BR do Mar Program and its effects on the transport matrix and interregional routes in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Márcio Nora
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo, André Filipe Zago de, Massuquetti, Angélica, Gurgel, Angelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/182157
Resumo: Este artigo investiga os efeitos que o Programa BR do Mar, incentivo à cabotagem, poderá exercer sobre a matriz de transportes de cargas e nas rotas inter-regionais do país. Para tanto, foi desenvolvido um Modelo de Equilíbrio Geral Computável, denominado PAEG-TLOG, com base no GTAP em sua versão 10. Os resultados indicam que a matriz de transporte inter-regional obtém um crescimento da participação da cabotagem, representando uma redução de, aproximadamente, 410 mil caminhões nas estradas em longas distâncias, reduzindo os acidentes, os custos com roubos e avarias e gerando menores níveis de poluição.
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spelling BR do Mar Program and its effects on the transport matrix and interregional routes in BrazilPrograma BR do Mar e seus efeitos sobre a matriz de transporte e rotas inter-regionais no BrasilcabotagemPrograma BR do MarPAEG-TLOGcabotageBR do Mar ProjectPAEG-TLOGEste artigo investiga os efeitos que o Programa BR do Mar, incentivo à cabotagem, poderá exercer sobre a matriz de transportes de cargas e nas rotas inter-regionais do país. Para tanto, foi desenvolvido um Modelo de Equilíbrio Geral Computável, denominado PAEG-TLOG, com base no GTAP em sua versão 10. Os resultados indicam que a matriz de transporte inter-regional obtém um crescimento da participação da cabotagem, representando uma redução de, aproximadamente, 410 mil caminhões nas estradas em longas distâncias, reduzindo os acidentes, os custos com roubos e avarias e gerando menores níveis de poluição.This paper aims to investigate the effects that the BR do Mar Project may have on the cargo transportation matrix in the country, as well as the analysis of the impacts on interregional routes. To achieve the proposed objective, a Computable General Equilibrium model was adopted, based on the PAEG-TLOG model, which is developed based on the GTAP in version 10. The results revealed that the interregional transportation matrix showed more participation in cabotage, representing around 410 thousand trucks less on roads over long distances, reducing accidents, theft costs and generating lower levels of pollution.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2022-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/18215710.11606/1980-5330/ea182157Economia Aplicada; Vol. 26 No. 3 (2022); 275-304Economia Aplicada; v. 26 n. 3 (2022); 275-304Economia Aplicada; Vol. 26 Núm. 3 (2022); 275-3041980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/182157/201752Copyright (c) 2022 Economia Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Márcio NoraAzevedo, André Filipe Zago deMassuquetti, AngélicaGurgel, Angelo Costa2024-02-21T22:52:59Zoai:revistas.usp.br:article/182157Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2024-02-21T22:52:59Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
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