Trilha de migalhas: a trajetória do Orbis sensualium pictus da Fundação Biblioteca Nacional revelada pelas marcas de proveniência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roge Cavalcante da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20092024-121210/
Resumo: Aborda a circulação da obra Orbis sensualium pictus, com foco específico na trajetória de um exemplar da obra pertencente à Fundação Biblioteca Nacional. A obra é de autoria de Jhoann Amos Comenius, foi impressa pela primeira vez em 1658 e é considerada pela tradição como a primeira obra didática ilustrada da modernidade, destinada ao público infantil. O problema é referente as marcas de proveniências, compreendidas como indícios, capazes de revelar a trajetória do livro, indicam que foram os proprietários do livro e os lugares onde o livro esteve. Com base nas marcas de proveniência encontradas no Orbis sensualium pictus da Fundação Biblioteca Nacional, este estudo questiona quem foram os proprietários do livro e onde e como funcionavam suas respectivas bibliotecas. O objetivo geral é conhecer a trajetória do exemplar do Orbis sensualium pictus da Fundação Biblioteca Nacional com base nas marcas de proveniência. Os objetivos específicos são três: identificar as marcas de proveniência no livro, mapear o itinerário (lugares e períodos) do livro e descrever o contexto de uso do livro seguindo as marcas de proveniência. A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a questão da circulação da obra Orbis sensualium pictus e de pôr em evidência a história do exemplar pertencente a Fundação Biblioteca Nacional. Utiliza-se de uma abordagem teórico-metodológica derivada da matriz bibliográfica anglo-saxã, chamada de bibliografia material. Busca-se inicialmente conhecer a obra Orbis sensualium pictus a partir da relação autor-obra-contexto e em seguida realiza um estudo analítico do livro (físico e digital). Os resultados revelam a trajetória do livro iniciando em Portugal no século XVIII até o século XXI no Brasil. Explica que inicialmente o livro foi adquirido por Diogo Barbosa Machado, em seguia passou pela Real Biblioteca de Portugal até chegar na Biblioteca Nacional. Reflete acerca do livro enquanto objeto de troca e das mudanças de função mediante a dinâmica das bibliotecas. Considera que o estudo baseado nas marcas de proveniência revela nuances da história do livro.
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O problema é referente as marcas de proveniências, compreendidas como indícios, capazes de revelar a trajetória do livro, indicam que foram os proprietários do livro e os lugares onde o livro esteve. Com base nas marcas de proveniência encontradas no Orbis sensualium pictus da Fundação Biblioteca Nacional, este estudo questiona quem foram os proprietários do livro e onde e como funcionavam suas respectivas bibliotecas. O objetivo geral é conhecer a trajetória do exemplar do Orbis sensualium pictus da Fundação Biblioteca Nacional com base nas marcas de proveniência. Os objetivos específicos são três: identificar as marcas de proveniência no livro, mapear o itinerário (lugares e períodos) do livro e descrever o contexto de uso do livro seguindo as marcas de proveniência. A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a questão da circulação da obra Orbis sensualium pictus e de pôr em evidência a história do exemplar pertencente a Fundação Biblioteca Nacional. Utiliza-se de uma abordagem teórico-metodológica derivada da matriz bibliográfica anglo-saxã, chamada de bibliografia material. Busca-se inicialmente conhecer a obra Orbis sensualium pictus a partir da relação autor-obra-contexto e em seguida realiza um estudo analítico do livro (físico e digital). Os resultados revelam a trajetória do livro iniciando em Portugal no século XVIII até o século XXI no Brasil. Explica que inicialmente o livro foi adquirido por Diogo Barbosa Machado, em seguia passou pela Real Biblioteca de Portugal até chegar na Biblioteca Nacional. Reflete acerca do livro enquanto objeto de troca e das mudanças de função mediante a dinâmica das bibliotecas. Considera que o estudo baseado nas marcas de proveniência revela nuances da história do livro.This research explores the circulation of the work Orbis sensualium pictus, focusing specifically on the trajectory of a copy of the work belonging to the Fundação Biblioteca Nacional. Authored by Jhoann Amos Comenius, it was first printed in 1658 and is traditionally considered the first illustrated didactic work of modernity aimed at juvenile audience. The issue concerns provenance marks, understood as clues capable of revealing the book\'s trajectory, indicating the book\'s previous owners and the places it has been. Based on the provenance marks found in the Orbis sensualium pictus from the Fundação Biblioteca Nacional, this research questions who were the owners of the book and where and how their respective libraries functioned. The general objective is to understand the trajectory of the Orbis sensualium pictus copy from the Fundação Biblioteca Nacional based on the provenance marks. The specific objectives are three: to identify the provenance marks in the book, to map the itinerary (places and periods) of the book, and to describe the context of use of the book following the provenance marks. The research is justified by the need to delve into the circulation of the work Orbis sensualium pictus and to highlight the history of the copy belonging to the Fundação Biblioteca Nacional. It employs a theoretical-methodological approach derived from the Anglo-Saxon bibliographical matrix, known as material bibliography. Initially, the aim is to understand the Orbis sensualium pictus work from the author-work-context relationship, followed by an analytical study of the book (physical and digital). The results reveal the trajectory of the book starting in Portugal in the 18th century up to the 21st century in Brazil. It explains that initially the book was acquired by Diogo Barbosa Machado, then passed to the Royal Library of Portugal until reaching the Fundação Biblioteca Nacional. It reflects on the book as an object of exchange and the changes in its function through the dynamics of libraries. It considers that the study based on provenance marks reveals nuances of the book\'s history.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCrippa, GiuliaSilva, Roge Cavalcante da2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20092024-121210/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-20T17:56:02Zoai:teses.usp.br:tde-20092024-121210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-20T17:56:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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