O pátio da escola: espaço de socialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46481
Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre as formas de interação entre crianças escolares e desenvolver uma programação de atividades lúdicas para serem executadas no pátio de uma escola rural da região de São Carlos (Estado de São Paulo), nos horários de recreio. Aproximadamente 200 crianças na faixa etária compreendida entre os 7 e 10 anos foram beneficiadas com este programa, que teve a duração de um ano. Após a intervenção, cada atividade aplicada foi avaliada segundo sua eficácia no desenvolvimento da competência social das crianças. Os resultados mostraram que a proposta colocada em prática atendeu às expectativas, destacando-se, entre outros:1) o crescimento do índice de participação das crianças à medida que as sessões de brincadeiras eram oferecidas;2) a progressiva participação de meninas em brincadeiras tidas como masculinas e da participação de meninos em brincadeiras rotuladas como femininas; 3) a progressiva permanência de meninas em áreas do pátio antes frequentadas exclusivamente por meninos e vice-versa;4) a ocorrência de interações entre os sexos e entre crianças que não se conheciam;5) o aumento da cooperação entre os grupos durante as brincadeiras;6) os relatos de professores indicando melhoras no comportamento dentro da sala de aula após o recreio;7) a diminuição acentuada dos comportamentos anti-sociais observados no pré teste.
id USP-22_3beeae822a0d3ad51a5efcbbc65fe46d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46481
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling O pátio da escola: espaço de socializaçãoSocial interactionActivities in the play-groundBrincadeiraInteração socialAnálise de atividadesEscolaEste trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre as formas de interação entre crianças escolares e desenvolver uma programação de atividades lúdicas para serem executadas no pátio de uma escola rural da região de São Carlos (Estado de São Paulo), nos horários de recreio. Aproximadamente 200 crianças na faixa etária compreendida entre os 7 e 10 anos foram beneficiadas com este programa, que teve a duração de um ano. Após a intervenção, cada atividade aplicada foi avaliada segundo sua eficácia no desenvolvimento da competência social das crianças. Os resultados mostraram que a proposta colocada em prática atendeu às expectativas, destacando-se, entre outros:1) o crescimento do índice de participação das crianças à medida que as sessões de brincadeiras eram oferecidas;2) a progressiva participação de meninas em brincadeiras tidas como masculinas e da participação de meninos em brincadeiras rotuladas como femininas; 3) a progressiva permanência de meninas em áreas do pátio antes frequentadas exclusivamente por meninos e vice-versa;4) a ocorrência de interações entre os sexos e entre crianças que não se conheciam;5) o aumento da cooperação entre os grupos durante as brincadeiras;6) os relatos de professores indicando melhoras no comportamento dentro da sala de aula após o recreio;7) a diminuição acentuada dos comportamentos anti-sociais observados no pré teste.This study had as its main objective to analyse the interactions between school children so it could be possible to propose and realize a program with joke activities in the yard of a Rural School in the State of São Paulo. 200 children from 7 to 10 years old. During one year these children had oriented activities in the recreation time. The results indicate that such program brings many advantages changing the anti-social behavior of children in the playground and also in the classroom.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4648110.1590/S0103-863X1996000100004Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 45-62Paidéia (Ribeirão Preto); No. 10-11 (1996); 45-62Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 10-11 (1996); 45-621982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46481/50237Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessEmmel, Maria Luísa Guillaumon2012-10-30T17:08:55Zoai:revistas.usp.br:article/46481Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T17:08:55Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pátio da escola: espaço de socialização
title O pátio da escola: espaço de socialização
spellingShingle O pátio da escola: espaço de socialização
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Social interaction
Activities in the play-ground
Brincadeira
Interação social
Análise de atividades
Escola
title_short O pátio da escola: espaço de socialização
title_full O pátio da escola: espaço de socialização
title_fullStr O pátio da escola: espaço de socialização
title_full_unstemmed O pátio da escola: espaço de socialização
title_sort O pátio da escola: espaço de socialização
author Emmel, Maria Luísa Guillaumon
author_facet Emmel, Maria Luísa Guillaumon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmel, Maria Luísa Guillaumon
dc.subject.por.fl_str_mv Social interaction
Activities in the play-ground
Brincadeira
Interação social
Análise de atividades
Escola
topic Social interaction
Activities in the play-ground
Brincadeira
Interação social
Análise de atividades
Escola
description Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo sobre as formas de interação entre crianças escolares e desenvolver uma programação de atividades lúdicas para serem executadas no pátio de uma escola rural da região de São Carlos (Estado de São Paulo), nos horários de recreio. Aproximadamente 200 crianças na faixa etária compreendida entre os 7 e 10 anos foram beneficiadas com este programa, que teve a duração de um ano. Após a intervenção, cada atividade aplicada foi avaliada segundo sua eficácia no desenvolvimento da competência social das crianças. Os resultados mostraram que a proposta colocada em prática atendeu às expectativas, destacando-se, entre outros:1) o crescimento do índice de participação das crianças à medida que as sessões de brincadeiras eram oferecidas;2) a progressiva participação de meninas em brincadeiras tidas como masculinas e da participação de meninos em brincadeiras rotuladas como femininas; 3) a progressiva permanência de meninas em áreas do pátio antes frequentadas exclusivamente por meninos e vice-versa;4) a ocorrência de interações entre os sexos e entre crianças que não se conheciam;5) o aumento da cooperação entre os grupos durante as brincadeiras;6) os relatos de professores indicando melhoras no comportamento dentro da sala de aula após o recreio;7) a diminuição acentuada dos comportamentos anti-sociais observados no pré teste.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46481
10.1590/S0103-863X1996000100004
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46481
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X1996000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46481/50237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); n. 10-11 (1996); 45-62
Paidéia (Ribeirão Preto); No. 10-11 (1996); 45-62
Paidéia (Ribeirão Preto); Núm. 10-11 (1996); 45-62
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833060941824