O mecanismo da visão: o percurso da luz através do olho humano nos manuais escolares portugueses de ciências naturais (1900-1950)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientiae Studia (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/125939 |
Resumo: | Na sequência da comemoração do Ano Internacional da Luz (2015), o objetivo principal deste artigo é mostrar como o sentido da visão foi abordado nos programas e manuais escolares de ciências naturais publicados na primeira metade do século xx em Portugal. Para tal, utilizou-se um método de caráter qualitativo assente no conceito de transposição didática de Chevallard. A análise dos conteúdos programáticos de ciências naturais mostrou que o sentido da visão foi associado ao estudo da rubrica dos órgãos dos sentidos. A descrição anatômica do sentido da visão organizou-se essencialmente em torno do globo ocular e dos órgãos acessórios do olho. A análise dos manuais mostrou que a transposição didática do conhecimento científico sobre o sentido da visão se expressou através de descrições minuciosas das membranas e humores do olho, órgãos acessórios e da constituição e funcionamento do aparelho lacrimal. Os autores revelaram também um conhecimento aprofundado do mecanismo da visão, explicando com clareza o percurso da luz e a formação das imagens através dos vários constituintes do globo ocular até à retina. Os manuais publicados nas primeiras duas décadas do século xx foram mais exaustivos na abordagem a esses órgãos e ao mecanismo da visão do que os publicados entre as décadas de 1930 e 1950 |
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O mecanismo da visão: o percurso da luz através do olho humano nos manuais escolares portugueses de ciências naturais (1900-1950)The mechanism of vision: the path of light through the human eye in Portuguese textbooks of natural sciences (1900-1950)Ensino. Manuais escolares. Luz. Olho humano. VisãoTeaching. Textbooks. Light. Human eye. VisionNa sequência da comemoração do Ano Internacional da Luz (2015), o objetivo principal deste artigo é mostrar como o sentido da visão foi abordado nos programas e manuais escolares de ciências naturais publicados na primeira metade do século xx em Portugal. Para tal, utilizou-se um método de caráter qualitativo assente no conceito de transposição didática de Chevallard. A análise dos conteúdos programáticos de ciências naturais mostrou que o sentido da visão foi associado ao estudo da rubrica dos órgãos dos sentidos. A descrição anatômica do sentido da visão organizou-se essencialmente em torno do globo ocular e dos órgãos acessórios do olho. A análise dos manuais mostrou que a transposição didática do conhecimento científico sobre o sentido da visão se expressou através de descrições minuciosas das membranas e humores do olho, órgãos acessórios e da constituição e funcionamento do aparelho lacrimal. Os autores revelaram também um conhecimento aprofundado do mecanismo da visão, explicando com clareza o percurso da luz e a formação das imagens através dos vários constituintes do globo ocular até à retina. Os manuais publicados nas primeiras duas décadas do século xx foram mais exaustivos na abordagem a esses órgãos e ao mecanismo da visão do que os publicados entre as décadas de 1930 e 1950Following the celebration of the International Year of Light (2015), the main objective of this article is to show how vision was presented in the curriculum and in natural science textbooks published in the first half of the 20th century in Portugal. For this purpose, a qualitative method based on the Chevallard’s concept of didactic transposition was used. The content of the natural sciences curriculum showed that the study of vision was always associated to the study of sense organs. The anatomical description of the sense of vision was organized mainly around the eyeball and organs that are accessory to the eye. The analysis of textbooks showed that the didactic transposition of scientific knowledge about vision was based in detailed descriptions of the membranes and humors of the eye, of accessory organs and of the constitution and functioning of the lacrimal mechanism. The authors also showed a profound knowledge of the mechanism of vision, explaining clearly the path taken by light from the eyeball to the retina, leading to the formation of images. The textbooks published in the two first decades of the 20th century offered more complete accounts of these organs and the vision mechanism than those published between the 30’s and the 50’sUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/12593910.11606/S1678-31662016000200004Scientiae Studia; v. 14 n. 2 (2016); 357-386Scientiae Studia; Vol. 14 Núm. 2 (2016); 357-386Scientiae Studia; Vol. 14 No. 2 (2016); 357-3862316-89941678-3166reponame:Scientiae Studia (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/125939/122809Copyright (c) 2017 Scientiae Studiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCavadas, Bento2017-02-03T10:12:58Zoai:revistas.usp.br:article/125939Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-3166&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://www.revistas.usp.br/ss/oaiariconda@usp.br2316-89941678-3166opendoar:2017-02-03T10:12:58Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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