The demand for higher education: being close to a university matters
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107 |
Resumo: | A inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem. |
id |
USP-21_86479beb2e06610212912c95efa4d585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/167107 |
network_acronym_str |
USP-21 |
network_name_str |
Economia Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
The demand for higher education: being close to a university mattersDistância à instituição de ensino e demanda por educação superiorDistance to schoolDemand for higher educationPublic institutionsDistância à instituição de ensinoDemanda por ensino superiorInstituições públicasA inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem.The inexistence and lack of proximity to educational institutions in many places constrain access to education. This study aims to analyze the effect of distance to the educational institution on the likelihood to attend a post-secondary education. The evidence points to a negative relationship between the variables. In addition, by exploring the effect of the creation of public educational institutions as a source of exogenous variation for distance, we could identify that the presence of a new public institution increses in the likelihood of individuals to attend a public higher education in 7,7 p.p., while the probability to attend a private institution decreases.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/16710710.11606/1980-5330/ea167107Economia Aplicada; Vol. 25 No. 3 (2021); 449-484Economia Aplicada; Vol. 25 Núm. 3 (2021); 449-484Economia Aplicada; v. 25 n. 3 (2021); 449-4841980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107/175581Copyright (c) 2021 Economia Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Bruna Letícia Ribeiro deCardoso, Leonardo Chaves Borges2022-05-12T15:59:18Zoai:revistas.usp.br:article/167107Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:14.640743Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The demand for higher education: being close to a university matters Distância à instituição de ensino e demanda por educação superior |
title |
The demand for higher education: being close to a university matters |
spellingShingle |
The demand for higher education: being close to a university matters Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de Distance to school Demand for higher education Public institutions Distância à instituição de ensino Demanda por ensino superior Instituições públicas |
title_short |
The demand for higher education: being close to a university matters |
title_full |
The demand for higher education: being close to a university matters |
title_fullStr |
The demand for higher education: being close to a university matters |
title_full_unstemmed |
The demand for higher education: being close to a university matters |
title_sort |
The demand for higher education: being close to a university matters |
author |
Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de |
author_facet |
Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de Cardoso, Leonardo Chaves Borges |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Leonardo Chaves Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Bruna Letícia Ribeiro de Cardoso, Leonardo Chaves Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance to school Demand for higher education Public institutions Distância à instituição de ensino Demanda por ensino superior Instituições públicas |
topic |
Distance to school Demand for higher education Public institutions Distância à instituição de ensino Demanda por ensino superior Instituições públicas |
description |
A inexistência e falta de proximidade com as instituições de ensino em algumas regiões pode ser vista como fator limitante ao acesso à educação. Este estudo busca analisar o efeito da distância à instituição de ensino na probabilidade de ingresso no ensino superior. As evidências apontam para uma relação negativa entre as variáveis. Adicionalmente, explorando o efeito da criação de instituições de ensino público na demanda por educação, verificou-se que a presença de uma nova instituição tende a aumentar a probabilidade de ingresso na rede pública em 7,7 p.p., enquanto as chances de frequentar o setor privado se reduzem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107 10.11606/1980-5330/ea167107 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107 |
identifier_str_mv |
10.11606/1980-5330/ea167107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/167107/175581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Economia Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Economia Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia Aplicada; Vol. 25 No. 3 (2021); 449-484 Economia Aplicada; Vol. 25 Núm. 3 (2021); 449-484 Economia Aplicada; v. 25 n. 3 (2021); 449-484 1980-5330 1413-8050 reponame:Economia Aplicada instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Economia Aplicada |
collection |
Economia Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revecap@usp.br |
_version_ |
1800221695993184256 |