The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Felipe César
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Cunha, Marina Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161
Resumo: A pesquisa analisa a efetividade dos cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, adotando como variável de resultado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017. Para viabilizar a criação dos resultados contrafactuais, são utilizadas diferentes técnicas baseadas nos escores de propensão. Os resultados da pesquisa variam, essencialmente, entre impactos negativos ou nulos, a depender do curso em consideração. No entanto, a maior parte dos alunos da educação a distância está concentrada em cursos cujo desempenho é inferior ao do ensino presencial, especialmente em Pedagogia.
id USP-21_ec822bf08cba88b378c30ac3914d02f2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178161
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree coursesA efetividade da educação superior a distância no Brasil - o caso das licenciaturaseducação a distânciaavaliações de impactoescores de propensãodistance educationimpact evaluationpropensity scoresA pesquisa analisa a efetividade dos cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, adotando como variável de resultado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017. Para viabilizar a criação dos resultados contrafactuais, são utilizadas diferentes técnicas baseadas nos escores de propensão. Os resultados da pesquisa variam, essencialmente, entre impactos negativos ou nulos, a depender do curso em consideração. No entanto, a maior parte dos alunos da educação a distância está concentrada em cursos cujo desempenho é inferior ao do ensino presencial, especialmente em Pedagogia.The study analyzes the effectiveness of Brazilian’s licentiate degree distance education courses and the Sistema Universidade Aberta do Brasil, considering the scores of the students on the 2017 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes test as the outcome variable. Several propensity score based techniques are used to create the counterfactuals. The results of the research vary, essentially, between null and negative impacts for distance education, depending on the course under consideration. However, most distance education students are enrolled in courses whose results are worse than those of traditional education, especially in Pedagogy.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2024-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/17816110.11606/1980-5330/ea178161Economia Aplicada; Vol. 26 No. 4 (2022); 411-460Economia Aplicada; v. 26 n. 4 (2022); 411-460Economia Aplicada; Vol. 26 Núm. 4 (2022); 411-4601980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161/204230Copyright (c) 2024 Economia Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Felipe CésarCunha, Marina Silva da2024-05-15T04:43:17Zoai:revistas.usp.br:article/178161Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2024-05-15T04:43:17Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
A efetividade da educação superior a distância no Brasil - o caso das licenciaturas
title The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
spellingShingle The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
Marques, Felipe César
educação a distância
avaliações de impacto
escores de propensão
distance education
impact evaluation
propensity scores
title_short The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
title_full The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
title_fullStr The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
title_full_unstemmed The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
title_sort The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
author Marques, Felipe César
author_facet Marques, Felipe César
Cunha, Marina Silva da
author_role author
author2 Cunha, Marina Silva da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Felipe César
Cunha, Marina Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
avaliações de impacto
escores de propensão
distance education
impact evaluation
propensity scores
topic educação a distância
avaliações de impacto
escores de propensão
distance education
impact evaluation
propensity scores
description A pesquisa analisa a efetividade dos cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, adotando como variável de resultado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017. Para viabilizar a criação dos resultados contrafactuais, são utilizadas diferentes técnicas baseadas nos escores de propensão. Os resultados da pesquisa variam, essencialmente, entre impactos negativos ou nulos, a depender do curso em consideração. No entanto, a maior parte dos alunos da educação a distância está concentrada em cursos cujo desempenho é inferior ao do ensino presencial, especialmente em Pedagogia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161
10.11606/1980-5330/ea178161
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161
identifier_str_mv 10.11606/1980-5330/ea178161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161/204230
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Economia Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Economia Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 26 No. 4 (2022); 411-460
Economia Aplicada; v. 26 n. 4 (2022); 411-460
Economia Aplicada; Vol. 26 Núm. 4 (2022); 411-460
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221692693315584