Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheira, Fausto José Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Raquel do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800
Resumo: A população idosa tem crescido cada vez mais. Esse fenômeno é oriundo de diferentes fatores, dentre eles, o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina. Com base nessas inferências, é necessário adotar práticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. O ato de ler e sua dinâmica possibilitam que os idosos possam formar novos conceitos sobre o mundo em que vivem, sobretudo, o papel que desempenham na sociedade e na família. Dessa maneira, a mediação da leitura torna-se relevante ao proporcionar bem-estar e ajudar os idosos a superarem problemas de comunicação e de interação. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar, com base na literatura da Ciência da Informação, como a mediação da leitura ao ser realizada de maneira consciente pode contribuir com a vida sociocultural do idoso. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se pauta nos estudos da Ciência da Informação sobre a mediação da leitura voltada aos idosos. Considerando as reflexões apresentadas sobre a mediação da leitura, entende-se que ela é sobremaneira importante na vida dos idosos e pode colaborar para o processo de inclusão social e bem-estar. Constatou-se também que a mediação consciente da leitura pode colaborar com a qualidade de vida do idoso, trazendo benefícios para o biopsicossocial desses sujeitos.  
id USP-15_70ff289f176f431e8666d6bb6a597cf8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183800
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information scienceMediação da leitura com o idoso: perspectivas a partir da literatura científica da Ciência da InformaçãoMediação da informaçãoMediação da leituraIdosoReading mediationInformation mediationReading with the elderlyLong-stay Institutions for the Elderly (ILPI)A população idosa tem crescido cada vez mais. Esse fenômeno é oriundo de diferentes fatores, dentre eles, o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina. Com base nessas inferências, é necessário adotar práticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. O ato de ler e sua dinâmica possibilitam que os idosos possam formar novos conceitos sobre o mundo em que vivem, sobretudo, o papel que desempenham na sociedade e na família. Dessa maneira, a mediação da leitura torna-se relevante ao proporcionar bem-estar e ajudar os idosos a superarem problemas de comunicação e de interação. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar, com base na literatura da Ciência da Informação, como a mediação da leitura ao ser realizada de maneira consciente pode contribuir com a vida sociocultural do idoso. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se pauta nos estudos da Ciência da Informação sobre a mediação da leitura voltada aos idosos. Considerando as reflexões apresentadas sobre a mediação da leitura, entende-se que ela é sobremaneira importante na vida dos idosos e pode colaborar para o processo de inclusão social e bem-estar. Constatou-se também que a mediação consciente da leitura pode colaborar com a qualidade de vida do idoso, trazendo benefícios para o biopsicossocial desses sujeitos.  The elderly population has grown more and more. This phenomenon is due to different factors, among them, the increase in life expectancy and the advancement of Medicine. Based on these inferences, it is necessary to adopt practices that can contribute to improving the quality of life in old age. The act of reading and its dynamics enable the elderly to form new concepts about the world in which they live, above all, the role they play in society and in the family. In this way, reading mediation becomes relevant by providing well-being and helping the elderly to overcome communication and interaction problems. In this perspective, the objective of this research was to analyze, based on the Information Science literature, how the mediation of reading when done in a conscious way can contribute to the socio-cultural life of the elderly. As for the methodology, it is a bibliographic research that is guided by the studies of Information Science on the mediation of reading aimed at the elderly. Considering the reflections presented on the mediation of reading, it is understood that it is extremely important in the lives of the elderly and can contribute to the process of social inclusion and well-being. It was also found that conscious mediation of reading can contribute to the quality of life of the elderly, bringing benefits to the biopsychosocial of these subjects.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18380010.11606/issn.2178-2075.v12i2p109-125InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 109-1252178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800/177595Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCalheira, Fausto José SilvaSantos, Raquel do Rosário2021-11-30T14:53:27ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
Mediação da leitura com o idoso: perspectivas a partir da literatura científica da Ciência da Informação
title Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
spellingShingle Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
Calheira, Fausto José Silva
Mediação da informação
Mediação da leitura
Idoso
Reading mediation
Information mediation
Reading with the elderly
Long-stay Institutions for the Elderly (ILPI)
title_short Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
title_full Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
title_fullStr Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
title_full_unstemmed Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
title_sort Mediation of reading with the elderly: perspectives from the scientific literature of information science
author Calheira, Fausto José Silva
author_facet Calheira, Fausto José Silva
Santos, Raquel do Rosário
author_role author
author2 Santos, Raquel do Rosário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calheira, Fausto José Silva
Santos, Raquel do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da informação
Mediação da leitura
Idoso
Reading mediation
Information mediation
Reading with the elderly
Long-stay Institutions for the Elderly (ILPI)
topic Mediação da informação
Mediação da leitura
Idoso
Reading mediation
Information mediation
Reading with the elderly
Long-stay Institutions for the Elderly (ILPI)
description A população idosa tem crescido cada vez mais. Esse fenômeno é oriundo de diferentes fatores, dentre eles, o aumento da expectativa de vida e o avanço da Medicina. Com base nessas inferências, é necessário adotar práticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida na terceira idade. O ato de ler e sua dinâmica possibilitam que os idosos possam formar novos conceitos sobre o mundo em que vivem, sobretudo, o papel que desempenham na sociedade e na família. Dessa maneira, a mediação da leitura torna-se relevante ao proporcionar bem-estar e ajudar os idosos a superarem problemas de comunicação e de interação. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar, com base na literatura da Ciência da Informação, como a mediação da leitura ao ser realizada de maneira consciente pode contribuir com a vida sociocultural do idoso. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se pauta nos estudos da Ciência da Informação sobre a mediação da leitura voltada aos idosos. Considerando as reflexões apresentadas sobre a mediação da leitura, entende-se que ela é sobremaneira importante na vida dos idosos e pode colaborar para o processo de inclusão social e bem-estar. Constatou-se também que a mediação consciente da leitura pode colaborar com a qualidade de vida do idoso, trazendo benefícios para o biopsicossocial desses sujeitos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800
10.11606/issn.2178-2075.v12i2p109-125
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p109-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/183800/177595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 12 n. 2 (2021); 109-125
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839612035072