Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | InCID |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965 |
Resumo: | Apresenta resultados de pesquisa em andamento no setor de referência de duas bibliotecas universitárias. Na primeira fase desta investigação, atuou-se dentro do campo de pesquisa, visando descobrir quais competências os bibliotecários das bibliotecas pesquisadas já possuem, quais precisam ser desenvolvidas e quais precisam ser potencializadas para atuação no setor de referência. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os princípios da pesquisa participante. Para coletar os dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. Os resultados conduziram a segunda fase da pesquisa, foco desta comunicação, a qual se refere à montagem de uma ação formativa (capacitação) com a finalidade de impulsionar os sujeitos da pesquisa a refletirem acerca do que vivenciam no dia a dia no ambiente de trabalho, quais as competências que utilizam e quais poderiam ser desenvolvidas para melhor atender ao usuário. Para tal, o foco da capacitação será nas etapas do processo de referência e seus desdobramentos na realidade cotidiana dos bibliotecários. Conclui-se que a partir desta ação nas bibliotecas pesquisadas, os bibliotecários compreenderão a importância de atuar como protagonistas do seu ambiente de trabalho, promovendo a autorreflexão sobre suas ações junto aos usuários e também sobre as possibilidades de melhorar o atendimento, pensando nas competências em informação que já detêm e as que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a fim de proporcionar a ampliação de seus repertórios de competências com foco na melhoria dos serviços prestados. |
id |
USP-15_de3374edfc19c46a3a16c228d439451a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/133965 |
network_acronym_str |
USP-15 |
network_name_str |
InCID |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referênciaTraining action for the development of competences in the reference sectorInformation literacyReference sectorUniversity libraryLibrarianTraining actionCompetências em informaçãoSetor de referênciaBiblioteca universitáriaBibliotecárioAção formativa.Apresenta resultados de pesquisa em andamento no setor de referência de duas bibliotecas universitárias. Na primeira fase desta investigação, atuou-se dentro do campo de pesquisa, visando descobrir quais competências os bibliotecários das bibliotecas pesquisadas já possuem, quais precisam ser desenvolvidas e quais precisam ser potencializadas para atuação no setor de referência. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os princípios da pesquisa participante. Para coletar os dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. Os resultados conduziram a segunda fase da pesquisa, foco desta comunicação, a qual se refere à montagem de uma ação formativa (capacitação) com a finalidade de impulsionar os sujeitos da pesquisa a refletirem acerca do que vivenciam no dia a dia no ambiente de trabalho, quais as competências que utilizam e quais poderiam ser desenvolvidas para melhor atender ao usuário. Para tal, o foco da capacitação será nas etapas do processo de referência e seus desdobramentos na realidade cotidiana dos bibliotecários. Conclui-se que a partir desta ação nas bibliotecas pesquisadas, os bibliotecários compreenderão a importância de atuar como protagonistas do seu ambiente de trabalho, promovendo a autorreflexão sobre suas ações junto aos usuários e também sobre as possibilidades de melhorar o atendimento, pensando nas competências em informação que já detêm e as que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a fim de proporcionar a ampliação de seus repertórios de competências com foco na melhoria dos serviços prestados.Presents ongoing research results in the reference sector of two university libraries. The first phase of this research discovered which competencies the librarians of the libraries researched possess, those that need to be developed and those that need to be potentiated to work in the reference sector. For this he used the qualitative approach and the principles of the participant research. Data were collected through interview script, prospecting form and field diary and were analyzed using the content analysis technique. The second and current phase of the research, objective of this article, emphasizes the preparation of a training action with the purpose of impelling the research subjects to reflect on what they experience in the work environment, what skills and which could be developed to better serve the user. The focus of training is on the steps of the reference process and its unfolding in the daily reality of librarians. From this action in the researched libraries, librarians should understand the importance of acting as protagonists of their work environment, promoting self-reflection about their actions with users and also about the possibilities of improving care, thinking about the information skills that already and in those that need to be developed or improved, in order to provide the expansion of their repertoires of competencies focused on improving the services provided.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2019-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/13396510.11606/issn.2178-2075.v10i1p113-129InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 10 n. 1 (2019); 113-1292178-2075reponame:InCIDinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965/153405Copyright (c) 2019 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Maria Giovanna GuedesSilva, Andreza Conceição da2020-05-07T21:34:35ZRevistahttp://revistas.ffclrp.usp.br/incidPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência Training action for the development of competences in the reference sector |
title |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência |
spellingShingle |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência Farias, Maria Giovanna Guedes Information literacy Reference sector University library Librarian Training action Competências em informação Setor de referência Biblioteca universitária Bibliotecário Ação formativa. |
title_short |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência |
title_full |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência |
title_fullStr |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência |
title_full_unstemmed |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência |
title_sort |
Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência |
author |
Farias, Maria Giovanna Guedes |
author_facet |
Farias, Maria Giovanna Guedes Silva, Andreza Conceição da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andreza Conceição da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Maria Giovanna Guedes Silva, Andreza Conceição da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Information literacy Reference sector University library Librarian Training action Competências em informação Setor de referência Biblioteca universitária Bibliotecário Ação formativa. |
topic |
Information literacy Reference sector University library Librarian Training action Competências em informação Setor de referência Biblioteca universitária Bibliotecário Ação formativa. |
description |
Apresenta resultados de pesquisa em andamento no setor de referência de duas bibliotecas universitárias. Na primeira fase desta investigação, atuou-se dentro do campo de pesquisa, visando descobrir quais competências os bibliotecários das bibliotecas pesquisadas já possuem, quais precisam ser desenvolvidas e quais precisam ser potencializadas para atuação no setor de referência. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os princípios da pesquisa participante. Para coletar os dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. Os resultados conduziram a segunda fase da pesquisa, foco desta comunicação, a qual se refere à montagem de uma ação formativa (capacitação) com a finalidade de impulsionar os sujeitos da pesquisa a refletirem acerca do que vivenciam no dia a dia no ambiente de trabalho, quais as competências que utilizam e quais poderiam ser desenvolvidas para melhor atender ao usuário. Para tal, o foco da capacitação será nas etapas do processo de referência e seus desdobramentos na realidade cotidiana dos bibliotecários. Conclui-se que a partir desta ação nas bibliotecas pesquisadas, os bibliotecários compreenderão a importância de atuar como protagonistas do seu ambiente de trabalho, promovendo a autorreflexão sobre suas ações junto aos usuários e também sobre as possibilidades de melhorar o atendimento, pensando nas competências em informação que já detêm e as que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a fim de proporcionar a ampliação de seus repertórios de competências com foco na melhoria dos serviços prestados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p113-129 |
url |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-2075.v10i1p113-129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133965/153405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 10 n. 1 (2019); 113-129 2178-2075 reponame:InCID instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
InCID |
collection |
InCID |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1787713839123398656 |