The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Aplicada |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161 |
Resumo: | A pesquisa analisa a efetividade dos cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, adotando como variável de resultado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017. Para viabilizar a criação dos resultados contrafactuais, são utilizadas diferentes técnicas baseadas nos escores de propensão. Os resultados da pesquisa variam, essencialmente, entre impactos negativos ou nulos, a depender do curso em consideração. No entanto, a maior parte dos alunos da educação a distância está concentrada em cursos cujo desempenho é inferior ao do ensino presencial, especialmente em Pedagogia. |
id |
USP-21_ec822bf08cba88b378c30ac3914d02f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/178161 |
network_acronym_str |
USP-21 |
network_name_str |
Economia Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree coursesA efetividade da educação superior a distância no Brasil - o caso das licenciaturaseducação a distânciaavaliações de impactoescores de propensãodistance educationimpact evaluationpropensity scoresA pesquisa analisa a efetividade dos cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, adotando como variável de resultado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017. Para viabilizar a criação dos resultados contrafactuais, são utilizadas diferentes técnicas baseadas nos escores de propensão. Os resultados da pesquisa variam, essencialmente, entre impactos negativos ou nulos, a depender do curso em consideração. No entanto, a maior parte dos alunos da educação a distância está concentrada em cursos cujo desempenho é inferior ao do ensino presencial, especialmente em Pedagogia.The study analyzes the effectiveness of Brazilian’s licentiate degree distance education courses and the Sistema Universidade Aberta do Brasil, considering the scores of the students on the 2017 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes test as the outcome variable. Several propensity score based techniques are used to create the counterfactuals. The results of the research vary, essentially, between null and negative impacts for distance education, depending on the course under consideration. However, most distance education students are enrolled in courses whose results are worse than those of traditional education, especially in Pedagogy.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2024-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/17816110.11606/1980-5330/ea178161Economia Aplicada; Vol. 26 No. 4 (2022); 411-460Economia Aplicada; v. 26 n. 4 (2022); 411-460Economia Aplicada; Vol. 26 Núm. 4 (2022); 411-4601980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161/204230Copyright (c) 2024 Economia Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Felipe CésarCunha, Marina Silva da2024-05-15T04:43:17Zoai:revistas.usp.br:article/178161Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2024-05-15T04:43:17Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses A efetividade da educação superior a distância no Brasil - o caso das licenciaturas |
title |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses |
spellingShingle |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses Marques, Felipe César educação a distância avaliações de impacto escores de propensão distance education impact evaluation propensity scores |
title_short |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses |
title_full |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses |
title_fullStr |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses |
title_full_unstemmed |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses |
title_sort |
The effectiveness of distance higher education in Brazil: the case of licentiate degree courses |
author |
Marques, Felipe César |
author_facet |
Marques, Felipe César Cunha, Marina Silva da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Marina Silva da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Felipe César Cunha, Marina Silva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância avaliações de impacto escores de propensão distance education impact evaluation propensity scores |
topic |
educação a distância avaliações de impacto escores de propensão distance education impact evaluation propensity scores |
description |
A pesquisa analisa a efetividade dos cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, adotando como variável de resultado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017. Para viabilizar a criação dos resultados contrafactuais, são utilizadas diferentes técnicas baseadas nos escores de propensão. Os resultados da pesquisa variam, essencialmente, entre impactos negativos ou nulos, a depender do curso em consideração. No entanto, a maior parte dos alunos da educação a distância está concentrada em cursos cujo desempenho é inferior ao do ensino presencial, especialmente em Pedagogia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161 10.11606/1980-5330/ea178161 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161 |
identifier_str_mv |
10.11606/1980-5330/ea178161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/178161/204230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Economia Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Economia Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economia Aplicada; Vol. 26 No. 4 (2022); 411-460 Economia Aplicada; v. 26 n. 4 (2022); 411-460 Economia Aplicada; Vol. 26 Núm. 4 (2022); 411-460 1980-5330 1413-8050 reponame:Economia Aplicada instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Economia Aplicada |
collection |
Economia Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revecap@usp.br |
_version_ |
1800221692693315584 |