Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Giovanna Guedes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Andreza Conceição da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InCID
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965
Resumo: Apresenta resultados de pesquisa em andamento no setor de referência de duas bibliotecas universitárias. Na primeira fase desta investigação, atuou-se dentro do campo de pesquisa, visando descobrir quais competências os bibliotecários das bibliotecas pesquisadas já possuem, quais precisam ser desenvolvidas e quais precisam ser potencializadas para atuação no setor de referência. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os princípios da pesquisa participante. Para coletar os dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. Os resultados conduziram a segunda fase da pesquisa, foco desta comunicação, a qual se refere à montagem de uma ação formativa (capacitação) com a finalidade de impulsionar os sujeitos da pesquisa a refletirem acerca do que vivenciam no dia a dia no ambiente de trabalho, quais as competências que utilizam e quais poderiam ser desenvolvidas para melhor atender ao usuário. Para tal, o foco da capacitação será nas etapas do processo de referência e seus desdobramentos na realidade cotidiana dos bibliotecários. Conclui-se que a partir desta ação nas bibliotecas pesquisadas, os bibliotecários compreenderão a importância de atuar como protagonistas do seu ambiente de trabalho, promovendo a autorreflexão sobre suas ações junto aos usuários e também sobre as possibilidades de melhorar o atendimento, pensando nas competências em informação que já detêm e as que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a fim de proporcionar a ampliação de seus repertórios de competências com foco na melhoria dos serviços prestados.
id USP-15_de3374edfc19c46a3a16c228d439451a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/133965
network_acronym_str USP-15
network_name_str InCID
repository_id_str
spelling Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referênciaTraining action for the development of competences in the reference sectorInformation literacyReference sectorUniversity libraryLibrarianTraining actionCompetências em informaçãoSetor de referênciaBiblioteca universitáriaBibliotecárioAção formativa.Apresenta resultados de pesquisa em andamento no setor de referência de duas bibliotecas universitárias. Na primeira fase desta investigação, atuou-se dentro do campo de pesquisa, visando descobrir quais competências os bibliotecários das bibliotecas pesquisadas já possuem, quais precisam ser desenvolvidas e quais precisam ser potencializadas para atuação no setor de referência. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os princípios da pesquisa participante. Para coletar os dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. Os resultados conduziram a segunda fase da pesquisa, foco desta comunicação, a qual se refere à montagem de uma ação formativa (capacitação) com a finalidade de impulsionar os sujeitos da pesquisa a refletirem acerca do que vivenciam no dia a dia no ambiente de trabalho, quais as competências que utilizam e quais poderiam ser desenvolvidas para melhor atender ao usuário. Para tal, o foco da capacitação será nas etapas do processo de referência e seus desdobramentos na realidade cotidiana dos bibliotecários. Conclui-se que a partir desta ação nas bibliotecas pesquisadas, os bibliotecários compreenderão a importância de atuar como protagonistas do seu ambiente de trabalho, promovendo a autorreflexão sobre suas ações junto aos usuários e também sobre as possibilidades de melhorar o atendimento, pensando nas competências em informação que já detêm e as que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a fim de proporcionar a ampliação de seus repertórios de competências com foco na melhoria dos serviços prestados.Presents ongoing research results in the reference sector of two university libraries. The first phase of this research discovered which competencies the librarians of the libraries researched possess, those that need to be developed and those that need to be potentiated to work in the reference sector. For this he used the qualitative approach and the principles of the participant research. Data were collected through interview script, prospecting form and field diary and were analyzed using the content analysis technique. The second and current phase of the research, objective of this article, emphasizes the preparation of a training action with the purpose of impelling the research subjects to reflect on what they experience in the work environment, what skills and which could be developed to better serve the user. The focus of training is on the steps of the reference process and its unfolding in the daily reality of librarians. From this action in the researched libraries, librarians should understand the importance of acting as protagonists of their work environment, promoting self-reflection about their actions with users and also about the possibilities of improving care, thinking about the information skills that already and in those that need to be developed or improved, in order to provide the expansion of their repertoires of competencies focused on improving the services provided.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2019-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/13396510.11606/issn.2178-2075.v10i1p113-129InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 10 n. 1 (2019); 113-1292178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965/153405Copyright (c) 2019 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Maria Giovanna GuedesSilva, Andreza Conceição da2020-05-07T21:34:35ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB
dc.title.none.fl_str_mv Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
Training action for the development of competences in the reference sector
title Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
spellingShingle Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
Farias, Maria Giovanna Guedes
Information literacy
Reference sector
University library
Librarian
Training action
Competências em informação
Setor de referência
Biblioteca universitária
Bibliotecário
Ação formativa.
title_short Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
title_full Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
title_fullStr Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
title_full_unstemmed Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
title_sort Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
author Farias, Maria Giovanna Guedes
author_facet Farias, Maria Giovanna Guedes
Silva, Andreza Conceição da
author_role author
author2 Silva, Andreza Conceição da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Maria Giovanna Guedes
Silva, Andreza Conceição da
dc.subject.por.fl_str_mv Information literacy
Reference sector
University library
Librarian
Training action
Competências em informação
Setor de referência
Biblioteca universitária
Bibliotecário
Ação formativa.
topic Information literacy
Reference sector
University library
Librarian
Training action
Competências em informação
Setor de referência
Biblioteca universitária
Bibliotecário
Ação formativa.
description Apresenta resultados de pesquisa em andamento no setor de referência de duas bibliotecas universitárias. Na primeira fase desta investigação, atuou-se dentro do campo de pesquisa, visando descobrir quais competências os bibliotecários das bibliotecas pesquisadas já possuem, quais precisam ser desenvolvidas e quais precisam ser potencializadas para atuação no setor de referência. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os princípios da pesquisa participante. Para coletar os dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. Os resultados conduziram a segunda fase da pesquisa, foco desta comunicação, a qual se refere à montagem de uma ação formativa (capacitação) com a finalidade de impulsionar os sujeitos da pesquisa a refletirem acerca do que vivenciam no dia a dia no ambiente de trabalho, quais as competências que utilizam e quais poderiam ser desenvolvidas para melhor atender ao usuário. Para tal, o foco da capacitação será nas etapas do processo de referência e seus desdobramentos na realidade cotidiana dos bibliotecários. Conclui-se que a partir desta ação nas bibliotecas pesquisadas, os bibliotecários compreenderão a importância de atuar como protagonistas do seu ambiente de trabalho, promovendo a autorreflexão sobre suas ações junto aos usuários e também sobre as possibilidades de melhorar o atendimento, pensando nas competências em informação que já detêm e as que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a fim de proporcionar a ampliação de seus repertórios de competências com foco na melhoria dos serviços prestados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965
10.11606/issn.2178-2075.v10i1p113-129
url https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p113-129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965/153405
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 10 n. 1 (2019); 113-129
2178-2075
reponame:InCID
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str InCID
collection InCID
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1787713839123398656