Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mateus Mota dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mariano, Francisca Zilania, Costa, Edward Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/144751
Resumo: Este trabalho busca avaliar os efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar de alunos. O método contrafactual de mediação desenvolvido por Imai et al. (2010) foi aplicado às informações extraídas do SAEB, Censo Escolar e Indicadores Sociais, disponibilizadas pelo INEP (2015). Os resultados evidenciam que o efeito de mediação causal ganha força à medida que o nível de educação dos pais aumenta, indicando que parte do efeito da escolaridade dos pais é potencializado pelo nível socioeconômico familiar. Além disso, a influência indireta da escolaridade dos pais via mediação das condições socioeconômicas é maior para filhos do sexo masculino.
id USP-21_339fd9b15b71fff82da4382dacbc9297
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144751
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicasEffects of parental education on children’s school performance through the mediation of socioeconomic conditionseducação dos paisrendimento escolarefeito de mediação causalcausal mediation effectparents’ educationschool performanceEste trabalho busca avaliar os efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar de alunos. O método contrafactual de mediação desenvolvido por Imai et al. (2010) foi aplicado às informações extraídas do SAEB, Censo Escolar e Indicadores Sociais, disponibilizadas pelo INEP (2015). Os resultados evidenciam que o efeito de mediação causal ganha força à medida que o nível de educação dos pais aumenta, indicando que parte do efeito da escolaridade dos pais é potencializado pelo nível socioeconômico familiar. Além disso, a influência indireta da escolaridade dos pais via mediação das condições socioeconômicas é maior para filhos do sexo masculino.This study aims to analyze the effects of parents’ education on the school performance of the students. The Causal Mediation Effect method was applied to the information extracted from SAEB, School Census, and the Platform of Social Indicators made available by INEP (2015). The results showed that the causal mediation effect gains strength as parents’ level of education increases, indicating that part of the effect of parents’ schooling is strengthened by the family socioeconomic level. The indirect influence of parents’ schooling through mediation of socioeconomic conditions, on average, is higher for the male children.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/14475110.11606/1980-5330/ea144751Economia Aplicada; Vol. 23 No. 2 (2019); 145-182Economia Aplicada; Vol. 23 Núm. 2 (2019); 145-182Economia Aplicada; v. 23 n. 2 (2019); 145-1821980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/144751/161035Copyright (c) 2019 Economia Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mateus Mota dosMariano, Francisca ZilaniaCosta, Edward Martins2020-08-04T15:57:16Zoai:revistas.usp.br:article/144751Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:10.724015Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
Effects of parental education on children’s school performance through the mediation of socioeconomic conditions
title Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
spellingShingle Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
Santos, Mateus Mota dos
educação dos pais
rendimento escolar
efeito de mediação causal
causal mediation effect
parents’ education
school performance
title_short Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
title_full Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
title_fullStr Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
title_full_unstemmed Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
title_sort Efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via mediação das condições socioeconômicas
author Santos, Mateus Mota dos
author_facet Santos, Mateus Mota dos
Mariano, Francisca Zilania
Costa, Edward Martins
author_role author
author2 Mariano, Francisca Zilania
Costa, Edward Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mateus Mota dos
Mariano, Francisca Zilania
Costa, Edward Martins
dc.subject.por.fl_str_mv educação dos pais
rendimento escolar
efeito de mediação causal
causal mediation effect
parents’ education
school performance
topic educação dos pais
rendimento escolar
efeito de mediação causal
causal mediation effect
parents’ education
school performance
description Este trabalho busca avaliar os efeitos da educação dos pais sobre o rendimento escolar de alunos. O método contrafactual de mediação desenvolvido por Imai et al. (2010) foi aplicado às informações extraídas do SAEB, Censo Escolar e Indicadores Sociais, disponibilizadas pelo INEP (2015). Os resultados evidenciam que o efeito de mediação causal ganha força à medida que o nível de educação dos pais aumenta, indicando que parte do efeito da escolaridade dos pais é potencializado pelo nível socioeconômico familiar. Além disso, a influência indireta da escolaridade dos pais via mediação das condições socioeconômicas é maior para filhos do sexo masculino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/144751
10.11606/1980-5330/ea144751
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/144751
identifier_str_mv 10.11606/1980-5330/ea144751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/144751/161035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Economia Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Economia Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 23 No. 2 (2019); 145-182
Economia Aplicada; Vol. 23 Núm. 2 (2019); 145-182
Economia Aplicada; v. 23 n. 2 (2019); 145-182
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221695896715264