The demand for higher education: being close to a university matters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Leonardo Chaves Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107
Resumo: A inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem.
id USP-21_86479beb2e06610212912c95efa4d585
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/167107
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling The demand for higher education: being close to a university mattersDistância à instituição de ensino e demanda por educação superiorDistance to schoolDemand for higher educationPublic institutionsDistância à instituição de ensinoDemanda por ensino superiorInstituições públicasA inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem.The inexistence and lack of proximity to educational institutions in many places constrain access to education. This study aims to analyze the effect of distance to the educational institution on the likelihood to attend a post-secondary education. The evidence points to a negative relationship between the variables. In addition, by exploring the effect of the creation of public educational institutions as a source of exogenous variation for distance, we could identify that the presence of a new public institution increses in the likelihood of individuals to attend a public higher education in 7,7 p.p., while the probability to attend a private institution decreases.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/16710710.11606/1980-5330/ea167107Economia Aplicada; Vol. 25 No. 3 (2021); 449-484Economia Aplicada; Vol. 25 Núm. 3 (2021); 449-484Economia Aplicada; v. 25 n. 3 (2021); 449-4841980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107/175581Copyright (c) 2021 Economia Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Bruna Letícia Ribeiro deCardoso, Leonardo Chaves Borges2022-05-12T15:59:18Zoai:revistas.usp.br:article/167107Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:14.640743Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The demand for higher education: being close to a university matters
Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior
title The demand for higher education: being close to a university matters
spellingShingle The demand for higher education: being close to a university matters
Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de
Distance to school
Demand for higher education
Public institutions
Distância à instituição de ensino
Demanda por ensino superior
Instituições públicas
title_short The demand for higher education: being close to a university matters
title_full The demand for higher education: being close to a university matters
title_fullStr The demand for higher education: being close to a university matters
title_full_unstemmed The demand for higher education: being close to a university matters
title_sort The demand for higher education: being close to a university matters
author Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de
author_facet Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de
Cardoso, Leonardo Chaves Borges
author_role author
author2 Cardoso, Leonardo Chaves Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de
Cardoso, Leonardo Chaves Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Distance to school
Demand for higher education
Public institutions
Distância à instituição de ensino
Demanda por ensino superior
Instituições públicas
topic Distance to school
Demand for higher education
Public institutions
Distância à instituição de ensino
Demanda por ensino superior
Instituições públicas
description A inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107
10.11606/1980-5330/ea167107
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107
identifier_str_mv 10.11606/1980-5330/ea167107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107/175581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Economia Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Economia Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 25 No. 3 (2021); 449-484
Economia Aplicada; Vol. 25 Núm. 3 (2021); 449-484
Economia Aplicada; v. 25 n. 3 (2021); 449-484
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221695993184256