Hashtags #sostenibilidad y # sostenibilidad medioambiental en instagram y youtube: el uso de la folksonomía en las redes sociales
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/189011 |
Resumo: | Estudo da folksonomia, que é um processo linguístico resultante da etiquetagem colaborativa no ambiente da web, principalmente das redes sociais, com predominância no emprego de vocabulário livre, constituído de linguagem natural criada por usuários. Dessa forma, propõe-se como objetivo analisar a representação e a recuperação da informação pela folksonomia, por meio das hashtags #sustentabilidade e #sustentabilidadeambiental, inseridas nas redes sociais do Instagram e do YouTube. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico, o qual ocorreu em bases de dados, constituindo pesquisa exploratória, no Instagram e no YouTube, descritiva, por meio da observação de 20 publicações, tanto da #sustentabilidade quanto com #sustentabilidadeambiental, e de abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que a folksonomia é mais coerente no YouTube e estável no Instagram. Portanto, a folksonomia é uma ferramenta útil e dinâmica, nas redes sociais, sendo utilizada de modo mais consciente por parte do usuário, para fins de representação e recuperação da informação. |
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Hashtags #sostenibilidad y # sostenibilidad medioambiental en instagram y youtube: el uso de la folksonomía en las redes sociales#sustainability and #environmentalsustainability hashtags on Instagram and Youtube: the use of folksonomy on social mediaHashtags #sustentabilidade e #sustentabilidadeambiental no Instagram e YouTube: o uso da folksonomia em redes sociais FolksonomiaRedes sociaisRepresentação da informaçãoRecuperação da informaçãoSustentabilidade ambientalFolksonomíaLas redes socialesRepresentación de la informaciónRecuperación de informaciónSostenibilidad medioambientalFolksonomysocial mediainformation representationinformation retrievealenvironmental sustainabilityEstudo da folksonomia, que é um processo linguístico resultante da etiquetagem colaborativa no ambiente da web, principalmente das redes sociais, com predominância no emprego de vocabulário livre, constituído de linguagem natural criada por usuários. Dessa forma, propõe-se como objetivo analisar a representação e a recuperação da informação pela folksonomia, por meio das hashtags #sustentabilidade e #sustentabilidadeambiental, inseridas nas redes sociais do Instagram e do YouTube. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico, o qual ocorreu em bases de dados, constituindo pesquisa exploratória, no Instagram e no YouTube, descritiva, por meio da observação de 20 publicações, tanto da #sustentabilidade quanto com #sustentabilidadeambiental, e de abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que a folksonomia é mais coerente no YouTube e estável no Instagram. Portanto, a folksonomia é uma ferramenta útil e dinâmica, nas redes sociais, sendo utilizada de modo mais consciente por parte do usuário, para fins de representação e recuperação da informação.This a study on folksonomy, a linguistic process resulting from collaborative online tagging, especially social media, in the use of a free vocabulary predominates, constituting a natural language created by its users. Thus, we aim to analyze information representation and retrieval by folksonomy and the hashtags #sustainability and #sustainabilityenvironmental on Instagram and YouTube. For this, an exploratory bibliographic survey was carried out on Instagram and YouTube, descriptively and qualitatively researched by analyzing 20 publications with #sustainability and #sustainabilityenvironmental each. Results showed that folksonomy is more consistent on YouTube but more stable on Instagram. Thus, folksonomy is a useful and dynamic tool in social media, whose users more consciously use it to represent and retrieve information.Estudio de la folksonomía que es un proceso lingüístico resultante del etiquetado colaborativo en el entorno web, especialmente en las redes sociales, con predominio en el uso del vocabulario libre constituido por el lenguaje natural creado por los usuarios. Así, se propone como objetivo analizar la representación y recuperación de información por folksonomía, a través de los Hashtags #sostenibilidad y #sostenibilidadambiental insertados en las redes sociales de Instagram y YouTube. Para ello, se realizó un estudio bibliográfico, exploratorio, descriptivo y cualitativo, con el fin de comprender la folksonomía con la observación de los Hashtags en las redes sociales. Los resultados mostraron que la folksonomía como herramienta de representación y recuperación de información es más coherente en YouTube y estable en Instagram. Por lo tanto, la folksonomía es una herramienta útil y dinámica en las redes sociales, siendo utilizada más conscientemente por el usuario con el fin de representar y recuperar la información.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/18901110.11606/issn.2178-2075.v13i2p159-181InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 2 (2022); 159-1812178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/189011/189475https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/189011/193579Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Victor Hugo FerreiraRedigolo, Franciele Marques Condurú, Marise Teles 2022-12-20T18:07:57ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
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Estudo da folksonomia, que é um processo linguístico resultante da etiquetagem colaborativa no ambiente da web, principalmente das redes sociais, com predominância no emprego de vocabulário livre, constituído de linguagem natural criada por usuários. Dessa forma, propõe-se como objetivo analisar a representação e a recuperação da informação pela folksonomia, por meio das hashtags #sustentabilidade e #sustentabilidadeambiental, inseridas nas redes sociais do Instagram e do YouTube. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico, o qual ocorreu em bases de dados, constituindo pesquisa exploratória, no Instagram e no YouTube, descritiva, por meio da observação de 20 publicações, tanto da #sustentabilidade quanto com #sustentabilidadeambiental, e de abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que a folksonomia é mais coerente no YouTube e estável no Instagram. Portanto, a folksonomia é uma ferramenta útil e dinâmica, nas redes sociais, sendo utilizada de modo mais consciente por parte do usuário, para fins de representação e recuperação da informação. |
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