Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientiae Studia (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240 |
Resumo: | Este artigo descreve primeiramente algumas categorias de imagens produzidas por instrumentos digitais, e presentes na pesquisa científica em nanoescala; explora como cada categoria de imagem é produzida; estuda os tipos de "conteúdo" das imagens e, finalmente, analisa seus usos nas práticas de pesquisa e seu lugar na cognição. Serão sugeridas três maneiras pelas quais as imagens figuram na operação epistemológica. Em segundo lugar, argumentamos que paralelos e dissimilaridades entre as imagens científicas e as imagens artísticas auxiliam a delinear algumas características gerais das imagens, além de chamar a atenção para particularidades importantes da imagem científica. Em terceiro lugar, examinamos as diferenças entre as imagens experimentais e as imagens por simulação nas pesquisas em nanoescala. E, finalmente, dirigimos nossa atenção para as operações epistemológicas, examinando, em ordem ascendente de significância, a introdução da cor para propósitos cognitivos, a seleção de imagens para exploração crítica e a operação designada "imagem/representação". |
id |
USP-16_dc11ea80a97fab91120dfdef957a75a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/11240 |
network_acronym_str |
USP-16 |
network_name_str |
Scientiae Studia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação Imagem científicaFormaForçaPerturbaçãoImagem artísticaEpistemologiaInstrumentaçãoPesquisa em nanoescalaScientific ImageFormForcePerturbationArtistic imageEpistemologyInstrumentationNano-scale research Este artigo descreve primeiramente algumas categorias de imagens produzidas por instrumentos digitais, e presentes na pesquisa científica em nanoescala; explora como cada categoria de imagem é produzida; estuda os tipos de "conteúdo" das imagens e, finalmente, analisa seus usos nas práticas de pesquisa e seu lugar na cognição. Serão sugeridas três maneiras pelas quais as imagens figuram na operação epistemológica. Em segundo lugar, argumentamos que paralelos e dissimilaridades entre as imagens científicas e as imagens artísticas auxiliam a delinear algumas características gerais das imagens, além de chamar a atenção para particularidades importantes da imagem científica. Em terceiro lugar, examinamos as diferenças entre as imagens experimentais e as imagens por simulação nas pesquisas em nanoescala. E, finalmente, dirigimos nossa atenção para as operações epistemológicas, examinando, em ordem ascendente de significância, a introdução da cor para propósitos cognitivos, a seleção de imagens para exploração crítica e a operação designada "imagem/representação". This article, first, describes some categories of contemporary instrument-produced digital images present in nanoscale-related scientific research, explores how each category of image is produced, studies the kinds of "content" of images, and finally analyzes their uses in research practices and their place in cognition. Three ways in which images figure in epistemological operations will be suggested. Secondly, we will argue that parallels and dissimilarities between images in science and the images of art helps delineate some general characteristics of images, and draw attention to important particularities of the scientific image. Thirdly, we will examine the differences between experimental and simulation images in nano scale research. And finally, we focus on the epistemological operations examining, in ascending order of significance, the introduction of colour for cognitive purposes, the selection of images for critical exploration, and the operation termed "image/argumentation". Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/1124010.1590/S1678-31662011000200002Scientiae Studia; v. 9 n. 2 (2011); 229-265Scientiae Studia; Vol. 9 Núm. 2 (2011); 229-265Scientiae Studia; Vol. 9 No. 2 (2011); 229-2652316-89941678-3166reponame:Scientiae Studia (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240/13008Marcovich, AnneShinn, Terryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-08T11:26:04Zoai:revistas.usp.br:article/11240Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-3166&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://www.revistas.usp.br/ss/oaiariconda@usp.br2316-89941678-3166opendoar:2014-09-08T11:26:04Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação |
title |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação |
spellingShingle |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação Marcovich, Anne Imagem científica Forma Força Perturbação Imagem artística Epistemologia Instrumentação Pesquisa em nanoescala Scientific Image Form Force Perturbation Artistic image Epistemology Instrumentation Nano-scale research |
title_short |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação |
title_full |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação |
title_fullStr |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação |
title_full_unstemmed |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação |
title_sort |
Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação |
author |
Marcovich, Anne |
author_facet |
Marcovich, Anne Shinn, Terry |
author_role |
author |
author2 |
Shinn, Terry |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcovich, Anne Shinn, Terry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem científica Forma Força Perturbação Imagem artística Epistemologia Instrumentação Pesquisa em nanoescala Scientific Image Form Force Perturbation Artistic image Epistemology Instrumentation Nano-scale research |
topic |
Imagem científica Forma Força Perturbação Imagem artística Epistemologia Instrumentação Pesquisa em nanoescala Scientific Image Form Force Perturbation Artistic image Epistemology Instrumentation Nano-scale research |
description |
Este artigo descreve primeiramente algumas categorias de imagens produzidas por instrumentos digitais, e presentes na pesquisa científica em nanoescala; explora como cada categoria de imagem é produzida; estuda os tipos de "conteúdo" das imagens e, finalmente, analisa seus usos nas práticas de pesquisa e seu lugar na cognição. Serão sugeridas três maneiras pelas quais as imagens figuram na operação epistemológica. Em segundo lugar, argumentamos que paralelos e dissimilaridades entre as imagens científicas e as imagens artísticas auxiliam a delinear algumas características gerais das imagens, além de chamar a atenção para particularidades importantes da imagem científica. Em terceiro lugar, examinamos as diferenças entre as imagens experimentais e as imagens por simulação nas pesquisas em nanoescala. E, finalmente, dirigimos nossa atenção para as operações epistemológicas, examinando, em ordem ascendente de significância, a introdução da cor para propósitos cognitivos, a seleção de imagens para exploração crítica e a operação designada "imagem/representação". |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240 10.1590/S1678-31662011000200002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-31662011000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11240/13008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientiae Studia; v. 9 n. 2 (2011); 229-265 Scientiae Studia; Vol. 9 Núm. 2 (2011); 229-265 Scientiae Studia; Vol. 9 No. 2 (2011); 229-265 2316-8994 1678-3166 reponame:Scientiae Studia (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Scientiae Studia (Online) |
collection |
Scientiae Studia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Scientiae Studia (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ariconda@usp.br |
_version_ |
1800222736275996672 |