Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kluthcouski,João
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Fancelli,Antônio Luiz, Dourado-Neto,Durval, Ribeiro,Cristina Maria, Ferraro,Luiz Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Agrícola (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000100016
Resumo: O sistema de plantio direto tem sido adotado expressivamente por agricultores do cerrado brasileiro. Contudo, seu uso continuado em regiões tropicais, com insuficiência de cobertura do solo e sucessivas adubações superficiais, pode resultar em alterações nos parâmetros do solo, como compactação e acúmulo de nutrientes na superfície, e na baixa expressão do potencial produtivo das culturas. O presente estudo teve como objetivo principal verificar o efeito de quatro sistemas de manejo de solo (plantio direto; grade aradora; escarificação profunda e aração profunda) associados com três níveis de adubação fosfatada e potássica (sem adubação, recomendação oficial e equivalente a exportação pelas colheitas) sobre o rendimento das culturas do milho, soja, feijão e arroz em área submetida a plantio direto durante oito anos. Os experimentos com soja, milho, arroz e feijão foram conduzidos em um Latossolo Roxo eutrófico no esquema de faixas e delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições. Avaliou-se ainda o rendimento de grãos. Não houve resposta da soja aos diferentes manejos do solo nem aos níveis de adubação. Já a aração profunda resultou nos maiores rendimentos de milho, arroz e feijão, sendo intermediários os efeitos devidos à escarificação. Exceto para o feijão, nestas culturas também não se verificou efeito da adubação.
id USP-18_3ee70105e1c49d9f47aee9baf148c238
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-90162000000100016
network_acronym_str USP-18
network_name_str Scientia Agrícola (Online)
repository_id_str
spelling Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio diretoplantio diretorendimentosojamilhoarrozfeijãoO sistema de plantio direto tem sido adotado expressivamente por agricultores do cerrado brasileiro. Contudo, seu uso continuado em regiões tropicais, com insuficiência de cobertura do solo e sucessivas adubações superficiais, pode resultar em alterações nos parâmetros do solo, como compactação e acúmulo de nutrientes na superfície, e na baixa expressão do potencial produtivo das culturas. O presente estudo teve como objetivo principal verificar o efeito de quatro sistemas de manejo de solo (plantio direto; grade aradora; escarificação profunda e aração profunda) associados com três níveis de adubação fosfatada e potássica (sem adubação, recomendação oficial e equivalente a exportação pelas colheitas) sobre o rendimento das culturas do milho, soja, feijão e arroz em área submetida a plantio direto durante oito anos. Os experimentos com soja, milho, arroz e feijão foram conduzidos em um Latossolo Roxo eutrófico no esquema de faixas e delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições. Avaliou-se ainda o rendimento de grãos. Não houve resposta da soja aos diferentes manejos do solo nem aos níveis de adubação. Já a aração profunda resultou nos maiores rendimentos de milho, arroz e feijão, sendo intermediários os efeitos devidos à escarificação. Exceto para o feijão, nestas culturas também não se verificou efeito da adubação.Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000100016Scientia Agricola v.57 n.1 2000reponame:Scientia Agrícola (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-90162000000100016info:eu-repo/semantics/openAccessKluthcouski,JoãoFancelli,Antônio LuizDourado-Neto,DurvalRibeiro,Cristina MariaFerraro,Luiz Antôniopor2000-04-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-90162000000100016Revistahttp://revistas.usp.br/sa/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpscientia@usp.br||alleoni@usp.br1678-992X0103-9016opendoar:2000-04-27T00:00Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
title Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
spellingShingle Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
Kluthcouski,João
plantio direto
rendimento
soja
milho
arroz
feijão
title_short Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
title_full Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
title_fullStr Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
title_full_unstemmed Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
title_sort Manejo do solo e o rendimento de soja, milho, feijão e arroz em plantio direto
author Kluthcouski,João
author_facet Kluthcouski,João
Fancelli,Antônio Luiz
Dourado-Neto,Durval
Ribeiro,Cristina Maria
Ferraro,Luiz Antônio
author_role author
author2 Fancelli,Antônio Luiz
Dourado-Neto,Durval
Ribeiro,Cristina Maria
Ferraro,Luiz Antônio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kluthcouski,João
Fancelli,Antônio Luiz
Dourado-Neto,Durval
Ribeiro,Cristina Maria
Ferraro,Luiz Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv plantio direto
rendimento
soja
milho
arroz
feijão
topic plantio direto
rendimento
soja
milho
arroz
feijão
description O sistema de plantio direto tem sido adotado expressivamente por agricultores do cerrado brasileiro. Contudo, seu uso continuado em regiões tropicais, com insuficiência de cobertura do solo e sucessivas adubações superficiais, pode resultar em alterações nos parâmetros do solo, como compactação e acúmulo de nutrientes na superfície, e na baixa expressão do potencial produtivo das culturas. O presente estudo teve como objetivo principal verificar o efeito de quatro sistemas de manejo de solo (plantio direto; grade aradora; escarificação profunda e aração profunda) associados com três níveis de adubação fosfatada e potássica (sem adubação, recomendação oficial e equivalente a exportação pelas colheitas) sobre o rendimento das culturas do milho, soja, feijão e arroz em área submetida a plantio direto durante oito anos. Os experimentos com soja, milho, arroz e feijão foram conduzidos em um Latossolo Roxo eutrófico no esquema de faixas e delineamento de blocos completos casualizados, com quatro repetições. Avaliou-se ainda o rendimento de grãos. Não houve resposta da soja aos diferentes manejos do solo nem aos níveis de adubação. Já a aração profunda resultou nos maiores rendimentos de milho, arroz e feijão, sendo intermediários os efeitos devidos à escarificação. Exceto para o feijão, nestas culturas também não se verificou efeito da adubação.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90162000000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-90162000000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Agricola v.57 n.1 2000
reponame:Scientia Agrícola (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Scientia Agrícola (Online)
collection Scientia Agrícola (Online)
repository.name.fl_str_mv Scientia Agrícola (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv scientia@usp.br||alleoni@usp.br
_version_ 1748936457012117504