Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/125094 |
Resumo: | Este estudo, orientado para a filosofia do livro e seu impacto no pensamento pedagógico de Comenius, integra o projeto “Epistemologia histórica do pensamento biblioteconômico-informacional: a trama da linguagem entre instituições, conceitos, artefatos e intersujeitos”, desenvolvido no contexto da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O recorte de pesquisa se aproxima dos debates sobre a fundamentação do campo informacional, porém explorando não apenas suas demandas filosóficas, mas incluindo dois eixos co-centrais: a) uma epistemologia histórica, interessada em um olhar sobre os modos como as ideias se estabelecem no tempo-espaço em mutação, e b) uma filosofia da cultura, orientada para o posicionamento dos objetos de estudo, abarcando os conceitos, com integrantes de dimensões construídas e disputadas dentro das dinâmicas culturais. O referencial teórico estabelece-se a partir de fontes oriundas da Biblioteconomia & Ciência da Informação, Educação e História (mais especificamente, os estudos do domínio de História do Livro). Como caracterização metodológica, realiza-se estudo histórico-bibliográfico, com foco no pensamento bibliológico, com vistas à compreensão das margens de influência da cultura impressa no pensamento pedagógico de Johann Amós Comenius (1592-1670). Parte do resultado de um estudo mais amplo, de natureza dupla (histórica e empírico-conceitual), o enfoque geral do estudo procurou demarcar os indícios manifestos da cultura impressa na elaboração de conceitos da Filosofia da Educação presentes na obra maior de Comenius, a Didactica Magna (1657). As diretivas conclusivas procuram comprovar os modos teóricos de influência de uma filosofia do livro transformada por impactos socioculturais. |
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Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comenianaA “historical bibliographical impression” of Comenius: from culture to print culture in the Comenius´s bookBookBook PhilosophyComuniusPrint cultureLivroFilosofia do LivroComeniusCultura ImpressaEste estudo, orientado para a filosofia do livro e seu impacto no pensamento pedagógico de Comenius, integra o projeto “Epistemologia histórica do pensamento biblioteconômico-informacional: a trama da linguagem entre instituições, conceitos, artefatos e intersujeitos”, desenvolvido no contexto da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O recorte de pesquisa se aproxima dos debates sobre a fundamentação do campo informacional, porém explorando não apenas suas demandas filosóficas, mas incluindo dois eixos co-centrais: a) uma epistemologia histórica, interessada em um olhar sobre os modos como as ideias se estabelecem no tempo-espaço em mutação, e b) uma filosofia da cultura, orientada para o posicionamento dos objetos de estudo, abarcando os conceitos, com integrantes de dimensões construídas e disputadas dentro das dinâmicas culturais. O referencial teórico estabelece-se a partir de fontes oriundas da Biblioteconomia & Ciência da Informação, Educação e História (mais especificamente, os estudos do domínio de História do Livro). Como caracterização metodológica, realiza-se estudo histórico-bibliográfico, com foco no pensamento bibliológico, com vistas à compreensão das margens de influência da cultura impressa no pensamento pedagógico de Johann Amós Comenius (1592-1670). Parte do resultado de um estudo mais amplo, de natureza dupla (histórica e empírico-conceitual), o enfoque geral do estudo procurou demarcar os indícios manifestos da cultura impressa na elaboração de conceitos da Filosofia da Educação presentes na obra maior de Comenius, a Didactica Magna (1657). As diretivas conclusivas procuram comprovar os modos teóricos de influência de uma filosofia do livro transformada por impactos socioculturais.The research is part of the project "Historical Epistemology of library and informacion science thought: the language web between institutions, concepts, artifacts and inter-subjects", developed in the context of the Library Science School from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (Unirio). The study includes two main axes: a) a historical epistemology, interested in a look at the ways in which the ideas are established in the changing time-space, and b) a philosophy of culture, oriented for the concepts and the built of the cultural dynamics. The theoretical framework is established from originating sources of the fields Library & Information Science, Education and History (more specifically, studies of the History of Book domain). As a methodological approach, carried out historical-bibliographical study, focusing on bibliológico thought, with a view to understanding the cultural margins of influence of print culture in pedagogical thinking of Johann Amos Comenius (1592-1670). Part of the results of a larger study, the general approach of the study sought to demarcate the clear indications of print culture in the development of concepts of Philosophy of Education present in the greatest work of Comenius, the Didactica Magna, in 1657. The conclusive directives seek to prove the theoretical modes of influence of a Book Philosophy and your the sociocultural impact on modern thoughtUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/12509410.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 8 n. 1 (2017); 4-232178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/125094/127729Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roge Cavalcante daSaldanha, Gustavo Silva2017-04-20T12:03:52ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
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