Aspectos históricos do ensino superior de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maar, Juergen Heinrich
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientiae Studia (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/10994
Resumo: O presente trabalho pretende, sem ser exaustivo, apresentar aspectos históricos essenciais relacionados com a formação do químico em nível superior, "os pequenos fatos significativos", como dizia Taine, e apresentar as características dos diferentes períodos da evolução da química como atividade acadêmica, ou como disciplina universitária, bem como os fatores decisivos para as mudanças estruturais e institucionais observadas. Não entraremos por ora no mérito de currículos, práticas, textos ou programas. Uma história que sem querer ser rankeana, do wie es wirklich gewesen ist, ("como realmente aconteceu") procura relacionar dados antes de discutir com maior profundidade os conteúdos, métodos e resultados do ensino superior de química em cada um dos períodos abordados, o que ficará para trabalhos posteriores, mas que procura inserir a química no contexto universitário como um todo. Cronologicamente, limitar-nos-emos ao período que vai da universidade medieval e da alquimia às primeiras décadas do século XIX, isto é, até a consolidação da química como disciplina universitária. Depois de uma discussão sobre a relação informal entre a alquimia e a universidade medieval, abordaremos a química (quimiatria) associada à medicina e à farmácia (séculos XVI e XVII), a química mais "aplicada" associada à metalurgia e à indústria (século XVIII), uma química independente alocada na faculdade não de medicina mas de filosofia (pela primeira vez em 1789). Na transição do século XVIII ao xix consolida-se a química como disciplina universitária.
id USP-16_5ffe106cdee526858a52a039e8a8a014
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/10994
network_acronym_str USP-16
network_name_str Scientiae Studia (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos históricos do ensino superior de química Historical aspects of higher learning in chemistry História das instituições científicasHistória da químicaHistória do ensino superior de químicaQuímica universitáriaQuímica dos cursos técnicosQuímica científicaHistory of scientific institutionsHistory of chemistryHistory of higher chemical learningChemistry at universitiesChemistry at technical schoolsScientific chemistry O presente trabalho pretende, sem ser exaustivo, apresentar aspectos históricos essenciais relacionados com a formação do químico em nível superior, "os pequenos fatos significativos", como dizia Taine, e apresentar as características dos diferentes períodos da evolução da química como atividade acadêmica, ou como disciplina universitária, bem como os fatores decisivos para as mudanças estruturais e institucionais observadas. Não entraremos por ora no mérito de currículos, práticas, textos ou programas. Uma história que sem querer ser rankeana, do wie es wirklich gewesen ist, ("como realmente aconteceu") procura relacionar dados antes de discutir com maior profundidade os conteúdos, métodos e resultados do ensino superior de química em cada um dos períodos abordados, o que ficará para trabalhos posteriores, mas que procura inserir a química no contexto universitário como um todo. Cronologicamente, limitar-nos-emos ao período que vai da universidade medieval e da alquimia às primeiras décadas do século XIX, isto é, até a consolidação da química como disciplina universitária. Depois de uma discussão sobre a relação informal entre a alquimia e a universidade medieval, abordaremos a química (quimiatria) associada à medicina e à farmácia (séculos XVI e XVII), a química mais "aplicada" associada à metalurgia e à indústria (século XVIII), uma química independente alocada na faculdade não de medicina mas de filosofia (pela primeira vez em 1789). Na transição do século XVIII ao xix consolida-se a química como disciplina universitária. This paper intends, without the pretention of being exhaustive, to present essential historical aspects related to higher chemical education, "the significative unrelevant facts" mentioned by Taine, discussing the characteristical aspects of the various evolutive periods which can be considered in chemistry as an academical activity, or as an university discipline, discussing as well decisive factors for the structural and institutional changes observed. We will not at this point argue about the essential issues related to curricula, practices, texts or programs. A history which, not limited to the rankean wie es wirklich gewesen ist , looks for collecting the necessary data before a deeper discussion of contents, methods and results of higher chemical education in each one of the periods considered could take place, leaving a more profound discussion for future papers. But we do insert chemistry in the university context as a whole. From a chronological viewpoint, we will comment the period extending from medieval university to the beginnings of the 19th century, just to the consolidation of chemistry as an university discipline: after comments on the unformal relations between alchemy and medieval university, we will comment chemistry/chemiatry related to medicine and pharmacy (16th and 17th centuries), a more "applied" chemistry in connection with metallurgy and other industries/"arts" (18th century), and an independent chemistry located not at the medical but at the philosophical faculty, for the first time in 1789. At the eve of the 19th century, chemistry establishes itself as an autonomous activity at universities and institutions of higher learning. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2004-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/1099410.1590/S1678-31662004000100003Scientiae Studia; v. 2 n. 1 (2004); 33-84Scientiae Studia; Vol. 2 Núm. 1 (2004); 33-84Scientiae Studia; Vol. 2 No. 1 (2004); 33-842316-89941678-3166reponame:Scientiae Studia (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/10994/12762Maar, Juergen Heinrichinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-08T10:46:52Zoai:revistas.usp.br:article/10994Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-3166&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://www.revistas.usp.br/ss/oaiariconda@usp.br2316-89941678-3166opendoar:2014-09-08T10:46:52Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos históricos do ensino superior de química
Historical aspects of higher learning in chemistry
title Aspectos históricos do ensino superior de química
spellingShingle Aspectos históricos do ensino superior de química
Maar, Juergen Heinrich
História das instituições científicas
História da química
História do ensino superior de química
Química universitária
Química dos cursos técnicos
Química científica
History of scientific institutions
History of chemistry
History of higher chemical learning
Chemistry at universities
Chemistry at technical schools
Scientific chemistry
title_short Aspectos históricos do ensino superior de química
title_full Aspectos históricos do ensino superior de química
title_fullStr Aspectos históricos do ensino superior de química
title_full_unstemmed Aspectos históricos do ensino superior de química
title_sort Aspectos históricos do ensino superior de química
author Maar, Juergen Heinrich
author_facet Maar, Juergen Heinrich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maar, Juergen Heinrich
dc.subject.por.fl_str_mv História das instituições científicas
História da química
História do ensino superior de química
Química universitária
Química dos cursos técnicos
Química científica
History of scientific institutions
History of chemistry
History of higher chemical learning
Chemistry at universities
Chemistry at technical schools
Scientific chemistry
topic História das instituições científicas
História da química
História do ensino superior de química
Química universitária
Química dos cursos técnicos
Química científica
History of scientific institutions
History of chemistry
History of higher chemical learning
Chemistry at universities
Chemistry at technical schools
Scientific chemistry
description O presente trabalho pretende, sem ser exaustivo, apresentar aspectos históricos essenciais relacionados com a formação do químico em nível superior, "os pequenos fatos significativos", como dizia Taine, e apresentar as características dos diferentes períodos da evolução da química como atividade acadêmica, ou como disciplina universitária, bem como os fatores decisivos para as mudanças estruturais e institucionais observadas. Não entraremos por ora no mérito de currículos, práticas, textos ou programas. Uma história que sem querer ser rankeana, do wie es wirklich gewesen ist, ("como realmente aconteceu") procura relacionar dados antes de discutir com maior profundidade os conteúdos, métodos e resultados do ensino superior de química em cada um dos períodos abordados, o que ficará para trabalhos posteriores, mas que procura inserir a química no contexto universitário como um todo. Cronologicamente, limitar-nos-emos ao período que vai da universidade medieval e da alquimia às primeiras décadas do século XIX, isto é, até a consolidação da química como disciplina universitária. Depois de uma discussão sobre a relação informal entre a alquimia e a universidade medieval, abordaremos a química (quimiatria) associada à medicina e à farmácia (séculos XVI e XVII), a química mais "aplicada" associada à metalurgia e à indústria (século XVIII), uma química independente alocada na faculdade não de medicina mas de filosofia (pela primeira vez em 1789). Na transição do século XVIII ao xix consolida-se a química como disciplina universitária.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/10994
10.1590/S1678-31662004000100003
url https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/10994
identifier_str_mv 10.1590/S1678-31662004000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/10994/12762
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Scientiae Studia; v. 2 n. 1 (2004); 33-84
Scientiae Studia; Vol. 2 Núm. 1 (2004); 33-84
Scientiae Studia; Vol. 2 No. 1 (2004); 33-84
2316-8994
1678-3166
reponame:Scientiae Studia (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientiae Studia (Online)
collection Scientiae Studia (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ariconda@usp.br
_version_ 1800222735376318464