Resultados de oito aplicações do Teste do Progresso na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomic, Eliane R.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Martins, Milton A., Lotufo, Paulo A., Benseñor, Isabela M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Clinics
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/clinics/article/view/17461
Resumo: O Teste do Progresso foi introduzido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2001. OBJETIVO: (1) Testar a viabilidade da aplicação rotineira do teste; (2) verificar se o ganho de conhecimentos era progressivo e contínuo durante a graduação; (3) determinar se esse ganho de conhecimento inclui também as disciplinas do curso básico. MÉTODOS: O teste foi aplicado duas vezes por ano entre 2001-2004. Em cada teste, calculou-se o escore médio de acertos por ano letivo usando-se ANOVA com correção de Bonferroni para múltiplas comparações. RESULTADOS: O Teste do Progresso foi implementado como rotina entre 2001-2004. Os resultados sugerem um ganho cognitivo contínuo e progressivo ao longo da graduação (P < 0,0001) nos oito testes aplicados até o momento. Esse ganho seria significativo mesmo para as disciplinas do curso básico (P < 0,05), curso clínico (P < 0.0001) e internato (P < 0.0001). Não houve diferença de performance em função do gênero. CONCLUSÃO: O Teste do Progresso foi implementado como rotina, sendo aplicado semestralmente. Os resultados sugerem que o ganho cognitivo parece ser contínuo e progressivo mesmo para as disciplinas do básico ao longo dos seis anos.
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