Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcovich, Anne
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Shinn, Terry
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientiae Studia (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240
Resumo: Este artigo descreve primeiramente algumas categorias de imagens produzidas por instrumentos digitais, e presentes na pesquisa científica em nanoescala; explora como cada categoria de imagem é produzida; estuda os tipos de "conteúdo" das imagens e, finalmente, analisa seus usos nas práticas de pesquisa e seu lugar na cognição. Serão sugeridas três maneiras pelas quais as imagens figuram na operação epistemológica. Em segundo lugar, argumentamos que paralelos e dissimilaridades entre as imagens científicas e as imagens artísticas auxiliam a delinear algumas características gerais das imagens, além de chamar a atenção para particularidades importantes da imagem científica. Em terceiro lugar, examinamos as diferenças entre as imagens experimentais e as imagens por simulação nas pesquisas em nanoescala. E, finalmente, dirigimos nossa atenção para as operações epistemológicas, examinando, em ordem ascendente de significância, a introdução da cor para propósitos cognitivos, a seleção de imagens para exploração crítica e a operação designada "imagem/representação".
id USP-16_dc11ea80a97fab91120dfdef957a75a8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/11240
network_acronym_str USP-16
network_name_str Scientiae Studia (Online)
repository_id_str
spelling Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação Imagem científicaFormaForçaPerturbaçãoImagem artísticaEpistemologiaInstrumentaçãoPesquisa em nanoescalaScientific ImageFormForcePerturbationArtistic imageEpistemologyInstrumentationNano-scale research Este artigo descreve primeiramente algumas categorias de imagens produzidas por instrumentos digitais, e presentes na pesquisa científica em nanoescala; explora como cada categoria de imagem é produzida; estuda os tipos de "conteúdo" das imagens e, finalmente, analisa seus usos nas práticas de pesquisa e seu lugar na cognição. Serão sugeridas três maneiras pelas quais as imagens figuram na operação epistemológica. Em segundo lugar, argumentamos que paralelos e dissimilaridades entre as imagens científicas e as imagens artísticas auxiliam a delinear algumas características gerais das imagens, além de chamar a atenção para particularidades importantes da imagem científica. Em terceiro lugar, examinamos as diferenças entre as imagens experimentais e as imagens por simulação nas pesquisas em nanoescala. E, finalmente, dirigimos nossa atenção para as operações epistemológicas, examinando, em ordem ascendente de significância, a introdução da cor para propósitos cognitivos, a seleção de imagens para exploração crítica e a operação designada "imagem/representação". This article, first, describes some categories of contemporary instrument-produced digital images present in nanoscale-related scientific research, explores how each category of image is produced, studies the kinds of "content" of images, and finally analyzes their uses in research practices and their place in cognition. Three ways in which images figure in epistemological operations will be suggested. Secondly, we will argue that parallels and dissimilarities between images in science and the images of art helps delineate some general characteristics of images, and draw attention to important particularities of the scientific image. Thirdly, we will examine the differences between experimental and simulation images in nano scale research. And finally, we focus on the epistemological operations examining, in ascending order of significance, the introduction of colour for cognitive purposes, the selection of images for critical exploration, and the operation termed "image/argumentation". Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/1124010.1590/S1678-31662011000200002Scientiae Studia; v. 9 n. 2 (2011); 229-265Scientiae Studia; Vol. 9 Núm. 2 (2011); 229-265Scientiae Studia; Vol. 9 No. 2 (2011); 229-2652316-89941678-3166reponame:Scientiae Studia (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240/13008Marcovich, AnneShinn, Terryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-08T11:26:04Zoai:revistas.usp.br:article/11240Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-3166&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://www.revistas.usp.br/ss/oaiariconda@usp.br2316-89941678-3166opendoar:2014-09-08T11:26:04Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
title Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
spellingShingle Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
Marcovich, Anne
Imagem científica
Forma
Força
Perturbação
Imagem artística
Epistemologia
Instrumentação
Pesquisa em nanoescala
Scientific Image
Form
Force
Perturbation
Artistic image
Epistemology
Instrumentation
Nano-scale research
title_short Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
title_full Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
title_fullStr Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
title_full_unstemmed Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
title_sort Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
author Marcovich, Anne
author_facet Marcovich, Anne
Shinn, Terry
author_role author
author2 Shinn, Terry
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcovich, Anne
Shinn, Terry
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem científica
Forma
Força
Perturbação
Imagem artística
Epistemologia
Instrumentação
Pesquisa em nanoescala
Scientific Image
Form
Force
Perturbation
Artistic image
Epistemology
Instrumentation
Nano-scale research
topic Imagem científica
Forma
Força
Perturbação
Imagem artística
Epistemologia
Instrumentação
Pesquisa em nanoescala
Scientific Image
Form
Force
Perturbation
Artistic image
Epistemology
Instrumentation
Nano-scale research
description Este artigo descreve primeiramente algumas categorias de imagens produzidas por instrumentos digitais, e presentes na pesquisa científica em nanoescala; explora como cada categoria de imagem é produzida; estuda os tipos de "conteúdo" das imagens e, finalmente, analisa seus usos nas práticas de pesquisa e seu lugar na cognição. Serão sugeridas três maneiras pelas quais as imagens figuram na operação epistemológica. Em segundo lugar, argumentamos que paralelos e dissimilaridades entre as imagens científicas e as imagens artísticas auxiliam a delinear algumas características gerais das imagens, além de chamar a atenção para particularidades importantes da imagem científica. Em terceiro lugar, examinamos as diferenças entre as imagens experimentais e as imagens por simulação nas pesquisas em nanoescala. E, finalmente, dirigimos nossa atenção para as operações epistemológicas, examinando, em ordem ascendente de significância, a introdução da cor para propósitos cognitivos, a seleção de imagens para exploração crítica e a operação designada "imagem/representação".
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240
10.1590/S1678-31662011000200002
url https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240
identifier_str_mv 10.1590/S1678-31662011000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240/13008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Scientiae Studia; v. 9 n. 2 (2011); 229-265
Scientiae Studia; Vol. 9 Núm. 2 (2011); 229-265
Scientiae Studia; Vol. 9 No. 2 (2011); 229-265
2316-8994
1678-3166
reponame:Scientiae Studia (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientiae Studia (Online)
collection Scientiae Studia (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ariconda@usp.br
_version_ 1800222736275996672