mapa conceitual
Information Literacy
Critical Information Literacy
Concept Maps
description Based on the literature on Competence in Information (Coinfo) and Critical Information Literacy (CCI), the article aims, through an exploratory research, qualitative approach and bibliographic procedure based on academic productions and books, to outline the main concepts of these two themes to analyze them comparatively. In this sense, by representing these concepts and their interrelationships through the elaboration of concept maps (using the CmapTools software), it was possible to identify differences, intersections and possible complementarities between these themes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/188364
10.11606/issn.2178-2075.v13i1p6-26
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/188364
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p6-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/188364/183680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 1 (2022); 6-26
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713838120960000