Are consumption taxes in Brazil regressive?
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/145208 |
Resumo: | Seguindo sugestão da teoria economica e da prática da mensuração de bem-estar de famílias, este trabalho adota a despesa total com consumo como a base mais apropriada para avaliar a equidade dos impostos sobre consumo no Brasil. Os resultados mostram que, apesar da estrutura das alíquotas efetivas desses impostos ser altamente diferenciada, a carga tributária é distribuída quase que proporcionalmente entre as famílias. Isso significa que a substituição da estrutura atual de alíquotas por um sistema com alíquota uniforme sobre todos os bens e serviços seria aproximadamente neutra do ponto de vista distributivo. |
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Are consumption taxes in Brazil regressive?Os impostos sobre consumo no Brasil são regressivos?consumption taxexpendituretax burdenimposto sobre consumodespesacarga tributáriaSeguindo sugestão da teoria economica e da prática da mensuração de bem-estar de famílias, este trabalho adota a despesa total com consumo como a base mais apropriada para avaliar a equidade dos impostos sobre consumo no Brasil. Os resultados mostram que, apesar da estrutura das alíquotas efetivas desses impostos ser altamente diferenciada, a carga tributária é distribuída quase que proporcionalmente entre as famílias. Isso significa que a substituição da estrutura atual de alíquotas por um sistema com alíquota uniforme sobre todos os bens e serviços seria aproximadamente neutra do ponto de vista distributivo.This study, following suggestion from the theoretical and empirical welfare economics literature, takes total consumption expenditure as the most appropriate basis to assess the equity of consumption taxes in Brazil. The results show that, although the structure of effective tax rates is highly differentiated, the tax burden is distributed almost proportionately among the families. This means that substituting a tax system with a uniform rate on all goods and services for the existing structure would be approximately neutral from the distributive point of view.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/14520810.11606/1980-5330/ea145208Economia Aplicada; Vol. 4 Núm. 4 (2000); 705-722Economia Aplicada; Vol. 4 No. 4 (2000); 705-722Economia Aplicada; v. 4 n. 4 (2000); 705-7221980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/145208/139301Copyright (c) 2000 Economia Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Rozane Bezerra deNogueira, Jose RicardoSouza, Evaldo Santana de2023-10-24T22:27:25Zoai:revistas.usp.br:article/145208Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-10-24T22:27:25Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
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